Noticias
PM de Minas estaria maquiando estatísticas de criminalidade
  • PM de Minas estaria maquiando estatísticas de criminalidade

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Sargento Rodrigues (PTB), denunciou nesta terça-feira (3), em entrevista à rádio Super Notícia FM, que policiais militares estariam maquiando boletins de ocorrência a mando do Comando de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. A prática teria o objetivo de reduzir as estatísticas de criminalidade. Na noite desta terça-feira, o Ministério Público de Minas Gerais informou que existe uma investigação a respeito de equívocos em registros de Boletins de Ocorrências (BOs). No entanto, o órgão explicou que detalhes só poderiam ser informados nesta quarta-feira (4).

Segundo a denúncia de Rodrigues, em vez de registrar um crime como roubo, por exemplo, o BO estaria sendo preenchido como se o delito cometido se tratasse de um furto. No caso de tentativa de homicídio, os policiais estariam registrando como lesão corporal. A Polícia Militar (PM) nega a prática. 

Apenas neste ano, até maio, foram registrados 1.484 homicídios tentados no Estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Com relação aos roubos, foram 35.253 casos no mesmo período.

O parlamentar afirmou que as denúncias chegam referentes a diversos batalhões da capital e do interior, como Frutal, no Triângulo Mineiro. Nos relatos, policiais teriam contado ao representante da ALMG que as vítimas de roubo, por exemplo, chegam a sofrer uma espécie de pressão psicológica ao registrar o BO. Isso porque os militares perguntam diversas vezes como ocorreu o crime, se o criminoso estava realmente armado e qual arma havia sido usada.

Um policial militar ouvido pela reportagem, que pediu anonimato, confirmou que há a orientação. “O comandante quer reduzir as estatísticas. Isso acontece muito. Piorou demais com a crise financeira pela qual o Estado passa”, afirmou. Para Rodrigues, que diz ter recebido boletins de ocorrência nos quais a maquiagem no delito teria sido feita, três fatores explicam a situação: redução de recursos para a polícia, falta de efetivo e alta do desemprego – que, na visão do parlamentar, aumenta o número de crimes contra o patrimônio.

Na entrevista concedida à rádio, Rodrigues ainda relembrou que, em agosto do ano passado, o promotor Henrique Nogueira Macedo contou em audiência pública que passou por situação semelhante. 

Na ocasião, Macedo chegou em seu carro e deparou-se com um bandido armado, que fugiu. Na ocasião, o suspeito foi preso. No entanto, o crime foi registrado como furto tentado. O promotor revelou que questionou o militar e que ele teria respondido: “Doutor, você sabe como é, se colocar roubo aqui para as estatísticas pega mal para gente”, detalhou Macedo na época. Na terça-feira, a reportagem tentou contato com o promotor, mas não obteve sucesso. 

O sargento acrescentou que vem denunciado a manipulação de dados desde que a PM era comandada pelo coronel Marco Antônio Badaró Bianchini. À reportagem, o coronel informou que prefere não se manifestar, já que desconsidera qualquer manifestação do deputado. 

Análise. Membro do Fórum Brasileiro de Segurança, Robson Sávio informa que, da maneira como o sistema de segurança funciona no Brasil, a possibilidade de suspeição com relação aos registros é uma realidade. Isso acontece, segundo ele, porque não há investimento e articulação entre as polícias Militar e Civil. 

Segundo o especialista, um erro no registro de um BO, por exemplo, poderia ser corrigido na investigação da Polícia Civil. “O policial que faz o primeiro registro não continua fazendo as apurações. Seria fundamental ter mais investimento, mas investiga-se o que se quer, e o sistema não funciona de maneira adequada”, afirmou.


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

04/07/2018/ 10:33:05
Outras Notícias
  • Quase 240 jogos e 69 rivais depois, Brasil encontra a Bélgica pela quinta vez
Quase 240 jogos e 69 rivais depois, Brasil encontra a Bélgica pela quinta vez
04/07/2018/ 11:16:01

Brasil e Bélgica vão medir forças num mata-mata de Copa do Mundo pela segunda vez na história. Mas trata-se de um confronto raro no futebol. Quando entrarem em campo em Kazan, na próxima sexta-feira, será apenas a quinta vez que as duas seleções vão se enfrentar.A última foi justamente em um Mundial: vitória da Sele...

  • Todas as vacinas do calendário de adultos estão abaixo da meta de cobertura ideal
Todas as vacinas do calendário de adultos estão abaixo da meta de cobertura ideal
04/07/2018/ 11:14:13

Com o surto de febre amarela no último ano, vários brasileiros se viram diante de uma dúvida: eu já tomei essa vacina? A grande maioria não sabia a resposta. A indicação foi revacinar os adultos mesmo que muitos já tivessem tomado a vacina.O calendário de vacinação não é usado apenas para as crianças, mas muitos adu...

  • Juventus espera um sinal de Cristiano Ronaldo para tentar sua contratação
Juventus espera um sinal de Cristiano Ronaldo para tentar sua contratação
04/07/2018/ 11:08:09

De todos os clubes aos quais Jorge Mendes já ofereceu Cristiano Ronaldo, só a Juventus não fechou-lhe a porta. O clube presidido por Andrea Agnelli está fazendo contas para ver se há a possibilidade de entabular conversações com o Real Madrid para contratar o jogador português de 33 anos. Fo...

  • Trabalhador de 42 anos morre após acidente com limpador de café
Trabalhador de 42 anos morre após acidente com limpador de café
04/07/2018/ 11:05:18

PATROCÍNIO (MG) -  Por volta das 14m15m de terça-feira, 04/07, o Corpo de Bombeiros foi acionado e comparecereu na Fazenda São Bernardo, zoan rural de Patrocínio (MG),  onde segundo o solicitante, havia ocorrido um acidente em um limpador de soprar café.Chegando no local os militares depararam com a vítima Valter Sa...

  • Kevin Spacey é investigado por mais três acusações de assédio sexual
Kevin Spacey é investigado por mais três acusações de assédio sexual
04/07/2018/ 11:01:30

A divisão de investigação de abuso infantil e sexual da Scotland Yard está investigando mais três denúncias de assédio sexual contra o ator Kevin Spacey. Com isso, já são seis os casos de conduta inapropriada envolvendo o ator enquanto estava em Londres. De acordo com o site TMZ, três homens vieram a público no...

  • América goleia time Sub-23 em primeiro teste de Ricardo Drubscky
América goleia time Sub-23 em primeiro teste de Ricardo Drubscky
04/07/2018/ 11:00:20

O América mostrou um bom desempenho no primeiro teste sob o comando de Ricardo Drubscky, anunciado há duas semanas como novo técnico do Coelho.Em jogo treino contra o time Sub-23, que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a equipe principal do Coelho goleou por 6 a 1, em jogo-treino realizado na manhã desta...