Gospel
Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos
  • Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos

Líderes religiosos islâmicos vinham debatendo há meses se o bitcoin (e demais criptomoedas) seriam permitidas pela lei islâmica sharia. Um estudo divulgado esta semana abriu esse mercado para que os 1,6 bilhão de muçulmanos do mundo possam investir nele.

A partir de agora o bitcoin tem o selo “halal”, ou seja, pode ser usado pelos seguidores do Islã. O anúncio foi suficiente para o bitcoin aumentar seu valor em mais de U$ 1.000 em menos de uma hora na quinta-feira (12), elevando-o em quase 20%.

O estudo, realizado por Muhammad Abu-Bakar, da Blossom Finance, da Indonésia, avaliou a funcionalidade do bitcoin e outras criptomoedas para determinar se elas se encaixam nas definições estritas de como lidar com dinheiro no Islã. A lei islâmica proíbe o pagamento de juros a especulação monetária pura. Como são produtos de engenharia financeira e sujeitos à especulação, as criptomoedas eram malvistas pelo islã até agora.

“Vários fatawah [decisões religiosas] recentes emitidas por estudiosos muçulmanos proeminentes ofereceram opiniões incompletas ou contraditórias sobre o tema”, disse Matthew Martin, CEO da Blossom Finance.

“Com toda essa confusão, queríamos oferecer uma orientação clara, apoiada por uma pesquisa sólida que beneficia tanto leigos quanto praticantes de finanças islâmicas.”

O autor do estudo aponta, por exemplo, que o bitcoin já é reconhecido como uma moeda legal na Alemanha e, portanto, se qualifica como dinheiro islâmico naquele país.

“O bitcoin é permissível em princípio, pois o bitcoin possui um preço de mercado estabelecido nas bolsas globais, sendo também aceito para pagamento em uma grande variedade de estabelecimentos”, afirma o estudo.

Os efeitos dramáticos dessa “autorização” de negociar Bitcoin fizeram com que mais de um bilhão de dólares em negociação de bitcoin fossem registrados nas bolsas. Trata-se do maior volume de negociação dentro uma hora na história da moeda digital.

Ciptomoeda

Lançado no mercado em 2009, o Bitcoin é uma criptomoeda – moeda digital – controlada por uma rede peer-to-peer que não depende de bancos centrais. Neste mercado, estimado em bilhões de dólares, a fatia do bitcoin é de 40%. Na esteira do seu sucesso, mais de 2000 outras criptomoedas surgiram na web.

Todas elas têm em comum o fato de realizarem operações difíceis de serem rastreadas e podem ser trocadas por dinheiro no “mundo real”. Recentemente surgiu a OneGram, uma criptomoeda resgatável em ouro, que faz parte dos esforços para convencer os muçulmanos de que esse tipo de investimento não viola os ensinamentos da sua fé. 

Gospel Prime/Liberdade FM - Foto - Divulgação

16/04/2018/ 09:04:54
Outras Notícias
  • Justin Bieber surpreende e leva fãs a adorarem a Deus no festival Coachella
Justin Bieber surpreende e leva fãs a adorarem a Deus no festival Coachella
19/04/2018/ 09:16:08

O astro pop Justin Bieber fez uma aparição surpresa neste final de semana no festival de música Coachella, na Califórnia. Durante o evento que mais atraiu celebridades musicais este ano, o cantor não fazia parte da lista oficial de apresentações, mas ele subiu ao palco para um show improvisado em um evento paralelo,...

  • Jozyanne denuncia ideologia de gênero em brinquedos do Burger King
Jozyanne denuncia ideologia de gênero em brinquedos do Burger King
19/04/2018/ 09:14:14

A novela ‘ideologia de gênero’ ganhou mais um capítulo nos últimos dias. A rede de restaurantes Burger King voltou a criar polêmica ao distribuir nos combos de lanche infantil, brinquedos que podem sutilmente mudar de gênero. A cantora Josyanne divulgou em suas redes sociais uma denúncia à lanchonete.De acordo com a...

  • “Anjos” e treinamento ajudam piloto a salvar voo da Southwest
“Anjos” e treinamento ajudam piloto a salvar voo da Southwest
19/04/2018/ 09:12:33

O voo 1380 da companhia Southwest Airlines, entre Nova York e Dallas foi forçado a fazer pouso de emergência, nesta terça-feira (17). Segundo autoridades de aviação, um dos motores explodiu, rompendo uma janela, matando uma passageira que estava sentado ao lado da asa do avião.Por causa dos problemas na fuselagem qu...

  • Editora Betel se estabelece e prepara novos lançamentos
Editora Betel se estabelece e prepara novos lançamentos
19/04/2018/ 09:10:36

Acreditando que cada livro é uma semente pronta para brotar no coração e mente das pessoas, a Editora Betel, fundada em maio de 1991, investe cada dia mais em literatura cristã de qualidade, promovendo integração, fortalecimento e crescimento do Reino de Deus através da palavra.A empresa foi fundada pela Convenção N...

  • Israel faz 70 anos, como “cumprimento da grande profecia”
Israel faz 70 anos, como “cumprimento da grande profecia”
19/04/2018/ 09:04:51

Israel iniciou hoje (18) as celebrações de seu septuagésimo aniversário de independência. Em 14 de maio de 1948, David Ben Gurion anunciou o estabelecimento do Estado judeu. Quase dois mil anos depois de ter “desaparecido”, Israel voltar a tomar o seu lugar entre as nações.O vice-ministro de Diplomacia Pública e his...

  • Drama: Pastor Márcio Valadão revela que pode estar com sintomas de Alzheimer
Drama: Pastor Márcio Valadão revela que pode estar com sintomas de Alzheimer
16/04/2018/ 09:07:13

Na manhã deste domingo(15), o pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, fez uma revelação que preocupou a todos. Depois que ministrou, o que sempre faz nas manhãs de domingo, o pastor levantou a Igreja para a oração final e pediu que fosse levantado um clamor em seu favor.O pastor revelou...