Noticias
Pequim e Teerã condenam postura nuclear dos EUA
  • Pequim e Teerã condenam postura nuclear dos EUA

PEQUIM, CHINA. A China criticou nesse domingo (4) último relatório do Pentágono sobre a política nuclear dos Estados Unidos e expressou sua “firme oposição” a um documento cheio de “suposições aleatórias” sobre as intenções de Pequim.

Nesse relatório, chamado “Postura nuclear”, os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira que deseja modernizar seu arsenal nuclear e desenvolver novas bombas atômicas de baixa potência. Além disso, detalha o que percebe como ameaças nucleares nas próximas décadas.

Embora se concentre na Rússia, o relatório alude à falta de transparência do arsenal nuclear da China em relação às suas novas capacidades, que vão desde um novo míssil balístico móvel intercontinental até um novo lançador de mísseis submarinos.

O Pentágono lança “suposições aleatórias” sobre as intenções da China e exagera a ameaça de sua força nuclear, declarou o porta-voz do ministério da Defesa chinês, Ren Guoqiang, em comunicado.

Ele expressou a “forte rejeição” de seu país sobre este relatório. A China “sempre manteve suas próprias forças nucleares no nível mínimo exigido para a sua segurança nacional”, garantiu, lembrando que os Estados Unidos têm o maior arsenal nuclear do mundo.

De acordo com o Instituto Internacional da Paz de Estocolmo (Sipri), a China tem 270 ogivas nucleares contra 6.800 para os Estados Unidos. A Rússia também denunciou no sábado a natureza belicista e "anti-russa da nova posição nuclear americana e advertiu que adotará “as medidas necessárias” para garantir sua segurança contra os Estados Unidos.

Já o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, disse no Twitter que a posição americana “aproxima a humanidade da destruição”.

Essa política “se traduz em uma crescente dependência de bombas nucleares, em violação ao TNP”, o Tratado de Não-Proliferação de Armas Atômicas, apontou Zarif.

“A obstinação (do presidente americano Donald) de Trump em matar o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano emana da mesma inconsciência perigosa”, acrescentou o ministro.


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

05/02/2018/ 09:49:53
Outras Notícias
  • Ex-CEO e presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn é preso no Japão
Ex-CEO e presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn é preso no Japão
19/11/2018/ 10:38:52

Carlos Ghosn, presidente do conselho montadora japonesa Nissan, foi preso no Japão nesta segunda-feira (19), segundo a imprensa local. Ele também é ex-presidente da montadora e atualmente preside a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.Em meio a notícias de que o executivo estaria prestes a ser preso, a Nissan divu...

  • Ministros da União Europeia analisam hoje projeto do Brexit
Ministros da União Europeia analisam hoje projeto do Brexit
19/11/2018/ 10:36:04

Firmado na semana passada entre Londres e Bruxelas, o projeto de acordo sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), será submetido à análise dos ministros de Assuntos Europeus do bloco nesta segunda-feira (19), no início de uma semana "dolorosa" que deve terminar com sua adoção...

  • Cenário externo desafia Brasil
Cenário externo desafia Brasil
19/11/2018/ 10:31:21

É comum apontar a dificuldae de articulação política como o maior desafio do governo Jair Bolsonaro. Mas essa, ao menos, é uma questão cuja solução pode estar a seu alcance. Bolsonaro terá de enfrentar outro problema de natureza distinta, sobre o qual não tem nenhuma ingerência: o cenário econômico externo.Forma-se ...

  • Roberto Castello Branco aceita convite para presidir Petrobras
Roberto Castello Branco aceita convite para presidir Petrobras
19/11/2018/ 10:28:25

A assessoria do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta segunda-feira (19) que o economista Roberto Castello Branco aceitou o convite para presidir a Petrobras no governo de Jair Bolsonaro.Castello Branco tem pós-doutorado pela Universidade de Chicago e ocupou cargos de direção no Banco Central e ...

  • Espetáculo dos Saints, chutes decisivos e lesão assustadora marcam a Semana 11 da NFL
Espetáculo dos Saints, chutes decisivos e lesão assustadora marcam a Semana 11 da NFL
19/11/2018/ 10:26:47

A cada semana, o New Orleans Saints vai se consolidando como um dos principais favoritos ao título da temporada da NFL. Neste domingo, Drew Brees & Cia. atropelaram nada menos que os atuais campeões, Philadelphia Eagles. A rodada também teve várias partidas decididas nos segundos finais, com destaque para os chu...

  • Chance de título e eleição: Palmeiras vive semana agitada dentro e fora de campo
Chance de título e eleição: Palmeiras vive semana agitada dentro e fora de campo
19/11/2018/ 10:21:48

O Palmeiras tem pela frente a semana mais decisiva da temporada de 2018. Os assuntos não ficam restritos aos desempenho do time de Felipão no Campeonato Brasileiro e também agitam os bastidores do clube.Na quarta-feira, o Palmeiras depende de uma combinação de resultados para conquistar o título do Ca...