Noticias
Leitura do parecer sobre denúncia no plenário deve ser em 1º de agosto
  • Leitura do parecer sobre denúncia no plenário deve ser em 1º de agosto

Sem conseguir votar a denúncia contra o presidente Michel Temer antes do recesso parlamentar, o governo não mobilizou os deputados para que o parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seja lido no plenário nesta segunda-feira (17).

Para que haja sessão, é necessário que 51 deputados marquem presença. Na sexta-feira passada, a leitura do relatório foi adiada porque apenas 24 parlamentares estavam na Casa.

Segundo o líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), o novo cronograma do governo prevê a leitura no dia 1.º de agosto, a primeira sessão após a volta do recesso.

A leitura é uma das etapas necessárias para que a votação no plenário, marcada para o dia 2, ocorra. Somente depois de ser lido, o parecer poderá ser publicado no Diário Oficial da Câmara e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), será notificado para que possa incluir a denúncia na pauta de votação.

O governo queria ter realizado a votação antes do recesso parlamentar, mas concordou em adiá-la porque, sem a ajuda da oposição, não conseguiria colocar 342 deputados no plenário para dar início à sessão.

O número foi uma exigência de Maia, sob a alegação de que o resultado da votação poderia ser contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) se ocorresse com um quórum menor. Para que a denúncia contra Temer tenha seguimento, é preciso o apoio de 342 deputados.

Gaveta. Após o revés, líderes governistas passaram a insinuar que poderiam simplesmente "engavetar" a denúncia, isto é, não votá-la, pois assim Temer continuaria na Presidência da República.

Segundo deputados da base, o interesse em votar a denúncia e afastar Temer do Palácio do Planalto era da oposição e, portanto, eles que deveriam colocar os 342 parlamentares no plenário da Câmara.

Uma das vantagens de não votar a denúncia em agosto, apontam os governistas, seria aguardar o procurador geral da República, Rodrigo Janot, apresentar uma nova acusação formal contra o presidente e poder votá-las em conjunto em uma mesma sessão. 

Agência Estado/Liberdade FM - Foto - Divulgação

17/07/2017/ 09:54:17
Outras Notícias
  • Presidente da Federação Italiana de Futebol renuncia:
Presidente da Federação Italiana de Futebol renuncia: "Peço desculpas a todos"
20/11/2017/ 10:41:34

Carlo Tavecchio não resistiu. Nesta segunda-feira, o presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc, na sigla em italiano) renunciou ao cargo em reunião no Conselho Federal, exatamente uma semana depois da seleção do país perder a vaga na Copa do Mundo da Rússia para a Suécia na repescagem europeia. Uma assemblei...

  • Morre juíza atingida por concreto em acidente em SP
Morre juíza atingida por concreto em acidente em SP
20/11/2017/ 10:38:52

A juíza Adriana Nolasco da Silva, de 46 anos, morreu nesta segunda-feira (20) no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. A magistrada teve o crânio atingido quando passava sob um viaduto na Avenida do Estado, no Centro.Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão bateu contra o viaduto, causando a queda de pedaç...

  • Estudante de medicina da Índia vence concurso Miss Mundo
Estudante de medicina da Índia vence concurso Miss Mundo
20/11/2017/ 10:36:46

indiana Manushi Chhillar venceu o concurso Miss Mundo, realizado no último sábado (18).Segundo o jornal "Times of India", representantes de 108 países participaram da competição, realizada na arena Sanya City, na cidade de Sanya, na China.A última vez que uma representante da Índia venceu a competição foi em 2000. N...

  • Com a saída de Michelle Bachelet no Chile, América Latina fica sem nenhuma presidente mulher
Com a saída de Michelle Bachelet no Chile, América Latina fica sem nenhuma presidente mulher
20/11/2017/ 10:33:59

eleição presidencial deste domingo (19) no Chile, que definiu Sebastián Piñera, de centro-direita, e o senador de centro-esquerda Alejandro Guillier, no segundo turno, torna iminente algo que há anos não se via na América Latina: a ausência total de presidentes mulheres.Independente do vencedor, Michelle Bachel...

  • Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento
Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento
20/11/2017/ 10:28:57

m novo retrato da rainha Elizabeth II e de seu marido, o príncipe Philip, foi divulgado neste domingo (19) pelos meios de comunicação britânicos para lembrar o 70º aniversário de seu casamento.O casal real deve celebrar o aniversário nesta segunda-feira (20) com um jantar particular na companhia da sua família e de ...

  • Atlético-GO empata com a Chapecoense, mas está matematicamente rebaixado
Atlético-GO empata com a Chapecoense, mas está matematicamente rebaixado
20/11/2017/ 10:27:02

Agora não há mais o que se iludir ou sonhar: o Atlético Goianiense está rebaixado, de forma matemática, para a Série B em 2018, onde no ano passado sagrou-se campeão. Era já um fato esperado para um time que passou 35 rodadas dentro da zona do rebaixamento, com exceção da sétima rodada. Tudo foi sacramentado com o e...