Notícias
PT lança Lula candidato em Minas
  • PT lança Lula candidato em Minas

O Partido dos Trabalhadores escolheu Minas Gerais para lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) à Presidência da República. Será no domingo, dia 10 de junho. É o sinal do PT de que, até as convenções, no fim de julho e início de agosto, a legenda não tratará de outro nome, a não ser o de Lula.
A insistência durará até que tribunais superiores vetem Lula nas urnas. Assim, o PT espera pegar carona na insatisfação nacional, incendiada com a greve dos caminhoneiros.

São esperadas em Belo Horizonte as lideranças nacionais da legenda, como a senadora Gleisi Hoffman. O governador Fernando Pimentel (PT) pretende ir na esteira de Lula para tentar um segundo mandato em Minas.

Lula mantém popularidade
Conforme o Barômetro Político medido pelo Ipsos em maio, ele manteve seu alto índice de aprovação, com 45%. Lula é o melhor avaliado entre os 21 nomes monitorados. A condenação e a prisão, que completou um mês em 7 de maio, não abalaram a imagem do político. No levantamento de abril, ele tinha 42% de aprovação.

“Lula deixou o governo com aprovação alta e a memória afetiva de quem votou nele permaneceu positiva. Isso reflete não somente a força da imagem de Lula, mas também o vácuo de lideranças dentro e fora do PT”, avalia Danilo Cersosimo, diretor de Ipsos Public Affairs.

O juiz Sérgio Moro foi o segundo com maior aprovação (40%), seguido pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (37%), que desistiu da candidatura à Presidência no início de maio. Os dois fazem parte do seleto grupo que possui aprovação acima de 20%. Compõem essa lista a ex-ministra Marina Silva (Rede) com 30% de aprovação, a ministra do STF Carmen Lúcia com 25% e o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) com 23%.

Entre os pré-candidatos, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) possuem aprovação de 17%. O ex-prefeito João Dória (PSDB) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso são os últimos da lista de 21 nomes que possuem índice de aprovação com dois dígitos: 14% e 13%, respectivamente.

Petrobras
Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas, para discutir a greve dos caminhoneiros, representantes de sindicatos ligados à Petrobras informaram que, de julho de 2016 a abril de 2018, a Petrobras promoveu 216 reajustes da gasolina e do óleo diesel. Nos últimos 30 dias, os aumentos foram quase diários. Houve questionamentos quanto à política de preços da Companhia.

O que passou desapercebido foram os impostos estaduais, responsáveis, por exemplo, por 31% da composição de preços da gasolina.

O que não se fala ainda é que, no governo Dilma, os preços só eram baixos porque foram represados, impondo custos à empresa. Os consumidores parecem ter se esquecido também do caso Pasadena. Quando Dilma Rousseff foi presidente do Conselho da Petrobras, em 2006, a empresa comprou a refinaria. Uma operação com altos custos para a petroleira e que foi alvo de um dos maiores escândalos vistos no país. 


hoje em Dia/Liberdade FM - Foto - Divulgação

01/06/2018/ 13:36:59
Outras Notícias
  • Novo e Rede correm por fora na disputa pelo Palácio da Liberdade
Novo e Rede correm por fora na disputa pelo Palácio da Liberdade
23/07/2018/ 10:48:42

Enquanto a maioria dos partidos se prepara para as convenções para os últimos dias do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até 5 de agosto, as legendas menores se antecipam para tentar fisgar o eleitorado em Minas Gerais, em meio a uma disputa polarizada entre PSDB e PT.Pré-candidato pelo partido...

  • Deputado estadual do Paraná morre em acidente aéreo
Deputado estadual do Paraná morre em acidente aéreo
23/07/2018/ 10:19:51

O deputado estadual do Paraná Bernardo Ribas Carli (PSDB) morreu na manhã deste domingo, 22, após ser vítima de um acidente aéreo no trajeto entre a cidade de Guarapuava, na região dos Campos Gerais, e União da Vitória, no sul do Estado. O monomotor caiu na cidade de Paula Freitas, a 20 quilômetros do destino final ...

  • Cunhado de Ana Hickman é julgado nesta segunda-feira
Cunhado de Ana Hickman é julgado nesta segunda-feira
18/12/2017/ 09:41:03

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais deve decidir nesta segunda-feira (18) se o cunhado da apresentadora Ana Hickman, Gustavo Bello Correa, irá a júri popular. Ele foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por homicídio doloso pela morte de Rodrigo Augusto de Pádua, de 30 anos, fã que tentou mat...

  • Incêndios florestais em Portugal deixam pelo menos 27 mortos.
Incêndios florestais em Portugal deixam pelo menos 27 mortos.
16/10/2017/ 10:46:42

Pelo menos 27 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas nos incêndios que afetam neste domingo a região central e o norte de Portugal, onde mais de 5.300 bombeiros tentam controlar as chamas.Duas das vítimas morreram no município de Penacova, no distrito de Coimbra, enquanto a terceira morreu em Sertã, no distri...

  • Dois mortos e feridos em acidente envolvendo três veículos na MG 230
Dois mortos e feridos em acidente envolvendo três veículos na MG 230
16/10/2017/ 10:20:36

Um Fiat Uno de cor preta placas FBN 2604 de Santa Juliana, conduzido pela vítima fatal Jackson Rodrigues de Souza, 24 anos, seguia sentido Patrocínio e Ibiá, aparentemente perdeu o controle, saiu da pista pela da esquerda, na contramão e bateu na lateral direita do  Fiat Uno Mille Way de cor vermelha placa...

  • Dono dos Cowboys proíbe protesto em Hino, e sindicato do trabalho aponta abuso
Dono dos Cowboys proíbe protesto em Hino, e sindicato do trabalho aponta abuso
11/10/2017/ 14:01:10

A polêmica dos protestos durante o hino nacional dos Estados Unidos em partidas da NFL parece não ter fim. Jerry Jones, dono do Dallas Cowboys e maior patrocinador da campanha de Donald Trump, foi o responsável por colocar mais lenha na fogueira desta vez. Após a derrota por 35 a 31 para o Green Bay Packers, no...