Noticias
Populistas assumem o governo da Itália nesta sexta-feira
  • Populistas assumem o governo da Itália nesta sexta-feira

O primeiro governo de aliança entre um jovem partido antissistema e uma formação de extrema-direita está a poucas horas de tomar posse nesta sexta-feira em Roma, um Executivo liderado por Giuseppe Conte, um jurista sem experiência política que prometeu acabar com a austeridade na Itália.

Depois de quase três meses de negociações, com direito a idas e vindas inéditas mesmo para um país acostumado a crises políticas como a Itália, o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e o partido de ultradireita Liga forjaram um acordo com o presidente Sergio Mattarella, que exigia garantias para a permanência do país na zona do euro. 

No domingo, Mattarella vetou a primeira proposta de Executivo dos dois partidos, mas após novas negociações, aprovou, visivelmente aliviado, uma nova lista de ministros, que devem prestar juramento às 16H00 locais (11H00 de Brasília). A votação de confiança no Parlamento deve acontecer no início da próxima semana. 

O primeiro-ministro será o professor Giuseppe Conte, um jurista sem experiência política que já havia sido escolhido como o principal nome do Executivo há 15 dias.

Os líderes do M5S, Luigi Di Maio, e da Liga, Matteo Salvini, ocuparão ministérios importantes.

Na parada militar de sábado para celebrar o feriado nacional, Salvini sentará ao lado do presidente Mattarella. 

Salvini, conhecido por suas posições contra a imigração e que havia prometido expulsar 500.000 imigrantes ilegais, será o ministro do Interior.

Di Maio será o titular do novo ministério do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, reflexo de suas promessas de caráter social, como o salário de cidadania. 

O posto chave e epicentro da discórdia, o cargo de ministro da Economia e das Finanças, ficará a cargo de Giovanni Tria, um professor de Economia Política próximo às ideias da Liga na área fiscal, mas favorável à permanência da Itália no euro. 

Paolo Savona, o economista de 81 anos que havia sido inicialmente apontado para o cargo, mas que foi rejeitado por Mattarella por suas posturas contrárias ao euro, com declarações como a da que a moeda única era "um prisão alemã", agora será ministro de Assuntos Europeus. 

O gabinete de 18 ministros, apenas cinco mulheres, reflete quase um equilíbrio entre os dois partidos, apesar da Liga ter recebido 17% dos votos nas eleições del 4 de março, contra 32% para o M5S. 


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

01/06/2018/ 13:30:03
Outras Notícias
  • Goleiro Fábio volta a La Bombonera em caminhada pela consagração na Libertadores
Goleiro Fábio volta a La Bombonera em caminhada pela consagração na Libertadores
19/09/2018/ 09:50:37

BUENOS AIRES – As quatro vitórias como visitante nos confrontos já disputados pelas Copas do Brasil e Libertadores em 2018 estão longe de ser um mérito ofensivo do Cruzeiro. Muito pelo contrario. Com apenas um gol sofrido nesses jogos de mata-mata pelas duas competições, a importância do setor defensivo do time de M...

  • Resgate de museu demorará anos e pode ter ajuda de 3D
Resgate de museu demorará anos e pode ter ajuda de 3D
19/09/2018/ 09:48:13

Segundo a Diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o Museu Nacional, que teve a maior parte da estrutura destruída por um incêndio neste mês, tem um backup atualizado em fevereiro de todo o acervo, o que permitirá que, mesmo qu...

  • Tufão Mangkhut já matou 81 pessoas nas Filipinas
Tufão Mangkhut já matou 81 pessoas nas Filipinas
19/09/2018/ 09:46:16

O número de mortos com a passagem do tufão Mangkhut pelas Filipinas subiu nesta quarta-feira (19) para 81, informaram as autoridades, enquanto os socorristas prosseguem em sua busca de desaparecidos sob toneladas de lama trazidas por um deslizamento de terra. O mais potente no mundo desde o início do ano, o tuf...

  • Bolsonaro 'permanece estável' e sem alimentação oral, diz hospital
Bolsonaro 'permanece estável' e sem alimentação oral, diz hospital
17/09/2018/ 18:41:59

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, permanece internado na unidade semi-intensiva de acordo com boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele permanece desde o último dia 7. Seu quadro clínico continua estável e sem intercorrências.Bolsonaro...

  • Prisão de Lula 'dificilmente' será derrubada por recurso a ser julgado no STF, diz Toffoli
Prisão de Lula 'dificilmente' será derrubada por recurso a ser julgado no STF, diz Toffoli
17/09/2018/ 18:40:09

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira (17) que “dificilmente” a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva será derrubada no julgamento em plenário de recurso apresentado pela defesa do ex-presidente.No recurso, a defesa tenta reverter decisão do próprio plenário que, em ...

  • Alckmin promete escola a todas as crianças de 4 e 5 anos
Alckmin promete escola a todas as crianças de 4 e 5 anos
17/09/2018/ 18:38:03

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (17), em Brasília, que, se eleito, vai garantir vagas na pré-escola para todas as crianças de 4 e 5 anos. O candidato também prometeu acesso à creche para crianças de até 3 anos.Ele se encontrou com a representante do F...