Gospel
Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor
  • Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor

Se existem mercenários no meio evangélico, é porque existem igrejas miseráveis, de acordo com o pastor Neil Barreto, da Igreja Batista Betânia, no Rio de Janeiro.

Embora sua análise tenha sido feita na Conferência Missão na Íntegra, em 2013, o trecho de sua declaração voltou a ser comentado essa semana nas redes sociais. Durante o debate, Barreto avalia que de forma geral, a Igreja se tornou uma empresa familiar que “vai passando de pai para filho”.

“Virou mercado. Isso é fácil de se ver, a não ser que não se queira. Na igreja de mercado o objetivo é o lucro. Dinheiro não é o meio, é o fim”, comenta o pastor.

Barreto ilustra que na igreja de mercado existem os prestadores de serviços — cantores e pregadores — apontados por ele como as estrelas do business gospel. “Não foi assim sempre. Houve um tempo em que a gente pregava e adorava sem pensar no dinheiro. A gente pregava porque era pregador da palavra e a gente cantava porque era adorador”.

“Hoje não. Quando a gente recebe convite, vem a pergunta: quanto você cobra para pregar? A cultura mudou. É uma realidade, faz parte do pacote”, Barreto comenta.

O pastor afirma que embora as pessoas que fazem parte do mercado gospel não admitam que cobram cachê, as igrejas costumam receber um questionário onde apontam o número de pessoas que irão formar o público e quanto pretendem entregar de oferta.

“Depois que você diz quanto vai dar de oferta, ele diz se vai aceitar seu convite ou não”, revela Barreto. “Por que existe um questionário? ‘Minha agenda vai estar livre ou não dependendo da sua oferta’, ‘porque pode ser que no mesmo dia tenha um questionário com uma oferta maior’”.

“São 7 mil reais para pregar, 60 mil para cantar. É a realidade. O cara chega no evento e se tem menos de mil pessoas, ele não canta. Se o cachê é 60 mil e você pagou 59 mil, ele não canta”, o pastor aponta.

Diante deste cenário, ele afirma que os mercenários gospel foram formados pela igreja. “Que igreja? A igreja miserável. Você pode até não cobrar para pregar, mas você sai do Rio de Janeiro e vai até a divisa do Amazonas, deixando sua família, sua igreja, deixando tudo e o cara não paga nem seu almoço? Te coloca para dormir com os cachorros?”, questiona.

“O mercenário não nasce mercenário. Ele começou bem, com boa intenção e com verdade. Mas é preciso que ele tenha passado por tanta necessidade com a igreja miserável que ele falou: ‘Quer saber? Agora eu vou cobrar’. Pagaram. ‘Dinheiro é sempre bem vindo. Vou aumentar um pouquinho para ver se dá certo’. Deu certo.  A igreja miserável gera o mercenário”, destaca Barreto.


Mundo Cristão/Liberdade FM - Foto - Divulgação

17/07/2017/ 09:51:26
Outras Notícias
  • Thaiane Seghetto fala sobre novo projeto
Thaiane Seghetto fala sobre novo projeto
19/02/2018/ 16:22:44

Uma menina com seis anos de idade geralmente está brincando com as amiguinhas ou se entretendo na televisão. Mas essa não foi exatamente a infância vivida pela cantora Thaiane Seghetto, que nesse período já tinha começado a se apresentar em diversas igrejas e até gravado seu primeiro CD.Com o tempo a artista foi se ...

  • Diante do Trono lança clipe falando sobre perdão com a música 70×7
Diante do Trono lança clipe falando sobre perdão com a música 70×7
19/02/2018/ 16:21:04

O clipe da canção 70 X 7 do Ministério Diante do Trono já está disponível nas plataformas digitais. A música faz parte do projeto “Deserto de Revelação”, lançado em novembro do ano passado. Gravado em Israel e na Jordânia, o disco completo apresenta 13 faixas inéditas.O single fala sobre perdão e se baseia na p...

  • Catadora de lixo realiza sonho de conhecer a cantora Damares
Catadora de lixo realiza sonho de conhecer a cantora Damares
19/02/2018/ 16:19:37

A catadora de lixo, Sandra, realizou o seu sonho de conhecer a cantora gospel Damares no último domingo (18), no programa Domingo Show, da Record. Antes de se tornar catadora a mulher cantava em diversas igrejas, no entanto, quando viu que não estava conseguindo sustentar seus filhos começou a recolher lixos nas rua...

  • Projeto Brasil Pela Síria recebe doações para ajudar refugiados
Projeto Brasil Pela Síria recebe doações para ajudar refugiados
19/02/2018/ 16:17:45

A violência na Síria está cada vez mais crítica. As cidades estão sendo devastadas e as pessoas procuram de todas as maneiras deixarem o país, porém, muitas delas nem conseguem sair do local com vida. Esse cenário caótico foi o que desencadeou nos cristãos brasileiros a sede de ajudar ao próximo através do projeto B...

  • Pastor se lança candidato a presidente da Venezuela: “chamado de Deus”
Pastor se lança candidato a presidente da Venezuela: “chamado de Deus”
19/02/2018/ 16:15:28

O fundador do ministério El Evangelio Cambia e da Igreja Maranatha, pastor Javier Bertucci anunciou que será candidato à presidência da Venezuela, assegurando que sua decisão obedece a “um chamado de Deus”.“Se este for o caminho que Deus tem para mim, este país terá que se preparar para todos os domingos na televisã...

  • Mais de 3 mil igrejas permanecem danificadas após furacão Maria, em Porto Rico
Mais de 3 mil igrejas permanecem danificadas após furacão Maria, em Porto Rico
05/02/2018/ 09:17:45

Em Porto Rico, mais de 3 mil igrejas permanecem danificadas após o furacão Maria. O número de cristãos no país está diminuindo. Isso porque cerca de 400 mil habitantes se mudam. Até mesmo as congregações que retomaram os cultos regulares após reconstruir os edifícios, ainda está faltando uma parte importante da vida...