Noticias
STJ arquiva quarta investigação contra Fernando Pimentel em um ano
  • STJ arquiva quarta investigação contra Fernando Pimentel em um ano

Por decisão do ministro Herman Benjamin, relator do caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivou nesta quinta-feira um dos inquéritos da operação Acrônimo que apurava a participação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) em um suposto esquema nos ministérios da Cultura e da Saúde para a contratação dos serviços da Gráfica e Editora Brasil, pertencente a Benedito de Oliveira Neto, o Bené.

Esta é a quarta investigação contra Pimentel arquivada em menos de um ano no STJ. Apesar das vitórias em sequência, o governador ainda responde a mais dois inquéritos e três denúncias, sendo uma delas já recebida pela Corte.

Na decisão desta quinta, o ministro Herman Benjamin afirmou “inexistirem fatos suficientes para o prosseguimento de persecução penal”. O pedido de arquivamento foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF).

“A própria Procuradoria Geral da República (PGR) reconheceu que nada há na investigação que ligue os fatos a Pimentel, ainda que se os considere verdadeiros, o que também não está comprovado”, disse Eugênio Pacelli, advogado do governador.

O defensor ressaltou ainda que, a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que limitou o foro privilegiado, todos os inquéritos a ações que tramitam contra governadores no STJ tendem a ir para a primeira instância.

Outros casos

Em junho do ano passado, a Corte Especial do STJ já havia arquivado por unanimidade, uma ação penal apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Fernando Pimentel. Nela, ele era acusado de ter superfaturado em R$ 5 milhões uma licitação para a instalação de câmeras no município de Belo Horizonte, quando era prefeito da cidade, em 2004.

Na ocasião, o ministro Og Fernandes, relator do caso, alegou “absoluta falta de provas” e “ausência de justa causa” para rejeitar a denúncia do MPF. Os demais ministros concordaram.

Em agosto, por decisão do ministro Raul Araújo, acolhendo pedido do Ministério Público, a Corte arquivou uma sindicância contra Pimentel que apurava suposta obstrução às investigações da operação Lava Jato. A sindicância havia sido aberta quatro meses antes, com base nas delações da Odebrecht, a pedido do ministro Edson Fachin, relator da operação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em suas delações, os executivos João Carlos Mariz Nogueira e Marcelo Odebrecht afirmaram ter pedido a Pimentel, então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que ele informasse à presidente Dilma Rousseff que a empreiteira estava preocupada com os rumos da Lava Jato. À época, o petista era ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Já em fevereiro deste ano, o Superior Tribunal de Justiça arquivou investigação em que Fernando Pimentel era acusado de receber pagamento “não oficial” envolvendo a campanha de Patrus Ananias (PT) à prefeitura de Belo Horizonte, em 2012. Também naquele caso o processo foi arquivado a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). 

A apuração, que estava sob a supervisão do ministro Humberto Martins, havia sido iniciada a partir da delação da empresária Mônica Moura, mulher do ex-marqueteiro do PT João Santana, que disse que Pimentel viajou em jatinho carregando uma maleta com R$ 800 mil para o pagamento “não oficial” à campanha de Patrus.


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

11/05/2018/ 09:38:58
Outras Notícias
  • Quase 240 jogos e 69 rivais depois, Brasil encontra a Bélgica pela quinta vez
Quase 240 jogos e 69 rivais depois, Brasil encontra a Bélgica pela quinta vez
04/07/2018/ 11:16:01

Brasil e Bélgica vão medir forças num mata-mata de Copa do Mundo pela segunda vez na história. Mas trata-se de um confronto raro no futebol. Quando entrarem em campo em Kazan, na próxima sexta-feira, será apenas a quinta vez que as duas seleções vão se enfrentar.A última foi justamente em um Mundial: vitória da Sele...

  • Todas as vacinas do calendário de adultos estão abaixo da meta de cobertura ideal
Todas as vacinas do calendário de adultos estão abaixo da meta de cobertura ideal
04/07/2018/ 11:14:13

Com o surto de febre amarela no último ano, vários brasileiros se viram diante de uma dúvida: eu já tomei essa vacina? A grande maioria não sabia a resposta. A indicação foi revacinar os adultos mesmo que muitos já tivessem tomado a vacina.O calendário de vacinação não é usado apenas para as crianças, mas muitos adu...

  • Juventus espera um sinal de Cristiano Ronaldo para tentar sua contratação
Juventus espera um sinal de Cristiano Ronaldo para tentar sua contratação
04/07/2018/ 11:08:09

De todos os clubes aos quais Jorge Mendes já ofereceu Cristiano Ronaldo, só a Juventus não fechou-lhe a porta. O clube presidido por Andrea Agnelli está fazendo contas para ver se há a possibilidade de entabular conversações com o Real Madrid para contratar o jogador português de 33 anos. Fo...

  • Trabalhador de 42 anos morre após acidente com limpador de café
Trabalhador de 42 anos morre após acidente com limpador de café
04/07/2018/ 11:05:18

PATROCÍNIO (MG) -  Por volta das 14m15m de terça-feira, 04/07, o Corpo de Bombeiros foi acionado e comparecereu na Fazenda São Bernardo, zoan rural de Patrocínio (MG),  onde segundo o solicitante, havia ocorrido um acidente em um limpador de soprar café.Chegando no local os militares depararam com a vítima Valter Sa...

  • Kevin Spacey é investigado por mais três acusações de assédio sexual
Kevin Spacey é investigado por mais três acusações de assédio sexual
04/07/2018/ 11:01:30

A divisão de investigação de abuso infantil e sexual da Scotland Yard está investigando mais três denúncias de assédio sexual contra o ator Kevin Spacey. Com isso, já são seis os casos de conduta inapropriada envolvendo o ator enquanto estava em Londres. De acordo com o site TMZ, três homens vieram a público no...

  • América goleia time Sub-23 em primeiro teste de Ricardo Drubscky
América goleia time Sub-23 em primeiro teste de Ricardo Drubscky
04/07/2018/ 11:00:20

O América mostrou um bom desempenho no primeiro teste sob o comando de Ricardo Drubscky, anunciado há duas semanas como novo técnico do Coelho.Em jogo treino contra o time Sub-23, que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a equipe principal do Coelho goleou por 6 a 1, em jogo-treino realizado na manhã desta...