Noticias
Cruzeiro: quais as faixas de pontuação para avançar na Libertadores desde 2000?
  • Cruzeiro: quais as faixas de pontuação para avançar na Libertadores desde 2000?

O Cruzeiro inicia a semana tendo pela frente o desafio de superar La U no Chile, na próxima quinta-feira, no estádio Nacional, para seguir no encalço da classificação às oitavas da Libertadores. Atualmente, a equipe possui apenas um ponto no torneio. Com quatro jogos por fazer na fase de grupos, a Raposa, caso acumule quatro vitórias contra Universidad de Chile (fora e dentro de casa - dois jogos), Vasco (fora) e Racing (dentro de casa), chegaria a 13 pontos.

Os números do site “Futdados” mostram que todas as 36 equipes que atingiram essa pontuação desde 2000 (excetuando nos números as edições de 2004 e 2010 nas quais, por motivos extracampo, tiveram seus números de participantes (e fórmula de classificação) alterados), conseguiram a vaga nas oitavas. 

A conta também fecha com 12 pontos: 31 das 31 equipes que tiveram essa faixa de pontuação prosseguiram no torneio. Já com 11 pontos, apenas uma equipe em 33 não avançou às oitavas: foi o Audax Italiano em 2007. 

O Cruzeiro esteve por duas vezes neste período de 2000 a 2017 na lista de equipes que prosseguiram às oitavas com 11 pontos. Essa situação aconteceu em 2008 e repetiu-se em 2015.

Boas lembranças contra La U

Em 2014, um ano de Copa do Mundo como o atual, o Cruzeiro avançou ao mata-mata da Libertadores com apenas 10 pontos. Seis equipes em 66 nestas condições não seguiram no torneio internacional. Naquele 2014, a faixa de pontuação foi muito baixa, apenas com o Vélez chegando aos 15 pontos. O Cruzeiro iniciou a guinada para a classificação justamente encarando um confronto decisivo contra La U em Santiago. Venceu por 2 a 0, com gols de Samudio e Bruno Rodrigo. Depois disso venceu o Garcilaso-PER por 3 a 0 no Mineirão e assegurou a vaga com 10 pontos. 

Quando o bicho pega de vez 

Com nove pontos, a situação já é extremamente complicada, uma vez que apenas 62,8% das equipes atingem a proeza da vaga (44 de 70). Nos oito pontos à margem é de 34% (17 equipes de 50), enquanto que com sete apenas quatro equipes em 50 seguiram no torneio (8%). 

E como foi em 2004? 

No ano seguinte à Tríplice Coroa do Cruzeiro, as nove melhores equipes de cada grupo se classificaram para a fase final da Libertadores e as sete segundas colocadas também. As outras quatro equipes tiveram de disputar a repescagem para conseguir a classificação às oitavas de final.

O Cruzeiro esteve entre os nove melhores primeiros, atingindo 13 pontos na chave que possuía Santos Laguna-MEX, Caracas-VEN e Universidad de Concepción-CHI. 

E como foi em 2010? 

Devido a classificação direta de dois clubes mexicanos às oitavas-de-final, apenas os campeões de grupo mais os seis melhores segundos colocados avançaram à fase final da Libertadores, totalizando 14 classificados.

O Cruzeiro obteve a 10ª melhor campanha geral, com 11 pontos no grupo 7, ficando atrás do Vélez-ARG, com 13. Mais uma vez, a Raposa teve na chave um time chileno, naquele ano o Colo-Colo. Os celestes venceram os chilenos por 4 a 1 no Mineirão, e depois empataram por 1 a 1 em Santiago, resultado que selou a vaga nas oitavas. 


Gospel Prime/Liberdade FM - Foto - Divulgação

16/04/2018/ 09:09:57
Outras Notícias
  • Técnicos devem apresentar hoje a Guedes proposta final da Previdência
Técnicos devem apresentar hoje a Guedes proposta final da Previdência
12/02/2019/ 09:46:20

Os técnicos do Ministério da Economia devem apresentar nesta terça-feira (12) ao ministro Paulo Guedes a proposta final sobre o texto da reforma da Previdência.A equipe do secretário de Previdência, Rogério Marinho, passou o último fim de semana debruçada sobre o texto. Os responsáveis pela base ...

  • Empresa de helicóptero não podia fazer táxi aéreo, aponta Anac
Empresa de helicóptero não podia fazer táxi aéreo, aponta Anac
12/02/2019/ 09:44:19

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a A...

  • Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
12/02/2019/ 09:41:24

Parlamentares democratas e republicanos anunciaram ter alcançado na noite de segunda-feira (11) um acordo provisório para evitar uma nova paralisação do governo dos Estados Unidos, que poderia acontecer no fim desta semana."Alcançamos um acordo de princípio sobre segurança interna, entre outros", disse o senado...

  • Vistoria no CT do Flamengo hoje vai apurar supostas irregularidades
Vistoria no CT do Flamengo hoje vai apurar supostas irregularidades
12/02/2019/ 09:39:50

Autoridades devem fazer uma inspeção no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, nesta terça-feira (12) para definir se há necessidade de interdição. Corpo de Bombeiros, Prefeitura do Rio e Polícia Civil estarão no local às 10h. O objetivo é apurar possíveis irregularidades no local, onde dez garoto...

  • Era o ateu que mais praticava o amor ao próximo, diz viúva de Boechat
Era o ateu que mais praticava o amor ao próximo, diz viúva de Boechat
12/02/2019/ 09:17:51

A viúva de Ricardo Boechat, Veruska Boechat, afirmou durante o velório do jornalista, que começou na noite de segunda-feira (11) e continuava na manhã desta terça (12), que ele foi o ateu que mais praticava o amor ao próximo.“Meu marido era o ateu que mais praticava o mandamento mais importante de todos, que era o a...

  • CAP anuncia desligamento de Wellington Fajardo do comando técnico
CAP anuncia desligamento de Wellington Fajardo do comando técnico
12/02/2019/ 09:15:14

O Patrocinense anunciou na tarde desta segunda-feira a demissão do técnico Wellington Fajardo. O profissional comandou o time em seis jogos no Campeonato Mineiro, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe atualmente está em quinto lugar, com oito pontos.Internamente, a saída do profissional foi motiv...