Noticias
EUA e Coreia do Sul iniciam manobras aéreas conjuntas
  • EUA e Coreia do Sul iniciam manobras aéreas conjuntas

stados Unidos e Coreia do Sul iniciaram nesta segunda-feira (4) um grande exercício aéreo conjunto poucos dias depois do lançamento de um míssil intercontinental norte-coreano. A operação foi considerada por Pyongyang de "provocação total".

O exercício de cinco dias, batizado de Vigilant Ace, envolve mais de 230 aviões, incluindo caças F-22 Raptor, e mobiliza dezenas de milhares de soldados.

Durante o fim de semana, o jornal estatal norte-coreano “Rodong” denunciou as manobras. "É uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte, que poderia resultar em uma guerra nuclear a qualquer momento", afirmou a publicação em um editorial.

"Os belicistas americanos e sua marionete sul-coreana fariam bem em recordar que seu exercício militar dirigido contra a Coreia do Norte será tão estúpido como um ato que precipita sua autodestruição", completou.

O ministério norte-coreano das Relações Exteriores acusou no sábado o governo de Donald Trump de "querer a guerra nuclear a qualquer preço" com esta simulação aérea.


O exercício anual começou cinco dias depois do teste norte-coreano de um míssil balístico intercontinental (ICBM), supostamente capaz de atingir o território dos Estados Unidos.

Em um momento de grande tensão, no domingo (3) o influente senador republicano Lindsey Graham citou o fantasma de uma guerra preventiva.

"Se acontecer um teste nuclear subterrâneo, será necessário estar preparado para uma resposta muito séria dos Estados Unidos", advertiu o congressista em uma entrevista ao canal CBS.

Ameaças de Pyongyang

As palavras de Graham foram um complemento às declarações de sábado do assessor de Segurança Nacional de Donald Trump, o general HR McMaster, que durante um fórum sobre defesa afirmou que a probabilidade de uma guerra com a Coreia do Norte "aumenta a cada dia".

O isolado e empobrecido regime realizou seis testes nucleares desde 2006, o mais recente deles em setembro.

A Coreia do Norte lançou na quarta-feira passada um novo tipo de míssil Hwasong 15, com capacidade de transportar uma "ogiva pesada extragrande" e que pode atingir todo o território continental dos Estados Unidos. Segundo o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, com o teste o país alcançou o objetivo de tornar-se um Estado nuclear de pleno direito.

Os analistas consideraram que o mais recente teste mostra o avanço de Pyongyang na tecnologia militar, mas também destacaram que era muito provável que para o teste o país utilizou uma ogiva leve e que com uma ogiva nuclear mais pesada o míssil teria dificuldades para chegar mais longe.

Também demonstraram ceticismo a respeito da capacidade da Coreia do Norte de preservar a sobrevivência das ogivas em sua reentrada na atmosfera.

O programa militar, que rendeu muitas condenações internacionais a Pyongyang, avançou desde a chegada ao poder de Kim Jong-Un em 2011.

A eleição de Trump como presidente dos Estados Unidos aumentou a tensão e a ameaça de um conflito, mais de seis décadas depois da Guerra da Coreia (1950-53) que deixou a península em ruínas.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

04/12/2017/ 10:02:00
Outras Notícias
  • Ações sobre Lula terão sentença até 2018
Ações sobre Lula terão sentença até 2018
04/12/2017/ 10:04:21

Embora um dos principais obstáculos para disputar as eleições presidenciais do próximo ano seja uma possível condenação em segunda instância no processo do tríplex do Guarujá (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda enfrentará outras batalhas jurídicas até outubro de 2018.O jornal O Estado de S. Paulo a...

  • Cruzeiro empata com Botafogo e termina em quinto
Cruzeiro empata com Botafogo e termina em quinto
04/12/2017/ 10:03:16

Na despedida da temporada, o Cruzeiro empatou com o Botafogo no Rio de Janeiro por 2 a 2, em jogo movimentado no estádio Nilton Santos, o popular Engenhão.Com o resultado, a equipe do técnico Mano Menezes encerrou o Campeonato Brasileiro da série A na quinta colocação, com 57 pontos, e a  melhor campanha do seg...

  • ADVOGADOS PEDEM PRISÃO DE FERNANDO COLLOR
ADVOGADOS PEDEM PRISÃO DE FERNANDO COLLOR
04/12/2017/ 09:53:32

O senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello vai ter a prisão pedida e não é por conta das investigações da Lava-Jato. Mas pelo não pagamento de pensão à ex-mulher, Rosane Malta.Collor tem, por determinação judicial, até o primeiro dia útil do mês para depositar o valor de cerca de R$ 28 mil para Rosane. O que...

  • Governo derruba liminar que impedia publicidade da reforma da Previdência
Governo derruba liminar que impedia publicidade da reforma da Previdência
04/12/2017/ 09:50:37

O governo conseguiu derrubar a liminar que suspendia a publicidade da reforma da Previdência. A decisão é do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz, que atendeu aos argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU). Na decisão, o desembargador diz que a suspensão da pro...

  • Bombeiro furta caminhão e tenta invadir a Esplanada dos Ministérios
Bombeiro furta caminhão e tenta invadir a Esplanada dos Ministérios
04/12/2017/ 09:49:02

Um caminhão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal teve que ser interceptado a tiros na madrugada deste domingo (3) ao tentar cruzar em alta velocidade, a Via Estrutural, sentido Congresso Nacional. A ação aconteceu quando a viatura já estava na Esplanada dos Ministérios, pouco depois da Catedral Metropolitana.Se...

  • Fake news’ ameaçam eleições de 2018
Fake news’ ameaçam eleições de 2018
04/12/2017/ 09:46:37

A menos de um ano das próximas eleições presidenciais, os brasileiros parecem ser um dos mais apreensivos com a disseminação das chamadas “fake news” (notícias falsas) na internet. Segundo uma pesquisa da rede BBC realizada em 18 países, oito em cada dez pessoas se mostraram preocupadas com a credibilidade do conteú...