Noticias
Conexão Empresarial recebe Ciro Gomes
  • Conexão Empresarial recebe Ciro Gomes

O ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) participa nesta segunda-feira (16) do evento Conexão Empresarial, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. O presidenciável dará uma palestra sobre as perspectivas das eleições, além da conjuntura política e econômica do Brasil. 

Com 9% nas intenções de voto na última pesquisa Datafolha, divulgada nesse domingo (15), Ciro Gomes é um dos principais nomes no pleito. Para muitos, o pedetista é visto como o candidato mais cotado para receber os votos oriundos de eleitores de Lula (PT), após a prisão do petista – o próprio instituto Datafolha mostra que, ao lado de Marina Silva (Rede), é Ciro quem mais herda apoio nos cenários sem a candidatura do ex-presidente.

Acostumado a pronunciamentos fortes, por vezes polêmicos, Ciro Gomes também mantém diálogo aberto com setores do mercado. Durante o evento, ele será recebido por empresários mineiros. 

Em Minas, Ciro também tenta negociar um palanque para o PDT. Ainda sem candidato ao governo estadual, a sigla tem dificuldades em se unir em torno de um nome. O favorito do presidenciável é o do ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB), que atuou com Ciro no Ministério da Integração Nacional durante o governo Lula.

O PDT, inclusive, por meio de intermediações de Ciro e do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, chegou a tentar uma filiação de Lacerda. O ex-prefeito da capital, no entanto, optou por permanecer no PSB, onde mantém boa influência na maioria dos diretórios municipais do Estado.

No ano passado, o ex-ministro sondou Lacerda para integrar sua chapa em nível nacional. As negociações também não foram para frente. Hoje, o ex-prefeito mantém a candidatura ao Palácio Tiradentes, enquanto também conversa com outros partidos e candidatos – outro convite feito, e recusado, era para que ele disputasse o Senado em uma chapa com tucanos.

Evento. O Conexão Empresarial reúne, mensalmente, nomes do empresariado e da política brasileira. Neste ano, os também presidenciáveis Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro da Fazenda, e Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador de São Paulo, já passaram por lá. O objetivo, segundo os organizadores, é trazer, até as eleições, todos os nomes que estarão nas urnas em 2018.

Uma vez por ano, o Conexão também acontece em Tiradentes, no Campo das Vertentes. Neste ano, será entre 14 e 17 de junho, com a presença dos candidatos ao governo de Minas e à Presidência, além de outros postulantes a mandatos parlamentares. O objetivo é ouvir as propostas deles e fazer uma espécie de debate. A cantora Paula Toller, ex-integrante da banda Kid Abelha, também está confirmada. 

Esquerda. Em entrevista à rádio Super Notícia FM no ano passado, Ciro afirmou que não pretendia ser o “candidato da esquerda” em um cenário sem Lula.

Projeto. “A nossa economia, nossas relações internacionais, tudo isso não compreende um projeto de esquerda sectária e ultrapassada”, disse.

Presidente do PDT elogia desempenho 

Brasília. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse estar satisfeito com o desempenho de Ciro Gomes, pré-candidato da legenda a presidente da República, na mais recente pesquisa Datafolha sobre a eleição presidencial 2018, publicada nesse domingo (15). 

No cenário em que Lula não participaria da disputa, Ciro Gomes conta com 9% das intenções de voto, empatado com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. “O resultado está bom. Está dentro do que a gente havia previsto. Agora é avançar”, resumiu. Lupi observa que, numa eleição pulverizada, onde vários partidos apresentam candidatos, já era esperado que, num primeiro momento, o cenário ficasse um pouco indefinido. 


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

16/04/2018/ 09:16:57
Outras Notícias
  • Indígenas são os que têm menos apoio público para pagar faculdade
Indígenas são os que têm menos apoio público para pagar faculdade
19/04/2018/ 10:14:53

Os estudantes indígenas formam o grupo com menor percentual de atendimento nas três principais políticas públicas de acesso ao ensino superior. Segundo os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, 63% dos indígenas que estavam matriculados em 2016 não conseguiram vaga na rede pública, não foram selecionados...

  • TRF-4 julga recurso de José Dirceu contra pena de mais de 30 anos na Lava Jato
TRF-4 julga recurso de José Dirceu contra pena de mais de 30 anos na Lava Jato
19/04/2018/ 10:12:06

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julga a partir das 13h30 desta quinta-feira (19) o recurso de José Dirceu contra pena de 30 anos e 9 meses de prisão. O ex-ministro foi condenado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no processo que investigou as irregularidades...

  • Trump diz que pode desistir de reunião com Coreia do Norte
Trump diz que pode desistir de reunião com Coreia do Norte
19/04/2018/ 10:07:49

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira (19) esperar que uma cúpula sem precedentes com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, será bem-sucedida, mas advertiu que irá cancelar a reunião se achar que não produzirá resultados, segundo a Reuters.Trump disse em coletiva de imprensa conjunta com...

  • MPF solicita que juiz de Montes Claros condenado cumpra pena
MPF solicita que juiz de Montes Claros condenado cumpra pena
19/04/2018/ 10:01:26

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou o cumprimento imediato da pena a que o juiz Danilo Campos, da 5ª Vara Cível de Montes Claros, foi condenado. O magistrado é acusado pelo crime de calúnia e difamação contra funcionários públicos, o que acarretou na condenação a um ano, cinco meses e 23 dias de detenção em...

  • PSB nega interesse em Marina Silva
PSB nega interesse em Marina Silva
19/04/2018/ 09:59:14

BRASÍLIA. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, indicou nessa quinta-feira (18) que o partido não tem interesse em uma aliança eleitoral com a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República pela Rede. O dirigente afirmou que é preciso respeitar a pré-candidatura de Marina da mesma forma ...

  • Eduardo Azeredo insiste em compensação
Eduardo Azeredo insiste em compensação
19/04/2018/ 09:30:01

O ex-governador de Minas e ex-presidente nacional do PSDB Eduardo Azeredo poderá ser preso na próxima semana, após finalizados os recursos à condenação em segunda instância no chamado mensalão mineiro. Os embargos infringentes, última apelação antes da execução penal após a sentença da 9ª Câmara Criminal de Belo Hor...