Noticias
Leitura do parecer sobre denúncia no plenário deve ser em 1º de agosto
  • Leitura do parecer sobre denúncia no plenário deve ser em 1º de agosto

Sem conseguir votar a denúncia contra o presidente Michel Temer antes do recesso parlamentar, o governo não mobilizou os deputados para que o parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seja lido no plenário nesta segunda-feira (17).

Para que haja sessão, é necessário que 51 deputados marquem presença. Na sexta-feira passada, a leitura do relatório foi adiada porque apenas 24 parlamentares estavam na Casa.

Segundo o líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), o novo cronograma do governo prevê a leitura no dia 1.º de agosto, a primeira sessão após a volta do recesso.

A leitura é uma das etapas necessárias para que a votação no plenário, marcada para o dia 2, ocorra. Somente depois de ser lido, o parecer poderá ser publicado no Diário Oficial da Câmara e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), será notificado para que possa incluir a denúncia na pauta de votação.

O governo queria ter realizado a votação antes do recesso parlamentar, mas concordou em adiá-la porque, sem a ajuda da oposição, não conseguiria colocar 342 deputados no plenário para dar início à sessão.

O número foi uma exigência de Maia, sob a alegação de que o resultado da votação poderia ser contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) se ocorresse com um quórum menor. Para que a denúncia contra Temer tenha seguimento, é preciso o apoio de 342 deputados.

Gaveta. Após o revés, líderes governistas passaram a insinuar que poderiam simplesmente "engavetar" a denúncia, isto é, não votá-la, pois assim Temer continuaria na Presidência da República.

Segundo deputados da base, o interesse em votar a denúncia e afastar Temer do Palácio do Planalto era da oposição e, portanto, eles que deveriam colocar os 342 parlamentares no plenário da Câmara.

Uma das vantagens de não votar a denúncia em agosto, apontam os governistas, seria aguardar o procurador geral da República, Rodrigo Janot, apresentar uma nova acusação formal contra o presidente e poder votá-las em conjunto em uma mesma sessão. 

Agência Estado/Liberdade FM - Foto - Divulgação

17/07/2017/ 09:54:17
Outras Notícias
  • Raquel Dodge toma posse no cargo de procuradora-geral da República
Raquel Dodge toma posse no cargo de procuradora-geral da República
18/09/2017/ 10:25:28

Há mais de três décadas no Ministério Público Federal (MPF), Raquel Dodge tomou posse na manhã desta segunda-feira (18) no cargo de procuradora-geral da República, na cadeira que foi ocupada nos últimos quatro anos por Rodrigo Janot.Em sua fala de oito minutos na cerimônia de posse, a nova chefe do Mi...

  • PMs e guarda-civil vão a júri acusados de matar 17 em chacina de 2015 na Grande SP
PMs e guarda-civil vão a júri acusados de matar 17 em chacina de 2015 na Grande SP
18/09/2017/ 10:22:37

Dois policiais militares e um guarda-civil deverão ser julgados a partir da tarde desta segunda-feira (18) sob a acusação de participarem da chacina que há dois anos deixou 17 mortos e sete feridos em Osasco e Barueri, cidades da Grande São Paulo.Segundo a acusação, os réus cometeram os crimes na...

  • Câmara tentará votar reforma política antes de receber denúncia contra Temer
Câmara tentará votar reforma política antes de receber denúncia contra Temer
18/09/2017/ 10:17:13

A Câmara dos Deputados tentará votar nesta semana a reforma política. O objetivo é garantir a aprovação de mudanças no sistema eleitoral antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhar à Casa a nova denúncia contra o presidente Michel Temer.Mesmo assim, líderes partidários ouvidos pelo G1 relatar...

  • Templo chinês de 2 mil toneladas é deslocado em 30 metros
Templo chinês de 2 mil toneladas é deslocado em 30 metros
18/09/2017/ 10:12:34

O edifício principal de um templo budista de 135 anos de Xangai, na China, foi deslocado em 30 metros em uma operação, que terminou no domingo (18), após duas semanas de trabalho. Milhares pessoas visitam o templo do Buda de Jade diariamente.As autoridades desejam evitar o risco de incêndio, relativamente elevado co...

  • Mineiros afetados pela recessão apelam à criatividade para manter padrão de consumo
Mineiros afetados pela recessão apelam à criatividade para manter padrão de consumo
18/09/2017/ 10:09:11

No começo do ano, as dificuldades financeiras apertaram Maria da Conceição de tal forma que a moradora do bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, encontrou uma saída inusitada para amenizar o problema. Com o desemprego dela e do marido, a solução foi vender o imóvel em que viviam para quitar dívi...

  • Com prisão dos filhos, fundador da JBS vai assumir presidência do grupo
Com prisão dos filhos, fundador da JBS vai assumir presidência do grupo
18/09/2017/ 10:08:01

Com os filhos Wesley e Joesley Batista presos, o fundador do grupo JBS, José Batista Sobrinho, de 84 anos, vai voltar à presidência da companhia. O nome foi aprovado por unanimidade em reunião do conselho de administração na noite de sábado.O argumento da família para esse movimento é que Batista Sobrinho, conhecido...