Noticias
Cruzeiro: quais as faixas de pontuação para avançar na Libertadores desde 2000?
  • Cruzeiro: quais as faixas de pontuação para avançar na Libertadores desde 2000?

O Cruzeiro inicia a semana tendo pela frente o desafio de superar La U no Chile, na próxima quinta-feira, no estádio Nacional, para seguir no encalço da classificação às oitavas da Libertadores. Atualmente, a equipe possui apenas um ponto no torneio. Com quatro jogos por fazer na fase de grupos, a Raposa, caso acumule quatro vitórias contra Universidad de Chile (fora e dentro de casa - dois jogos), Vasco (fora) e Racing (dentro de casa), chegaria a 13 pontos.

Os números do site “Futdados” mostram que todas as 36 equipes que atingiram essa pontuação desde 2000 (excetuando nos números as edições de 2004 e 2010 nas quais, por motivos extracampo, tiveram seus números de participantes (e fórmula de classificação) alterados), conseguiram a vaga nas oitavas. 

A conta também fecha com 12 pontos: 31 das 31 equipes que tiveram essa faixa de pontuação prosseguiram no torneio. Já com 11 pontos, apenas uma equipe em 33 não avançou às oitavas: foi o Audax Italiano em 2007. 

O Cruzeiro esteve por duas vezes neste período de 2000 a 2017 na lista de equipes que prosseguiram às oitavas com 11 pontos. Essa situação aconteceu em 2008 e repetiu-se em 2015.

Boas lembranças contra La U

Em 2014, um ano de Copa do Mundo como o atual, o Cruzeiro avançou ao mata-mata da Libertadores com apenas 10 pontos. Seis equipes em 66 nestas condições não seguiram no torneio internacional. Naquele 2014, a faixa de pontuação foi muito baixa, apenas com o Vélez chegando aos 15 pontos. O Cruzeiro iniciou a guinada para a classificação justamente encarando um confronto decisivo contra La U em Santiago. Venceu por 2 a 0, com gols de Samudio e Bruno Rodrigo. Depois disso venceu o Garcilaso-PER por 3 a 0 no Mineirão e assegurou a vaga com 10 pontos. 

Quando o bicho pega de vez 

Com nove pontos, a situação já é extremamente complicada, uma vez que apenas 62,8% das equipes atingem a proeza da vaga (44 de 70). Nos oito pontos à margem é de 34% (17 equipes de 50), enquanto que com sete apenas quatro equipes em 50 seguiram no torneio (8%). 

E como foi em 2004? 

No ano seguinte à Tríplice Coroa do Cruzeiro, as nove melhores equipes de cada grupo se classificaram para a fase final da Libertadores e as sete segundas colocadas também. As outras quatro equipes tiveram de disputar a repescagem para conseguir a classificação às oitavas de final.

O Cruzeiro esteve entre os nove melhores primeiros, atingindo 13 pontos na chave que possuía Santos Laguna-MEX, Caracas-VEN e Universidad de Concepción-CHI. 

E como foi em 2010? 

Devido a classificação direta de dois clubes mexicanos às oitavas-de-final, apenas os campeões de grupo mais os seis melhores segundos colocados avançaram à fase final da Libertadores, totalizando 14 classificados.

O Cruzeiro obteve a 10ª melhor campanha geral, com 11 pontos no grupo 7, ficando atrás do Vélez-ARG, com 13. Mais uma vez, a Raposa teve na chave um time chileno, naquele ano o Colo-Colo. Os celestes venceram os chilenos por 4 a 1 no Mineirão, e depois empataram por 1 a 1 em Santiago, resultado que selou a vaga nas oitavas. 


Gospel Prime/Liberdade FM - Foto - Divulgação

16/04/2018/ 09:09:57
Outras Notícias
  • Ex-CEO e presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn é preso no Japão
Ex-CEO e presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn é preso no Japão
19/11/2018/ 10:38:52

Carlos Ghosn, presidente do conselho montadora japonesa Nissan, foi preso no Japão nesta segunda-feira (19), segundo a imprensa local. Ele também é ex-presidente da montadora e atualmente preside a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.Em meio a notícias de que o executivo estaria prestes a ser preso, a Nissan divu...

  • Ministros da União Europeia analisam hoje projeto do Brexit
Ministros da União Europeia analisam hoje projeto do Brexit
19/11/2018/ 10:36:04

Firmado na semana passada entre Londres e Bruxelas, o projeto de acordo sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), será submetido à análise dos ministros de Assuntos Europeus do bloco nesta segunda-feira (19), no início de uma semana "dolorosa" que deve terminar com sua adoção...

  • Cenário externo desafia Brasil
Cenário externo desafia Brasil
19/11/2018/ 10:31:21

É comum apontar a dificuldae de articulação política como o maior desafio do governo Jair Bolsonaro. Mas essa, ao menos, é uma questão cuja solução pode estar a seu alcance. Bolsonaro terá de enfrentar outro problema de natureza distinta, sobre o qual não tem nenhuma ingerência: o cenário econômico externo.Forma-se ...

  • Roberto Castello Branco aceita convite para presidir Petrobras
Roberto Castello Branco aceita convite para presidir Petrobras
19/11/2018/ 10:28:25

A assessoria do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta segunda-feira (19) que o economista Roberto Castello Branco aceitou o convite para presidir a Petrobras no governo de Jair Bolsonaro.Castello Branco tem pós-doutorado pela Universidade de Chicago e ocupou cargos de direção no Banco Central e ...

  • Espetáculo dos Saints, chutes decisivos e lesão assustadora marcam a Semana 11 da NFL
Espetáculo dos Saints, chutes decisivos e lesão assustadora marcam a Semana 11 da NFL
19/11/2018/ 10:26:47

A cada semana, o New Orleans Saints vai se consolidando como um dos principais favoritos ao título da temporada da NFL. Neste domingo, Drew Brees & Cia. atropelaram nada menos que os atuais campeões, Philadelphia Eagles. A rodada também teve várias partidas decididas nos segundos finais, com destaque para os chu...

  • Chance de título e eleição: Palmeiras vive semana agitada dentro e fora de campo
Chance de título e eleição: Palmeiras vive semana agitada dentro e fora de campo
19/11/2018/ 10:21:48

O Palmeiras tem pela frente a semana mais decisiva da temporada de 2018. Os assuntos não ficam restritos aos desempenho do time de Felipão no Campeonato Brasileiro e também agitam os bastidores do clube.Na quarta-feira, o Palmeiras depende de uma combinação de resultados para conquistar o título do Ca...