Gospel
Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos
  • Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos

Líderes religiosos islâmicos vinham debatendo há meses se o bitcoin (e demais criptomoedas) seriam permitidas pela lei islâmica sharia. Um estudo divulgado esta semana abriu esse mercado para que os 1,6 bilhão de muçulmanos do mundo possam investir nele.

A partir de agora o bitcoin tem o selo “halal”, ou seja, pode ser usado pelos seguidores do Islã. O anúncio foi suficiente para o bitcoin aumentar seu valor em mais de U$ 1.000 em menos de uma hora na quinta-feira (12), elevando-o em quase 20%.

O estudo, realizado por Muhammad Abu-Bakar, da Blossom Finance, da Indonésia, avaliou a funcionalidade do bitcoin e outras criptomoedas para determinar se elas se encaixam nas definições estritas de como lidar com dinheiro no Islã. A lei islâmica proíbe o pagamento de juros a especulação monetária pura. Como são produtos de engenharia financeira e sujeitos à especulação, as criptomoedas eram malvistas pelo islã até agora.

“Vários fatawah [decisões religiosas] recentes emitidas por estudiosos muçulmanos proeminentes ofereceram opiniões incompletas ou contraditórias sobre o tema”, disse Matthew Martin, CEO da Blossom Finance.

“Com toda essa confusão, queríamos oferecer uma orientação clara, apoiada por uma pesquisa sólida que beneficia tanto leigos quanto praticantes de finanças islâmicas.”

O autor do estudo aponta, por exemplo, que o bitcoin já é reconhecido como uma moeda legal na Alemanha e, portanto, se qualifica como dinheiro islâmico naquele país.

“O bitcoin é permissível em princípio, pois o bitcoin possui um preço de mercado estabelecido nas bolsas globais, sendo também aceito para pagamento em uma grande variedade de estabelecimentos”, afirma o estudo.

Os efeitos dramáticos dessa “autorização” de negociar Bitcoin fizeram com que mais de um bilhão de dólares em negociação de bitcoin fossem registrados nas bolsas. Trata-se do maior volume de negociação dentro uma hora na história da moeda digital.

Ciptomoeda

Lançado no mercado em 2009, o Bitcoin é uma criptomoeda – moeda digital – controlada por uma rede peer-to-peer que não depende de bancos centrais. Neste mercado, estimado em bilhões de dólares, a fatia do bitcoin é de 40%. Na esteira do seu sucesso, mais de 2000 outras criptomoedas surgiram na web.

Todas elas têm em comum o fato de realizarem operações difíceis de serem rastreadas e podem ser trocadas por dinheiro no “mundo real”. Recentemente surgiu a OneGram, uma criptomoeda resgatável em ouro, que faz parte dos esforços para convencer os muçulmanos de que esse tipo de investimento não viola os ensinamentos da sua fé. 

Gospel Prime/Liberdade FM - Foto - Divulgação

16/04/2018/ 09:04:54
Outras Notícias
  • Davi Sacer fica em “choque” por filha ter tomado decisão importante
Davi Sacer fica em “choque” por filha ter tomado decisão importante
19/11/2018/ 09:46:15

O cantor gospel Davi Sacer, no último sábado (17), publicou em seu Instagram uma foto dos seus dois filhos acompanhados por sua esposa, a cantora gospel Verônica Sacer. Eles estavam na Igreja Batista Atitude, no Rio de Janeiro, para celebrar o batista da Maressa Coutinho, filha do casal.No último...

  • Fernandinho cancela apresentação e causa transtornos para organizadores do evento
Fernandinho cancela apresentação e causa transtornos para organizadores do evento
19/11/2018/ 09:44:23

O cantor gospel Fernandinho, foi contratado para realizar um show em Balsas, Maranhão, no entanto não foi dessa vez que o cantor se apresentou na cidade. O que impediu a ida do cantor para as terras maranhenses foi um problema que ele teve na companhia aérea.Em uma postagem em seu perfil oficial do Instagram que Fer...

  • Ludmila Ferber faz o inesperado e surpreende seguidores
Ludmila Ferber faz o inesperado e surpreende seguidores
19/11/2018/ 09:42:02

O Brasil inteiro tem acompanhado a luta que a pastora e cantora gospel Ludmila Ferber, tem enfrentado contra um câncer nos últimos meses.Quem segue a pastora diariamente pelas redes sociais com certeza comemorou muito a notícia que ela deu no último dia 19 de Outubro, que havia sido liberada pelos médicos ...

  • Campanha alerta sobre a extinção de crianças com Síndrome de Down
Campanha alerta sobre a extinção de crianças com Síndrome de Down
19/11/2018/ 09:40:11

Pessoas nascidas com Síndrome de Down têm necessidades especiais. Mas a trissomia no cromossomo 21 não faz delas incapazes de ter uma vida normal. Ainda assim, existem movimentos nas Nações Unidas defendendo que o aborto de fetos nessas condições é um “meio viável” para prevenir que crianças vivam com “des...

  • Moro quer um evangélico na PGR para substituir Dodge
Moro quer um evangélico na PGR para substituir Dodge
19/11/2018/ 09:38:50

A revista Veja adiantou neste domingo (18) que o futuro ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, deseja nomear Deltan Dallagnol como titular da Procuradoria Geral da República (PGR) no lugar de Raquel Dodge.Famoso por ter liderado a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Dallagnol junto com sua equipe...

  • “Não há cristão homofóbico”, diz pastor Takayama sobre ascensão da onda conservadora
“Não há cristão homofóbico”, diz pastor Takayama sobre ascensão da onda conservadora
13/11/2018/ 09:51:32

O deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR), atual presidente da Frente Parlamentar Evangélica, afirmou que não existem cristãos que pratiquem a homofobia. O parlamentar, que não foi reeleito para o quinto mandato consecutivo, também falou sobre a importância da eleição de Jair Bolsonaro (PSL).O pastor paranaense obteve 5...