Noticias
Maia vê cenário desfavorável para aprovar reforma
  • Maia vê cenário desfavorável para aprovar reforma

BRASÍLIA. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu nessa quarta-feira (9) grandes dificuldades para a aprovação da reforma da Previdência na Casa. “O cenário não é fácil (…) Não é porque o cenário não é fácil que vamos desistir”, afirmou, após reunião na residência oficial do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), na qual foi discutida o texto da medida provisória do Refis.

Apesar de não informar quando colocaria a proposta em votação, Maia defendeu a reforma previdenciária como uma medida para ajustar a economia brasileira. “Daqui a pouco a capacidade de investimento do Estado brasileiro vai ser zero. E aí a gente não vai mais estar discutindo 'ah, o deputado, para votar com o governo, liberou a emenda para o município xis'. Não vai ter nem dinheiro para isso”, disse.

Em maio, a comissão especial da Câmara que analisou a reforma da Previdência aprovou o texto do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Agora, ele está pronto para ser votado pelo plenário, mas teve a tramitação paralisada após as denúncias contra Temer.

“Não depende só de mim, depende da capacidade de articulação dos líderes do governo. Eu me incluo entre eles, porque sou defensor da reforma da Previdência”, disse, ao ser questionado sobre a data em que pautaria o texto.

Deputados da base do governo têm defendido que, no atual contexto, a reforma não seja votada ou que seja pelo menos reduzida à aprovação de uma idade mínima para aposentadoria.

Maia disse que é “legítimo” que parlamentares declarem que não há condições de tocar a reforma. “É melhor que eles falem. Eu disse desde o dia da votação da denúncia (contra o presidente Temer) que o resultado da denúncia mostrava que tínhamos um longo caminho”, disse. Nos bastidores, líderes da base aliada avaliam que a principal resistência em votar uma medida impopular como a Previdência é a proximidade das eleições de 2018.

Refis. Maia se reuniu com Eunício Oliveira, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e parlamentares para discutir o texto do Refis. O programa de renegociação de dívidas com o Fisco é a principal arma do governo para ampliar a arrecadação deste ano e diminuir o rombo no Orçamento.

A comissão que analisou a medida provisória enviada pelo governo fez profundas mudanças no texto, inclusive com aumento do desconto nos juros e multas para até 99%.

Agora, a intenção é construir um acordo dos parlamentares com a equipe econômica do governo antes de colocar o texto em votação no plenário. Para isso, foi criado um grupo de senadores e deputados para negociar com o Ministério da Fazenda.

Agosto. Em entrevista em julho, Maia afirmou que se a reforma da Previdência não começar a ser votada até o final deste mês será muito difícil aprová-la no atual mandato.


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

10/08/2017/ 10:22:08
Outras Notícias
  • Presidente da Federação Italiana de Futebol renuncia:
Presidente da Federação Italiana de Futebol renuncia: "Peço desculpas a todos"
20/11/2017/ 10:41:34

Carlo Tavecchio não resistiu. Nesta segunda-feira, o presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc, na sigla em italiano) renunciou ao cargo em reunião no Conselho Federal, exatamente uma semana depois da seleção do país perder a vaga na Copa do Mundo da Rússia para a Suécia na repescagem europeia. Uma assemblei...

  • Morre juíza atingida por concreto em acidente em SP
Morre juíza atingida por concreto em acidente em SP
20/11/2017/ 10:38:52

A juíza Adriana Nolasco da Silva, de 46 anos, morreu nesta segunda-feira (20) no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. A magistrada teve o crânio atingido quando passava sob um viaduto na Avenida do Estado, no Centro.Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão bateu contra o viaduto, causando a queda de pedaç...

  • Estudante de medicina da Índia vence concurso Miss Mundo
Estudante de medicina da Índia vence concurso Miss Mundo
20/11/2017/ 10:36:46

indiana Manushi Chhillar venceu o concurso Miss Mundo, realizado no último sábado (18).Segundo o jornal "Times of India", representantes de 108 países participaram da competição, realizada na arena Sanya City, na cidade de Sanya, na China.A última vez que uma representante da Índia venceu a competição foi em 2000. N...

  • Com a saída de Michelle Bachelet no Chile, América Latina fica sem nenhuma presidente mulher
Com a saída de Michelle Bachelet no Chile, América Latina fica sem nenhuma presidente mulher
20/11/2017/ 10:33:59

eleição presidencial deste domingo (19) no Chile, que definiu Sebastián Piñera, de centro-direita, e o senador de centro-esquerda Alejandro Guillier, no segundo turno, torna iminente algo que há anos não se via na América Latina: a ausência total de presidentes mulheres.Independente do vencedor, Michelle Bachel...

  • Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento
Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento
20/11/2017/ 10:28:57

m novo retrato da rainha Elizabeth II e de seu marido, o príncipe Philip, foi divulgado neste domingo (19) pelos meios de comunicação britânicos para lembrar o 70º aniversário de seu casamento.O casal real deve celebrar o aniversário nesta segunda-feira (20) com um jantar particular na companhia da sua família e de ...

  • Atlético-GO empata com a Chapecoense, mas está matematicamente rebaixado
Atlético-GO empata com a Chapecoense, mas está matematicamente rebaixado
20/11/2017/ 10:27:02

Agora não há mais o que se iludir ou sonhar: o Atlético Goianiense está rebaixado, de forma matemática, para a Série B em 2018, onde no ano passado sagrou-se campeão. Era já um fato esperado para um time que passou 35 rodadas dentro da zona do rebaixamento, com exceção da sétima rodada. Tudo foi sacramentado com o e...