Noticias
Com impasse no PSDB, Temer avalia antecipar troca de ministros
  • Com impasse no PSDB, Temer avalia antecipar troca de ministros

O presidente Michel Temer admite em conversas reservadas com auxiliares antecipar a reforma ministerial do seu governo para janeiro – e não mais em março, como estava sendo desenhado.

Segundo interlocutores do presidente, o Planalto avalia que não pode ficar a reboque da movimentação do PSDB de desembarque do governo. Os tucanos discutem deixar o governo em dezembro.

Inclusive, o movimento foi defendido pelo ex-presidente da República Fernando Henrique em artigo publicado no último final de semana.

Um auxiliar de Temer afirmou ao Blog que, se a reforma ocorrer em janeiro, não incluirá apenas o PSDB, mas outros partidos. "Outras cadeiras entrarão na dança, será uma mexida ampla", enfatizou.

A reforma é uma cobrança dos partidos, principalmente do "Centrão", para apoiar a pauta do ajuste fiscal e das reformas, como a da Previdência.

Deputados que cobiçam as pastas se queixam do "timing" do governo, março, para a reforma. Afirmam que se o Planalto deixar as trocas para a véspera da eleição, a reforma será inócua.

Discurso

Sobre a reforma da Previdência, Temer tem se dedicado a dividir a conta da pauta com os parlamentares. Este é o argumento de auxiliares do presidente para explicar o discurso de que, "sozinho", não aprovará a reforma.

A tônica da fala presidencial foi decidida nesta terça (7) em reunião entre Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

A avaliação do governo é de que a pauta da reforma não pode ficar "apenas no colo" do governo, e os parlamentares precisam se engajar.

" Temer quis passar o seguinte recado: chamamos os deputados para dançar", afirma um assessor presidencial.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

08/11/2017/ 13:44:06
Outras Notícias
  • Coutinho assina até 2023 com o Barcelona
Coutinho assina até 2023 com o Barcelona
08/01/2018/ 10:34:40

O jogador mais caro da história do Barcelona. Assim chega Philippe Coutinho, que assinou contrato de cinco anos com o clube – até o fim de 2023 –, na manhã desta segunda-feira, após passar por exames médicos na equipe. Logo após posar para as primeiras fotos, o jogador concedeu uma entrevista coletiva ao lado do pre...

  • Saints batem Panthers e avançam nos playoffs da NFL
Saints batem Panthers e avançam nos playoffs da NFL
08/01/2018/ 10:24:59

Em um jogo emocionante, digno de playoffs da NFL e decidido literalmente na última jogada, o New Orleans Saints venceu o Carolina Panthers por 31 a 26 na batalha da Divisão Sul da NFC. Superada a batalha do Wild Card, Sean Payton e seus comandados seguem para o Meio-Oeste, enfrentando no próximo domingo (14), a part...

  • Seleção de Tite é a mais cara da Copa da Rússia
Seleção de Tite é a mais cara da Copa da Rússia
08/01/2018/ 10:12:56

A seleção brasileira ganhou no último final de semana mais um componente para aumentar o favoritismo para brigar pelo hexacampeonato na Copa do Mundo da Rússia. A transferência de Philippe Coutinho para o Barcelona, no último sábado, faz a equipe do técnico Tite ter o time titular mais valioso entre os 32 participan...

  • Presidenciáveis mudam discurso e defendem posições que antes criticavam
Presidenciáveis mudam discurso e defendem posições que antes criticavam
08/01/2018/ 10:11:20

Rosto velho, roupa nova. A expressão "se não me falha a memória..." deverá ser muito usada neste ano eleitoral. Afinal, "se não me falha a memória", o candidato que hoje prega contra a reforma da Previdência já foi mais simpático às mudanças no setor. "Se não me falha a memória", outro presidenciável que hoje garant...

  • EUA condiciona negociação a fim de testes nucleares na Coreia do Norte
EUA condiciona negociação a fim de testes nucleares na Coreia do Norte
08/01/2018/ 10:09:32

O fim dos testes nucleares norte-coreanos é a principal condição de Washington para negociar com o regime de Pyongyang, afirmou neste domingo (7) a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley.Os norte-coreanos "devem interromper seus testes nucleares e concordar em discutir a proibição de suas armas nucleares antes de...

  • Mercado financeiro espera que inflação encerre 2018 em 3,95%
Mercado financeiro espera que inflação encerre 2018 em 3,95%
08/01/2018/ 10:08:32

O mercado financeiro reduziu levemente a projeção para a inflação em 2018. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - a inflação oficial do país - passou de 3,96% na divulgação da semana passada para 3,95% hoje. Há quatro semanas, a expectativa estava em 4,02% para 2018.A projeção con...