Gospel
Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor
  • Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor

Se existem mercenários no meio evangélico, é porque existem igrejas miseráveis, de acordo com o pastor Neil Barreto, da Igreja Batista Betânia, no Rio de Janeiro.

Embora sua análise tenha sido feita na Conferência Missão na Íntegra, em 2013, o trecho de sua declaração voltou a ser comentado essa semana nas redes sociais. Durante o debate, Barreto avalia que de forma geral, a Igreja se tornou uma empresa familiar que “vai passando de pai para filho”.

“Virou mercado. Isso é fácil de se ver, a não ser que não se queira. Na igreja de mercado o objetivo é o lucro. Dinheiro não é o meio, é o fim”, comenta o pastor.

Barreto ilustra que na igreja de mercado existem os prestadores de serviços — cantores e pregadores — apontados por ele como as estrelas do business gospel. “Não foi assim sempre. Houve um tempo em que a gente pregava e adorava sem pensar no dinheiro. A gente pregava porque era pregador da palavra e a gente cantava porque era adorador”.

“Hoje não. Quando a gente recebe convite, vem a pergunta: quanto você cobra para pregar? A cultura mudou. É uma realidade, faz parte do pacote”, Barreto comenta.

O pastor afirma que embora as pessoas que fazem parte do mercado gospel não admitam que cobram cachê, as igrejas costumam receber um questionário onde apontam o número de pessoas que irão formar o público e quanto pretendem entregar de oferta.

“Depois que você diz quanto vai dar de oferta, ele diz se vai aceitar seu convite ou não”, revela Barreto. “Por que existe um questionário? ‘Minha agenda vai estar livre ou não dependendo da sua oferta’, ‘porque pode ser que no mesmo dia tenha um questionário com uma oferta maior’”.

“São 7 mil reais para pregar, 60 mil para cantar. É a realidade. O cara chega no evento e se tem menos de mil pessoas, ele não canta. Se o cachê é 60 mil e você pagou 59 mil, ele não canta”, o pastor aponta.

Diante deste cenário, ele afirma que os mercenários gospel foram formados pela igreja. “Que igreja? A igreja miserável. Você pode até não cobrar para pregar, mas você sai do Rio de Janeiro e vai até a divisa do Amazonas, deixando sua família, sua igreja, deixando tudo e o cara não paga nem seu almoço? Te coloca para dormir com os cachorros?”, questiona.

“O mercenário não nasce mercenário. Ele começou bem, com boa intenção e com verdade. Mas é preciso que ele tenha passado por tanta necessidade com a igreja miserável que ele falou: ‘Quer saber? Agora eu vou cobrar’. Pagaram. ‘Dinheiro é sempre bem vindo. Vou aumentar um pouquinho para ver se dá certo’. Deu certo.  A igreja miserável gera o mercenário”, destaca Barreto.


Mundo Cristão/Liberdade FM - Foto - Divulgação

17/07/2017/ 09:51:26
Outras Notícias
  • Diplomas de cursos livres de Teologia poderão ser convalidados até setembro
Diplomas de cursos livres de Teologia poderão ser convalidados até setembro
21/07/2017/ 09:21:45

A convalidação de títulos de cursos livres de Teologia poderá ser realizada até setembro deste ano, conforme decisão da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC).Embora uma informação incorreta divulgada na internet indique que o fim da convalidação de cursos livres tenha sido aprovado n...

"Cada elemento profético já está posicionado", diz pastor sobre fim dos tempos
21/07/2017/ 09:19:47

O pastor norte-americano John Hagee fez manchetes dentro e fora de seu país alguns anos atrás com seus estudos e observações sobre a série de quatro luas de sangue que apareceram no céu e o fato de todas coincidirem com os dias de festas judaicas. Hagee diz que estes fatores foram profetizados na Bíblia e são um sin...

  • “Se tivéssemos negado a fé, eles nos deixariam em paz”
“Se tivéssemos negado a fé, eles nos deixariam em paz”
21/07/2017/ 09:17:06

Uma das sobreviventes do massacre de 29 cristãos egípcios em Minya em maio desse ano disse que os terroristas do Estado islâmico forçaram as mulheres a sair do ônibus e ordenaram que renunciassem à fé em Cristo, mas as coptas recusaram.Hospitalizada, Mariam Adel, uma jovem mãe cujo marido e nove de seus pa...

  • Deigma Marques lança o EP Tudo Vai Ficar Bem
Deigma Marques lança o EP Tudo Vai Ficar Bem
21/07/2017/ 09:15:08

O cantor e compositor goiano Deigma Marques liberou o extended play (EP) Tudo Vai Ficar Bem. O projeto foi lançado nas plataformas digitais de música e seus respectivos canais de streaming nesta quinta-feira (20) de forma independente.Tudo Vai Ficar Bem, além de primeiro EP de Deigma, também é o seu primeiro trabalh...

  • Cantor cristão pede orações pela família de Chester Bennington
Cantor cristão pede orações pela família de Chester Bennington
21/07/2017/ 09:13:47

O cantor e compositor Michael Sweet, mundialmente conhecido como o vocalista e guitarrista da banda de metal cristão Stryper, comentou a repercussão em torno da morte de Chester Bennington, vocalista do Linkin Park.Bennington morreu nesta manhã (20), aos 41 anos de idade, depois de se enforcar em sua casa. O músico,...

  • Cientista cristão quer desvincular o arco-íris do movimento LGBT:
Cientista cristão quer desvincular o arco-íris do movimento LGBT: "É aliança com Deus"
20/07/2017/ 10:02:50

O cientista cristão e fundador da organização 'Respostas em Gênesis', Ken Ham, anunciou que o parque com temática da Arca do Noé - inaugurado por ele e seu ministério - agora será iluminado permanentemente com as com as cores do arco-íris, como um lembrete de que este símbolo pertence a Deus e não à comunidade ...