Gospel
Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor
  • Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor

Se existem mercenários no meio evangélico, é porque existem igrejas miseráveis, de acordo com o pastor Neil Barreto, da Igreja Batista Betânia, no Rio de Janeiro.

Embora sua análise tenha sido feita na Conferência Missão na Íntegra, em 2013, o trecho de sua declaração voltou a ser comentado essa semana nas redes sociais. Durante o debate, Barreto avalia que de forma geral, a Igreja se tornou uma empresa familiar que “vai passando de pai para filho”.

“Virou mercado. Isso é fácil de se ver, a não ser que não se queira. Na igreja de mercado o objetivo é o lucro. Dinheiro não é o meio, é o fim”, comenta o pastor.

Barreto ilustra que na igreja de mercado existem os prestadores de serviços — cantores e pregadores — apontados por ele como as estrelas do business gospel. “Não foi assim sempre. Houve um tempo em que a gente pregava e adorava sem pensar no dinheiro. A gente pregava porque era pregador da palavra e a gente cantava porque era adorador”.

“Hoje não. Quando a gente recebe convite, vem a pergunta: quanto você cobra para pregar? A cultura mudou. É uma realidade, faz parte do pacote”, Barreto comenta.

O pastor afirma que embora as pessoas que fazem parte do mercado gospel não admitam que cobram cachê, as igrejas costumam receber um questionário onde apontam o número de pessoas que irão formar o público e quanto pretendem entregar de oferta.

“Depois que você diz quanto vai dar de oferta, ele diz se vai aceitar seu convite ou não”, revela Barreto. “Por que existe um questionário? ‘Minha agenda vai estar livre ou não dependendo da sua oferta’, ‘porque pode ser que no mesmo dia tenha um questionário com uma oferta maior’”.

“São 7 mil reais para pregar, 60 mil para cantar. É a realidade. O cara chega no evento e se tem menos de mil pessoas, ele não canta. Se o cachê é 60 mil e você pagou 59 mil, ele não canta”, o pastor aponta.

Diante deste cenário, ele afirma que os mercenários gospel foram formados pela igreja. “Que igreja? A igreja miserável. Você pode até não cobrar para pregar, mas você sai do Rio de Janeiro e vai até a divisa do Amazonas, deixando sua família, sua igreja, deixando tudo e o cara não paga nem seu almoço? Te coloca para dormir com os cachorros?”, questiona.

“O mercenário não nasce mercenário. Ele começou bem, com boa intenção e com verdade. Mas é preciso que ele tenha passado por tanta necessidade com a igreja miserável que ele falou: ‘Quer saber? Agora eu vou cobrar’. Pagaram. ‘Dinheiro é sempre bem vindo. Vou aumentar um pouquinho para ver se dá certo’. Deu certo.  A igreja miserável gera o mercenário”, destaca Barreto.


Mundo Cristão/Liberdade FM - Foto - Divulgação

17/07/2017/ 09:51:26
Outras Notícias
  • Justin Bieber surpreende e leva fãs a adorarem a Deus no festival Coachella
Justin Bieber surpreende e leva fãs a adorarem a Deus no festival Coachella
19/04/2018/ 09:16:08

O astro pop Justin Bieber fez uma aparição surpresa neste final de semana no festival de música Coachella, na Califórnia. Durante o evento que mais atraiu celebridades musicais este ano, o cantor não fazia parte da lista oficial de apresentações, mas ele subiu ao palco para um show improvisado em um evento paralelo,...

  • Jozyanne denuncia ideologia de gênero em brinquedos do Burger King
Jozyanne denuncia ideologia de gênero em brinquedos do Burger King
19/04/2018/ 09:14:14

A novela ‘ideologia de gênero’ ganhou mais um capítulo nos últimos dias. A rede de restaurantes Burger King voltou a criar polêmica ao distribuir nos combos de lanche infantil, brinquedos que podem sutilmente mudar de gênero. A cantora Josyanne divulgou em suas redes sociais uma denúncia à lanchonete.De acordo com a...

  • “Anjos” e treinamento ajudam piloto a salvar voo da Southwest
“Anjos” e treinamento ajudam piloto a salvar voo da Southwest
19/04/2018/ 09:12:33

O voo 1380 da companhia Southwest Airlines, entre Nova York e Dallas foi forçado a fazer pouso de emergência, nesta terça-feira (17). Segundo autoridades de aviação, um dos motores explodiu, rompendo uma janela, matando uma passageira que estava sentado ao lado da asa do avião.Por causa dos problemas na fuselagem qu...

  • Editora Betel se estabelece e prepara novos lançamentos
Editora Betel se estabelece e prepara novos lançamentos
19/04/2018/ 09:10:36

Acreditando que cada livro é uma semente pronta para brotar no coração e mente das pessoas, a Editora Betel, fundada em maio de 1991, investe cada dia mais em literatura cristã de qualidade, promovendo integração, fortalecimento e crescimento do Reino de Deus através da palavra.A empresa foi fundada pela Convenção N...

  • Israel faz 70 anos, como “cumprimento da grande profecia”
Israel faz 70 anos, como “cumprimento da grande profecia”
19/04/2018/ 09:04:51

Israel iniciou hoje (18) as celebrações de seu septuagésimo aniversário de independência. Em 14 de maio de 1948, David Ben Gurion anunciou o estabelecimento do Estado judeu. Quase dois mil anos depois de ter “desaparecido”, Israel voltar a tomar o seu lugar entre as nações.O vice-ministro de Diplomacia Pública e his...

  • Drama: Pastor Márcio Valadão revela que pode estar com sintomas de Alzheimer
Drama: Pastor Márcio Valadão revela que pode estar com sintomas de Alzheimer
16/04/2018/ 09:07:13

Na manhã deste domingo(15), o pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, fez uma revelação que preocupou a todos. Depois que ministrou, o que sempre faz nas manhãs de domingo, o pastor levantou a Igreja para a oração final e pediu que fosse levantado um clamor em seu favor.O pastor revelou...