Gospel
Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos
  • Bitcoin é aprovado por líderes islâmicos e abre o mercado para 1,6 bilhões de muçulmanos

Líderes religiosos islâmicos vinham debatendo há meses se o bitcoin (e demais criptomoedas) seriam permitidas pela lei islâmica sharia. Um estudo divulgado esta semana abriu esse mercado para que os 1,6 bilhão de muçulmanos do mundo possam investir nele.

A partir de agora o bitcoin tem o selo “halal”, ou seja, pode ser usado pelos seguidores do Islã. O anúncio foi suficiente para o bitcoin aumentar seu valor em mais de U$ 1.000 em menos de uma hora na quinta-feira (12), elevando-o em quase 20%.

O estudo, realizado por Muhammad Abu-Bakar, da Blossom Finance, da Indonésia, avaliou a funcionalidade do bitcoin e outras criptomoedas para determinar se elas se encaixam nas definições estritas de como lidar com dinheiro no Islã. A lei islâmica proíbe o pagamento de juros a especulação monetária pura. Como são produtos de engenharia financeira e sujeitos à especulação, as criptomoedas eram malvistas pelo islã até agora.

“Vários fatawah [decisões religiosas] recentes emitidas por estudiosos muçulmanos proeminentes ofereceram opiniões incompletas ou contraditórias sobre o tema”, disse Matthew Martin, CEO da Blossom Finance.

“Com toda essa confusão, queríamos oferecer uma orientação clara, apoiada por uma pesquisa sólida que beneficia tanto leigos quanto praticantes de finanças islâmicas.”

O autor do estudo aponta, por exemplo, que o bitcoin já é reconhecido como uma moeda legal na Alemanha e, portanto, se qualifica como dinheiro islâmico naquele país.

“O bitcoin é permissível em princípio, pois o bitcoin possui um preço de mercado estabelecido nas bolsas globais, sendo também aceito para pagamento em uma grande variedade de estabelecimentos”, afirma o estudo.

Os efeitos dramáticos dessa “autorização” de negociar Bitcoin fizeram com que mais de um bilhão de dólares em negociação de bitcoin fossem registrados nas bolsas. Trata-se do maior volume de negociação dentro uma hora na história da moeda digital.

Ciptomoeda

Lançado no mercado em 2009, o Bitcoin é uma criptomoeda – moeda digital – controlada por uma rede peer-to-peer que não depende de bancos centrais. Neste mercado, estimado em bilhões de dólares, a fatia do bitcoin é de 40%. Na esteira do seu sucesso, mais de 2000 outras criptomoedas surgiram na web.

Todas elas têm em comum o fato de realizarem operações difíceis de serem rastreadas e podem ser trocadas por dinheiro no “mundo real”. Recentemente surgiu a OneGram, uma criptomoeda resgatável em ouro, que faz parte dos esforços para convencer os muçulmanos de que esse tipo de investimento não viola os ensinamentos da sua fé. 

Gospel Prime/Liberdade FM - Foto - Divulgação

16/04/2018/ 09:04:54
Outras Notícias
  • Snoop Dogg canta rap sobre novo nascimento e aumenta especulações
Snoop Dogg canta rap sobre novo nascimento e aumenta especulações
04/07/2018/ 10:28:16

O gospel como gênero musical é uma invenção norte-americana. O ritmo dos corais negros das igrejas tornaram-se populares no início do século passado e com o tempo foram forjando um estilo próprio. Isso não significa que todos que cantem músicas nesse ritmo sejam, necessariamente, evangélicos comprometidos. O caso ma...

  • Em lágrimas, Bruna Karla pede apoio a evangélicos e mostra sensibilidade
Em lágrimas, Bruna Karla pede apoio a evangélicos e mostra sensibilidade
04/07/2018/ 10:26:23

A cantora gospel Bruna Karla convocou seus seguidores e evangélicos de todo o Brasil, para orarem por um grupo de 12 meninos e o seu treinador, que estão presos dentro de uma caverna na Tailândia.Bruna Karla escreveu um post emocionante sobre o caso na madrugada desta Terça-Feira (03), disse estar chorando...

  • Damares toma decisão e aceita convite da Globo após morte do pai
Damares toma decisão e aceita convite da Globo após morte do pai
04/07/2018/ 10:24:32

A cantora gospel Damares será a entrevistada desta semana no “Promessas no G1“. Damares estará falando sobre sua carreira e irá cantar alguns dos seus maiores sucessos.Damares também irá falar sobre a dor de perder o seu pai recentemente. O Pastor Antonio morreu no dia 27 de Maio, depois de complicaçõ...

  • “Deus cuida de mim”: pagodeiro Thiaguinho regrava gospel
“Deus cuida de mim”: pagodeiro Thiaguinho regrava gospel
04/07/2018/ 10:23:10

Após o sucesso da regravação do hit “Ninguém Explica Deus” pelos sertanejos Marcos e Belutti, o projeto Analaga Praise, do produtor Dudu Borges apresenta agora o pagodeiro Thiaguinho com uma nova versão da canção “Deus Cuida de Mim”, do pastor e cantor gospel Kleber Lucas.Em seu perfil nas redes sociais, o ex-vocali...

  • Situação dos meninos presos em caverna são oportunidade de evangelismo, diz missionário
Situação dos meninos presos em caverna são oportunidade de evangelismo, diz missionário
04/07/2018/ 10:21:47

A situação do time de futebol infantil que ficou preso em uma caverna na Tailândia está chamando a atenção do mundo. Os 12 meninos e seu treinador de futebol estavam desaparecidos desde 23 de junho. Encontrados nove dias depois, após intensas buscas, eles poderão ficar meses presos ali devido às condições climá...

  • Projeto Norte: revelação da música cristã lança seu primeiro EP
Projeto Norte: revelação da música cristã lança seu primeiro EP
22/06/2018/ 13:05:05

Em um disco de estreia com 6 faixas, o Projeto Norte se apresenta com o disco “Experimente a Jornada”, com distribuição pela gravadora Sony Music Gospel.Formado por Igor Montijo (voz e violão), Dan Martins (banjo e baixos), Filippe Trindade (guitarra) e Bruno Martins (bateria), o grupo segue um estilo influenciado p...