Noticias
Decisão de Aécio ameaça tirar votos de presidente tucano
  • Decisão de Aécio ameaça tirar votos de presidente tucano

O anúncio feito por Aécio Neves na última semana de que concorrerá a uma cadeira na Câmara dos Deputados em vez de tentar a reeleição ao Senado, causou mal-estar entre o senador e Domingos Sávio, presidente do PSDB no Estado. Isso porque o senador vai disputar votos na mesma região do mandatário da legenda.

Nas eleições de 2014, Divinópolis e São João del Rei ficaram entre as três cidades em que Domingos Sávio foi mais votado. O terceiro município foi Belo Horizonte.

As duas localidades ajudaram para a soma dos votos de Aécio tanto nas eleições de 2010, quando foi eleito para o Senado, quanto em 2014, quando disputou o Palácio do Planalto contra Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Essa força do senador na região deixou Domingos Sávio receoso sobre a possibilidade de perder votos para o aliado de legenda.

Entretanto, de acordo com interlocutores do partido, depois de uma boa conversa, o presidente da sigla se entendeu com o antigo companheiro e aceitou o desejo de Aécio de concorrer à Câmara dos Deputados. 

O anúncio da última quinta-feira foi realizado em um sítio na cidade de São João del Rei. De acordo com fontes que estavam presentes no local, Aécio soltou o comunicado depois de ser questionado e pressionado com frequência por membros da cúpula tucana sobre qual caminho ele seguiria nas eleições deste ano.

Ainda segundo esses interlocutores, o senador tem planejado voos altos já contando com a aprovação de seu nome. Além disso, o tucano planeja disputar a presidência da Câmara dos Deputados. 

Entretanto, aliados duvidam que ele ainda tenha condições de conseguir uma grande mobilização entre os parlamentares para alcançar a chefia da Casa. Esse enfraquecimento está ligado à divulgação das gravações de conversas entre Aécio e o empresário Joesley Batista, da JBS. Nos áudios, o tucano pede R$ 2 milhões ao empresário.

Os assessores do senador afirmam que a deliberação da vida política de Aécio poderá acontecer no prazo de uma semana, em conjunto com os parlamentares do PSDB e do pré-candidato da sigla ao Palácio da Liberdade, o senador Antonio Anastasia. 

Aliás, como noticiou em março, ele aceitou disputar novamente o governo do Estado com a condição de que Aécio não tentasse a reeleição e que o comando da campanha ficasse em sua mão.

Na época, Anastasia estava resistente em disputar novamente o governo, mas sofreu pressão dos parlamentares do PSDB e de partidos que participaram de sua gestão e de Aécio no Estado para concorrer novamente. Ele era apontado, naquele momento, como o único nome que poderia aglutinar todas as forças novamente.

Enquanto isso, em Minas, aliados que já iniciaram a pré-campanha evitam até mesmo citar o nome do senador durante agendas. “Ninguém fala de Aécio em evento algum, virou um assunto complicado”,conta uma liderança aliada do PSDB.
A coluna tentou contato com Domingos Sávio e com a assessoria de Aécio Neves, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. 


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

23/07/2018/ 10:12:45
Outras Notícias
  • River Plate vence por 3 x 1 o Boca Juniors e conquista a Libertadores
River Plate vence por 3 x 1 o Boca Juniors e conquista a Libertadores
10/12/2018/ 09:29:54

Em uma partida emocionante, o River Plate venceu por 3 x1 o Boca Juniors, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha), no jogo de volta da final da Taça Libertadores, nesse domingo, 9. A partida foi decidida na prorrogação, após o jogo ter terminado em 1 a 1, no tempo normal.O jogo final da Libertadores, realiz...

  • Eduardo Bolsonaro descarta apoio do PSL a Maia: 'outras preferências'
Eduardo Bolsonaro descarta apoio do PSL a Maia: 'outras preferências'
10/12/2018/ 09:26:58

O deputado federal Eduardo Bolsonaro ( PSL-SP ), filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) descarta o apoio de seu partido ao atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa pelo comando da Casa em fevereiro do ano que vem.Questionado pelo blog neste sábado (8),...

  • Executiva da Huawei presa no Canadá pede libertação por motivos de saúde
Executiva da Huawei presa no Canadá pede libertação por motivos de saúde
10/12/2018/ 09:24:50

A executiva do grupo chinês de telefonia Huawei presa no Canadá a pedido da justiça dos Estados Unidos solicitou a libertação por razões de saúde.Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei, afirmou que sofre de hipertensão grave, indica um documento apresentado no domingo.Meng foi detida em Vancouver no início...

  • Economia do Japão tem maior contração em 4 anos no 3º tri
Economia do Japão tem maior contração em 4 anos no 3º tri
10/12/2018/ 09:23:51

A economia do Japão registrou a maior contração em mais de quatro anos no terceiro trimestre uma vez que as empresas reduziram os gastos, ameaçando refrear as perspectivas de investimento em 2019 conforme o país enfrenta a desaceleração do crescimento global e os atritos comerciais.O Produto Interno Bruto (PIB) do J...

  • Imposto de Renda 2018: Receita abre consulta ao último lote de restituição
Imposto de Renda 2018: Receita abre consulta ao último lote de restituição
10/12/2018/ 09:20:53

A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (10) as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2018. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo pa...

  • Quenianos são os campeões nas categorias masculina e feminina da Volta Internacional da Pampulha
Quenianos são os campeões nas categorias masculina e feminina da Volta Internacional da Pampulha
10/12/2018/ 09:18:36

Os quenianos sãos os campeões da XX Volta Internacional da Pampulha que aconteceu na manhã deste domingo (9). O vencedor na categoria masculina é Nicolas Kogsey, que venceu com o tempo de 55 minutos e 9 segundos. Já na categoria feminina, quem venceu foi Sharon Arusho, com o tempo de 1 hora, 5 minutos e 11 segundos....