Noticias
Leitura do parecer sobre denúncia no plenário deve ser em 1º de agosto
  • Leitura do parecer sobre denúncia no plenário deve ser em 1º de agosto

Sem conseguir votar a denúncia contra o presidente Michel Temer antes do recesso parlamentar, o governo não mobilizou os deputados para que o parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seja lido no plenário nesta segunda-feira (17).

Para que haja sessão, é necessário que 51 deputados marquem presença. Na sexta-feira passada, a leitura do relatório foi adiada porque apenas 24 parlamentares estavam na Casa.

Segundo o líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), o novo cronograma do governo prevê a leitura no dia 1.º de agosto, a primeira sessão após a volta do recesso.

A leitura é uma das etapas necessárias para que a votação no plenário, marcada para o dia 2, ocorra. Somente depois de ser lido, o parecer poderá ser publicado no Diário Oficial da Câmara e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), será notificado para que possa incluir a denúncia na pauta de votação.

O governo queria ter realizado a votação antes do recesso parlamentar, mas concordou em adiá-la porque, sem a ajuda da oposição, não conseguiria colocar 342 deputados no plenário para dar início à sessão.

O número foi uma exigência de Maia, sob a alegação de que o resultado da votação poderia ser contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) se ocorresse com um quórum menor. Para que a denúncia contra Temer tenha seguimento, é preciso o apoio de 342 deputados.

Gaveta. Após o revés, líderes governistas passaram a insinuar que poderiam simplesmente "engavetar" a denúncia, isto é, não votá-la, pois assim Temer continuaria na Presidência da República.

Segundo deputados da base, o interesse em votar a denúncia e afastar Temer do Palácio do Planalto era da oposição e, portanto, eles que deveriam colocar os 342 parlamentares no plenário da Câmara.

Uma das vantagens de não votar a denúncia em agosto, apontam os governistas, seria aguardar o procurador geral da República, Rodrigo Janot, apresentar uma nova acusação formal contra o presidente e poder votá-las em conjunto em uma mesma sessão. 

Agência Estado/Liberdade FM - Foto - Divulgação

17/07/2017/ 09:54:17
Outras Notícias
  • ACIP/CDL realizam Treinamento profissional para secretárias e recepcionistas na próxima semana
ACIP/CDL realizam Treinamento profissional para secretárias e recepcionistas na próxima semana
21/07/2017/ 10:15:41

Com o objetivo de desenvolver as competências para uma atuação com visão crítica, estratégica e criativa; desenvolver a capacidade do profissional de se integrar ao contexto organizacional de forma produtiva, agindo com liderança e decisão.ABORDAGENS: Marketing pessoal - Postura profissional no atendimento - Intelig...

  • HC de Patrocínio publica ‘Esclarecimento’ e coloca um fim em polêmica com Câmara
HC de Patrocínio publica ‘Esclarecimento’ e coloca um fim em polêmica com Câmara
21/07/2017/ 10:12:19

PATROCÍNIO - Como muitos tentaram desvirtuar, deturpar, distorcer politicamente a presença do presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Thiago Miranda, na Ordinária da Câmara Municipal — quando o jovem empresário fez uso do ‘Grande Expediente’ buscando sensibilizar a Casa de Leis rangeliana em colaborar com a ...

  • Merkel pode vencer eleição na Alemanha, mas perder o ministro das Finanças
Merkel pode vencer eleição na Alemanha, mas perder o ministro das Finanças
21/07/2017/ 10:10:09

Wolfgang Schaeuble venceu eleições parlamentares uma dezena de vezes, sobreviveu a uma tentativa de assassinato e guiou Angela Merkel durante a crise da zona do euro. Agora, a chanceler alemã poderá ter que sacrificá-lo para garantir um acordo de coalizão.Os conservadores de Merkel provavelmente vencerão as eleições...

  • Mercosul busca acelerar aproximação comercial com Aliança do Pacífico e acordo com UE
Mercosul busca acelerar aproximação comercial com Aliança do Pacífico e acordo com UE
21/07/2017/ 10:05:15

Os presidentes dos países do Mercosul se reúnem nesta sexta-feira na Argentina em busca de se aproximar de um acordo comercial com a Aliança do Pacífico e de facilitar o progresso nas negociações com a União Europeia.O Mercado Comum do Sul vai tentar um consenso para aliviar as barreiras tarifárias e incentivar a pr...

  • Agências de turismo dizem que EUA proibirão cidadãos de viajar para Coreia do Norte
Agências de turismo dizem que EUA proibirão cidadãos de viajar para Coreia do Norte
21/07/2017/ 10:03:06

Duas agências de turismo que organizam viagens para a Coreia do Norte disseram nesta sexta-feira que o governo dos Estados Unidos proibirá em breve que cidadãos norte-americanos viajem para o território norte-coreano, depois da morte de um estudante dos EUA que foi detido durante uma viagem ao país.A Koryo Tours dis...

  • Cemig diz que conta de luz vai subir, se perder usinas
Cemig diz que conta de luz vai subir, se perder usinas
21/07/2017/ 09:52:20

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) adverte: o consumidor vai pagar mais caro na conta de luz, caso não haja acordo com a União para impedir que as quatro usinas da empresa sejam leiloadas, em setembro. Em  nota, a Cemig acentua  que “a manutenção do leilão das Usinas de São Simão, Volta Gr...