Gospel
Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos
  • Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos

Líderes religiosos islâmicos vinham debatendo há meses se o bitcoin (e demais criptomoedas) seriam permitidas pela lei islâmica sharia. Um estudo divulgado esta semana abriu esse mercado para que os 1,6 bilhão de muçulmanos do mundo possam investir nele.

A partir de agora o bitcoin tem o selo “halal”, ou seja, pode ser usado pelos seguidores do Islã. O anúncio foi suficiente para o bitcoin aumentar seu valor em mais de U$ 1.000 em menos de uma hora na quinta-feira (12), elevando-o em quase 20%.

O estudo, realizado por Muhammad Abu-Bakar, da Blossom Finance, da Indonésia, avaliou a funcionalidade do bitcoin e outras criptomoedas para determinar se elas se encaixam nas definições estritas de como lidar com dinheiro no Islã. A lei islâmica proíbe o pagamento de juros a especulação monetária pura. Como são produtos de engenharia financeira e sujeitos à especulação, as criptomoedas eram malvistas pelo islã até agora.

“Vários fatawah [decisões religiosas] recentes emitidas por estudiosos muçulmanos proeminentes ofereceram opiniões incompletas ou contraditórias sobre o tema”, disse Matthew Martin, CEO da Blossom Finance.

“Com toda essa confusão, queríamos oferecer uma orientação clara, apoiada por uma pesquisa sólida que beneficia tanto leigos quanto praticantes de finanças islâmicas.”

O autor do estudo aponta, por exemplo, que o bitcoin já é reconhecido como uma moeda legal na Alemanha e, portanto, se qualifica como dinheiro islâmico naquele país.

“O bitcoin é permissível em princípio, pois o bitcoin possui um preço de mercado estabelecido nas bolsas globais, sendo também aceito para pagamento em uma grande variedade de estabelecimentos”, afirma o estudo.

Os efeitos dramáticos dessa “autorização” de negociar Bitcoin fizeram com que mais de um bilhão de dólares em negociação de bitcoin fossem registrados nas bolsas. Trata-se do maior volume de negociação dentro uma hora na história da moeda digital.

Ciptomoeda

Lançado no mercado em 2009, o Bitcoin é uma criptomoeda – moeda digital – controlada por uma rede peer-to-peer que não depende de bancos centrais. Neste mercado, estimado em bilhões de dólares, a fatia do bitcoin é de 40%. Na esteira do seu sucesso, mais de 2000 outras criptomoedas surgiram na web.

Todas elas têm em comum o fato de realizarem operações difíceis de serem rastreadas e podem ser trocadas por dinheiro no “mundo real”. Recentemente surgiu a OneGram, uma criptomoeda resgatável em ouro, que faz parte dos esforços para convencer os muçulmanos de que esse tipo de investimento não viola os ensinamentos da sua fé. 

Gospel Prime/Liberdade FM - Foto - Divulgação

16/04/2018/ 09:04:54
Outras Notícias
  • ‘Deus Visita Tua Casa’: confira o novo clipe de Thiara Lopes
‘Deus Visita Tua Casa’: confira o novo clipe de Thiara Lopes
12/02/2019/ 08:57:29

A cantora Thiara Lopes lançou na última quarta-feira, 06 de fevereiro, o clipe Deus Visita Tua Casa no canal da MK Music no YouTube.A canção é parte do repertório do álbum “Extraordinário”, lançado em maio de 2018. As imagens foram captadas na Estância Agnus, em Teresópolis (RJ) e em Piratininga (SP), com ...

  • “O púlpito que silencia não é o púlpito de Deus”, denuncia pastor
“O púlpito que silencia não é o púlpito de Deus”, denuncia pastor
12/02/2019/ 08:54:03

FACEBOOKTWITTERGOOGLE+PUBLICIDADEApós a divulgação de uma pesquisa recente do Instituto Barna sugerindo que os pastores estão sendo pressionados a não tratar com questões morais, o teólogo e pastor Shane Idleman, da Westside Christian Fellowship, na Califórnia, decidiu cobrar uma postura diferente de seus ...

  • Priscilla Alcântara visita Brumadinho: “Viemos servir”
Priscilla Alcântara visita Brumadinho: “Viemos servir”
12/02/2019/ 08:52:17

A cantora Priscilla Alcântara foi até Brumadinho (MG) e usou suas redes sociais para compartilhar a experiência de ver de perto a destruição causada pelo rompimento de uma barragem.“Brumadinho. Perdão e obrigada. Nós viemos servir e temos mais pela frente. É muito mais do que as notícias mostram. Um desastre muito m...

  • Filha de Billy Graham relaciona sua cura à história bíblica de Naamã
Filha de Billy Graham relaciona sua cura à história bíblica de Naamã
12/02/2019/ 08:46:35

Anne Graham Lotz, 70 anos, filha do falecido Billy Graham, anunciou através de suas redes sociais que será totalmente limpa e curada logo após a “sétima sessão de quimioterapia” para o combate de câncer de mama.Diagnosticada em agosto do ano passado, começou o tratamento de quimio em outubro e, desde então, tem enfr...

  • Bancada evangélica pressiona Tofolli contra criminalização da homofobia
Bancada evangélica pressiona Tofolli contra criminalização da homofobia
12/02/2019/ 08:45:12

Na próxima quarta-feira (13), a sessão do Supremo Tribunal Federal deve votar sobre duas ações que pedem a criminalização da homofobia. O tema, arquivado no Congresso, é de interesse da Bancada Evangélica que busca se reunir com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para pedir a retirada das pautas.Segundo o d...

  • Dona da MK quebra o silêncio sobre o Voices, 7 anos após fim do grupo
Dona da MK quebra o silêncio sobre o Voices, 7 anos após fim do grupo
04/02/2019/ 09:04:54

A dona Yvelise de Oliveira, presidente da MK, uma das principais gravadoras de música gospel do país, foi questionada recentemente sobre a possibilidade de um audiobless com as meninas do extinto grupo Voices.Um fã da gravadora sugeriu que fosse feito um projeto que compreendesse o Voices, e disse que...