Noticias
Defesa de Guerrero recorrerá à Fifa para interromper suspensão preventiva
  • Defesa de Guerrero recorrerá à Fifa para interromper suspensão preventiva

defesa do atacante Paolo Guerrero entrará com um pedido de medida cautelar nesta quinta-feira na Fifa para tentar interromper a punição preventiva de 30 dias. O peruano teve um resultado analítico adverso no teste antidoping realizado após a partida contra a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

O pedido será feito ao Comitê Disciplinar da Fifa, em primeira instância. Caso seja recusado, a defesa de Guerrero vai à Câmara de Apelação da Fifa tentar a liberação do atacante. A última tentativa, se necessário, será o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça.

A defesa do centroavante acredita que é possível conseguir a medida cautelar antes do segundo jogo da repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Caso o pedido seja aceito, Guerrero poderá jogar a partida decisiva, que está marcada para o próximo dia 16, no estádio Nacional do Peru, em Lima, à 00h15 (de Brasília), e será liberado para atuar enquanto o caso é julgado.


Enquanto isso, também na quinta-feira, Guerrero voltará a treinar no Ninho do Urubu, mas em horário diferente do restante do elenco do Flamengo. Ele não pode trabalhar com os jogadores por causa da punição da Fifa, mas pode usar a estrutura do clube.

O advogado Pedro Fida e o bioquímico Luiz Carlos Cameron voltaram de Lima na última terça-feira, depois de diversas reuniões desde domingo com a Federação Peruana de Futebol. A defesa de Guerrero chegou ao Brasil otimista, alegando que foi descartado o uso de cocaína pelo jogador.

Segundo eles, o metabólito benzoilecgonina - presente na cocaína - e encontrado na urina do centroavante do Flamengo é proveniente da folha de coca utilizada para chá consumido em diversos países da América do Sul.

Mas de onde vem essa certeza? Ainda segundo a defesa, o bioquímico Cameron recebeu o exame de urina da Federação Peruana de Futebol, o analisou e constatou que as outras substâncias encontradas - que não são consideradas doping - vinculam-se ao chá e não à droga.

Médico especialista em medicina do esporte e ex-conselheiro da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luís Horta, porém, analisou o cenário proposto pelos advogados do atacante. Ele considerou a tese viável, porém muito difícil de se provar.

Agora, o que será investigado pela defesa é se houve contaminação em algum chá que Guerrero tenha tomado durante as Eliminatórias. O peruano alega que não tomou a bebida de coca, mas consumiu outros tipos de chá em sua viagem à Argentina - partida em que houve o resultado analítico adverso.

Ressalte-se que o chá de coca é considerado doping. A defesa, no entanto, quer comprovar que o consumo foi involuntário e pedir apenas a advertência do atacante. Nos casos de doping por estimulante, a pena prevista é de quatro anos.

Passado pesa?

O atacante Paolo Guerrero, desde quando chegou ao Brasil para atuar no Corinthians, em 2012, realizou 13 testes antidoping. Todos tiveram resultado negativo. A informação foi passada pela CBF à defesa do jogador e será utilizada.


Globo Esporte/Liberdade FM - Foto - Divulgação

08/11/2017/ 13:39:34
Outras Notícias
  • Presidente da Federação Italiana de Futebol renuncia:
Presidente da Federação Italiana de Futebol renuncia: "Peço desculpas a todos"
20/11/2017/ 10:41:34

Carlo Tavecchio não resistiu. Nesta segunda-feira, o presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc, na sigla em italiano) renunciou ao cargo em reunião no Conselho Federal, exatamente uma semana depois da seleção do país perder a vaga na Copa do Mundo da Rússia para a Suécia na repescagem europeia. Uma assemblei...

  • Morre juíza atingida por concreto em acidente em SP
Morre juíza atingida por concreto em acidente em SP
20/11/2017/ 10:38:52

A juíza Adriana Nolasco da Silva, de 46 anos, morreu nesta segunda-feira (20) no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. A magistrada teve o crânio atingido quando passava sob um viaduto na Avenida do Estado, no Centro.Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão bateu contra o viaduto, causando a queda de pedaç...

  • Estudante de medicina da Índia vence concurso Miss Mundo
Estudante de medicina da Índia vence concurso Miss Mundo
20/11/2017/ 10:36:46

indiana Manushi Chhillar venceu o concurso Miss Mundo, realizado no último sábado (18).Segundo o jornal "Times of India", representantes de 108 países participaram da competição, realizada na arena Sanya City, na cidade de Sanya, na China.A última vez que uma representante da Índia venceu a competição foi em 2000. N...

  • Com a saída de Michelle Bachelet no Chile, América Latina fica sem nenhuma presidente mulher
Com a saída de Michelle Bachelet no Chile, América Latina fica sem nenhuma presidente mulher
20/11/2017/ 10:33:59

eleição presidencial deste domingo (19) no Chile, que definiu Sebastián Piñera, de centro-direita, e o senador de centro-esquerda Alejandro Guillier, no segundo turno, torna iminente algo que há anos não se via na América Latina: a ausência total de presidentes mulheres.Independente do vencedor, Michelle Bachel...

  • Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento
Rainha Elizabeth II e príncipe Philip ganham novo retrato para marcar 70 anos de casamento
20/11/2017/ 10:28:57

m novo retrato da rainha Elizabeth II e de seu marido, o príncipe Philip, foi divulgado neste domingo (19) pelos meios de comunicação britânicos para lembrar o 70º aniversário de seu casamento.O casal real deve celebrar o aniversário nesta segunda-feira (20) com um jantar particular na companhia da sua família e de ...

  • Atlético-GO empata com a Chapecoense, mas está matematicamente rebaixado
Atlético-GO empata com a Chapecoense, mas está matematicamente rebaixado
20/11/2017/ 10:27:02

Agora não há mais o que se iludir ou sonhar: o Atlético Goianiense está rebaixado, de forma matemática, para a Série B em 2018, onde no ano passado sagrou-se campeão. Era já um fato esperado para um time que passou 35 rodadas dentro da zona do rebaixamento, com exceção da sétima rodada. Tudo foi sacramentado com o e...