Gospel
Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor
  • Se cantores cobram cachê a culpa é da igreja, avalia pastor

Se existem mercenários no meio evangélico, é porque existem igrejas miseráveis, de acordo com o pastor Neil Barreto, da Igreja Batista Betânia, no Rio de Janeiro.

Embora sua análise tenha sido feita na Conferência Missão na Íntegra, em 2013, o trecho de sua declaração voltou a ser comentado essa semana nas redes sociais. Durante o debate, Barreto avalia que de forma geral, a Igreja se tornou uma empresa familiar que “vai passando de pai para filho”.

“Virou mercado. Isso é fácil de se ver, a não ser que não se queira. Na igreja de mercado o objetivo é o lucro. Dinheiro não é o meio, é o fim”, comenta o pastor.

Barreto ilustra que na igreja de mercado existem os prestadores de serviços — cantores e pregadores — apontados por ele como as estrelas do business gospel. “Não foi assim sempre. Houve um tempo em que a gente pregava e adorava sem pensar no dinheiro. A gente pregava porque era pregador da palavra e a gente cantava porque era adorador”.

“Hoje não. Quando a gente recebe convite, vem a pergunta: quanto você cobra para pregar? A cultura mudou. É uma realidade, faz parte do pacote”, Barreto comenta.

O pastor afirma que embora as pessoas que fazem parte do mercado gospel não admitam que cobram cachê, as igrejas costumam receber um questionário onde apontam o número de pessoas que irão formar o público e quanto pretendem entregar de oferta.

“Depois que você diz quanto vai dar de oferta, ele diz se vai aceitar seu convite ou não”, revela Barreto. “Por que existe um questionário? ‘Minha agenda vai estar livre ou não dependendo da sua oferta’, ‘porque pode ser que no mesmo dia tenha um questionário com uma oferta maior’”.

“São 7 mil reais para pregar, 60 mil para cantar. É a realidade. O cara chega no evento e se tem menos de mil pessoas, ele não canta. Se o cachê é 60 mil e você pagou 59 mil, ele não canta”, o pastor aponta.

Diante deste cenário, ele afirma que os mercenários gospel foram formados pela igreja. “Que igreja? A igreja miserável. Você pode até não cobrar para pregar, mas você sai do Rio de Janeiro e vai até a divisa do Amazonas, deixando sua família, sua igreja, deixando tudo e o cara não paga nem seu almoço? Te coloca para dormir com os cachorros?”, questiona.

“O mercenário não nasce mercenário. Ele começou bem, com boa intenção e com verdade. Mas é preciso que ele tenha passado por tanta necessidade com a igreja miserável que ele falou: ‘Quer saber? Agora eu vou cobrar’. Pagaram. ‘Dinheiro é sempre bem vindo. Vou aumentar um pouquinho para ver se dá certo’. Deu certo.  A igreja miserável gera o mercenário”, destaca Barreto.


Mundo Cristão/Liberdade FM - Foto - Divulgação

17/07/2017/ 09:51:26
Outras Notícias
  • EP de Gabriela Rocha ganha data de lançamento
EP de Gabriela Rocha ganha data de lançamento
20/11/2017/ 09:52:59

Após comunicar que agora é integrante do cast da Onimusic, a cantora Gabriela Rochaanunciou a data de lançamento do EP “Céu”. A informação veio através de um post que a artista fez em seu perfil nas redes sociais.“Com muita alegria que vamos lançar no dia 07/12 a música ‘Lugar Secreto’. É uma mús...

  • Gabriela Rocha anuncia Onimusic como sua nova gravadora
Gabriela Rocha anuncia Onimusic como sua nova gravadora
20/11/2017/ 09:51:13

Após algumas especulações, Gabriela Rochafinalmente anunciou que agora faz parte do cast da Onimusic. O comunicado veio a partir do perfil da cantora nas redes sociais.“Estamos muito felizes. A partir de hoje fazemos parte do time Onimusic! É uma grande alegria e honra fazer parte dessa gravadora”, celebro...

  • Encontro de “Paulos Cezars” em novo vídeo de Baruk
Encontro de “Paulos Cezars” em novo vídeo de Baruk
20/11/2017/ 09:49:57

A Musile Records disponibilizou em seu canal no YouTube mais um vídeo do álbum “Piano e Voz, Amigos e Pertences 2”, do cantor Paulo Cezar Baruk. Desta vez, ‘Situações’, do Grupo Logos, foi a canção escolhida.Música-tema de um dos principais álbuns do Grupo Logos, ‘Situações’ impactou milhares de ...

  • Pastor vence câncer louvando a Deus
Pastor vence câncer louvando a Deus
20/11/2017/ 09:47:22

Mesmo diante do diagnóstico de câncer na língua, o pastor Jason David, de San Diego, Califórnia, não perdeu a fé em Deus. Desenganado pelos médicos, que afirmaram que ele não voltaria a falar e nem a cantar, sua resposta foi compor uma canção de louvor.Surgiu então “These Walls” [Estes Muros], cujo vídeo viralizou n...

  • Apocalipse, da Record quer alertar o mundo sobre volta de Jesus
Apocalipse, da Record quer alertar o mundo sobre volta de Jesus
20/11/2017/ 09:45:33

“Prepare-se para o início do fim”, diz a chamada que anuncia a estreia de “Apocalipse”, a nova novela da Record TV. A trama que estreia nesta terça (21) às 20h30 irá misturar relatos bíblicos e ficção para alertar o mundo, entre outras coisas, sobre volta de Jesus.Recheada de efeitos especiais, fazendo um paralelo c...

  • Novo clipe de Pregador Luo está disponível no YouTube
Novo clipe de Pregador Luo está disponível no YouTube
08/11/2017/ 13:23:41

O rapper Pregador Luo lançou seu mais novo clipe “Faça o Bem”, em seu canal na YouTube. O clipe foi gravado em São Paulo e conta com as participações especiais do grupo Casa Amarela e de membros do Insanos Moto Clube.“Trouxemos o pessoal do Insanos MC, do qual eu faço parte. Eles desempenham...