Noticias
Presidente chinês tem caminho livre para governar pelo resto da vida
  • Presidente chinês tem caminho livre para governar pelo resto da vida

A Assembleia Nacional Popular (ANP) da China aboliu neste domingo o limite imposto até agora aos mandatos presidenciais, o que abre o caminho para que o presidente Xi Jinping imponha sua visão a longo prazo de uma superpotência mundial submetida ao Partido Comunista.

Xi Jinping, 64 anos, se torna o presidente chinês com o maior poder em quase três décadas e terá condições de permanecer no comando do país além do período de seu atual mandato, que termina em 2023.

Um total de 2.958 dos quase 3.000 delegados da ANP aprovaram, sem surpresas, a medida como parte de um pacote de reformas constitucionais. Foram registrados apenas dois votos contrários e três abstenções.

Até agora, a Constituição estabelecia um limite de dois mandatos presidenciais de cinco anos cada. Para modificar esta regra era necessária uma maioria de dois terços.

A emenda também introduz na Constituição o "Pensamento Xi Jinping" e, em seu artigo primeiro, o "papel dirigente" do Partido Comunista Chinês (PCC).

Esta mudança pode provocar um aumento da repressão aos opositores do regime, que poderiam ser acusados de ataque à Constituição simplesmente por criticar o controle do Partido Comunista.

Desde que assumiu a liderança do PCC no fim de 2012 e do Estado no início de 2013, Xi Jinping aumentou gradualmente a autoridade do regime.

Xi, mensageiro do "grande renascimento da nação chinesa", busca encarnar ante o Ocidente a revanche de uma superpotência moderna e respeitada até 2050.

Mas sem concessões no campo das liberdades individuais. Uma lei reprime severamente a dissidência na internet e foram anunciadas condenações pesadas contra ativistas dos direitos humanos.

- 'Um novo tirano' -
O projeto de lei, anunciado há duas semanas, provocou a irritação de parte da opinião pública, mas os censores apagaram as críticas que circularam durante algum tempo nas redes sociais.

O limite de dois mandatos foi imposto na Constituição de 1982 pelo governante da época, Deng Xiaoping, para evitar um retorno ao regime ditatorial da era Mao Tsé-Tung (1949-1976).

"Quarenta e dois anos depois, na era da internet e da globalização, surge na China um novo Grande Líder, um novo tirano ao estilo de Mao", denunciou o dissidente Hu Jia ao ser entrevistado por telefone pela AFP, do sul do país, para onde o regime o levou de "férias forçadas" durante a sessão da ANP.

"Esta suposta assembleia popular não tem nada a ver com a vontade do povo", insistiu.

"Xi Jinping dirige grandes obras, a luta contra a corrupção... Havia um consenso para dar tempo para alcançar sua tarefa", disse à AFP Dou Yanli, deputado de Shandong (leste).

- 'Golpe de Estado' -
"Para o Ocidente pode parecer um retrocesso. Mas a China se concentra no objetivo final e na forma de alcançá-lo", afirmou Li Peiling, deputado de Hubei (centro), que considera necessário um governante "poderoso" e inamovível para "varrer de forma duradoura a corrupção e impor reformas".

Embora quase nenhum deputado tenha ousado votar contra a mudança constitucional, alguns poderiam expressar a discordância de outro modo, antes do encerramento da sessão plenária anual da ANP, em 20 de março, afirmou o cientista político Willy Lam, da Universidade Chinesa de Hong Kong, que suspeita que o governo sabe como os delegados votam.

Lam disse ainda que nenhum deputado deve votar contra Xi Jinping na eleição para o segundo mandato, que acontecerá dentro de poucos dias.

Mas poderiam votar com menos entusiasmo no candidato à vice-presidência, que deve ser Wang Qishan, o grande nome da luta contra a corrupção do primeiro mandato de Xi.

Muitos analistas consideram que a campanha contra a corrupção é um meio para que Xi expulse os opositores internos. Mas isto não provocou uma redução de sua popularidade entre muitos dirigentes, o que poderia explicar por que tenta permanecer no poder o maior tempo possível, disse Lam.

"Nos últimos cinco anos realizou um golpe de Estado suave, reduzindo o Gabinete Político (o grupo dirigente do Partido) a uma mera figuração", disse à AFP Wu Qiang, comentarista político.

"Transformou sua reeleição pessoal e o renascimento chinês, do qual se tornou o grande nome, em coisas indissociáveis".


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

12/03/2018/ 09:24:37
Outras Notícias
  • River Plate vence por 3 x 1 o Boca Juniors e conquista a Libertadores
River Plate vence por 3 x 1 o Boca Juniors e conquista a Libertadores
10/12/2018/ 09:29:54

Em uma partida emocionante, o River Plate venceu por 3 x1 o Boca Juniors, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha), no jogo de volta da final da Taça Libertadores, nesse domingo, 9. A partida foi decidida na prorrogação, após o jogo ter terminado em 1 a 1, no tempo normal.O jogo final da Libertadores, realiz...

  • Eduardo Bolsonaro descarta apoio do PSL a Maia: 'outras preferências'
Eduardo Bolsonaro descarta apoio do PSL a Maia: 'outras preferências'
10/12/2018/ 09:26:58

O deputado federal Eduardo Bolsonaro ( PSL-SP ), filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) descarta o apoio de seu partido ao atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa pelo comando da Casa em fevereiro do ano que vem.Questionado pelo blog neste sábado (8),...

  • Executiva da Huawei presa no Canadá pede libertação por motivos de saúde
Executiva da Huawei presa no Canadá pede libertação por motivos de saúde
10/12/2018/ 09:24:50

A executiva do grupo chinês de telefonia Huawei presa no Canadá a pedido da justiça dos Estados Unidos solicitou a libertação por razões de saúde.Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei, afirmou que sofre de hipertensão grave, indica um documento apresentado no domingo.Meng foi detida em Vancouver no início...

  • Economia do Japão tem maior contração em 4 anos no 3º tri
Economia do Japão tem maior contração em 4 anos no 3º tri
10/12/2018/ 09:23:51

A economia do Japão registrou a maior contração em mais de quatro anos no terceiro trimestre uma vez que as empresas reduziram os gastos, ameaçando refrear as perspectivas de investimento em 2019 conforme o país enfrenta a desaceleração do crescimento global e os atritos comerciais.O Produto Interno Bruto (PIB) do J...

  • Imposto de Renda 2018: Receita abre consulta ao último lote de restituição
Imposto de Renda 2018: Receita abre consulta ao último lote de restituição
10/12/2018/ 09:20:53

A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (10) as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2018. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo pa...

  • Quenianos são os campeões nas categorias masculina e feminina da Volta Internacional da Pampulha
Quenianos são os campeões nas categorias masculina e feminina da Volta Internacional da Pampulha
10/12/2018/ 09:18:36

Os quenianos sãos os campeões da XX Volta Internacional da Pampulha que aconteceu na manhã deste domingo (9). O vencedor na categoria masculina é Nicolas Kogsey, que venceu com o tempo de 55 minutos e 9 segundos. Já na categoria feminina, quem venceu foi Sharon Arusho, com o tempo de 1 hora, 5 minutos e 11 segundos....