Noticias
Decisão de Aécio ameaça tirar votos de presidente tucano
  • Decisão de Aécio ameaça tirar votos de presidente tucano

O anúncio feito por Aécio Neves na última semana de que concorrerá a uma cadeira na Câmara dos Deputados em vez de tentar a reeleição ao Senado, causou mal-estar entre o senador e Domingos Sávio, presidente do PSDB no Estado. Isso porque o senador vai disputar votos na mesma região do mandatário da legenda.

Nas eleições de 2014, Divinópolis e São João del Rei ficaram entre as três cidades em que Domingos Sávio foi mais votado. O terceiro município foi Belo Horizonte.

As duas localidades ajudaram para a soma dos votos de Aécio tanto nas eleições de 2010, quando foi eleito para o Senado, quanto em 2014, quando disputou o Palácio do Planalto contra Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Essa força do senador na região deixou Domingos Sávio receoso sobre a possibilidade de perder votos para o aliado de legenda.

Entretanto, de acordo com interlocutores do partido, depois de uma boa conversa, o presidente da sigla se entendeu com o antigo companheiro e aceitou o desejo de Aécio de concorrer à Câmara dos Deputados. 

O anúncio da última quinta-feira foi realizado em um sítio na cidade de São João del Rei. De acordo com fontes que estavam presentes no local, Aécio soltou o comunicado depois de ser questionado e pressionado com frequência por membros da cúpula tucana sobre qual caminho ele seguiria nas eleições deste ano.

Ainda segundo esses interlocutores, o senador tem planejado voos altos já contando com a aprovação de seu nome. Além disso, o tucano planeja disputar a presidência da Câmara dos Deputados. 

Entretanto, aliados duvidam que ele ainda tenha condições de conseguir uma grande mobilização entre os parlamentares para alcançar a chefia da Casa. Esse enfraquecimento está ligado à divulgação das gravações de conversas entre Aécio e o empresário Joesley Batista, da JBS. Nos áudios, o tucano pede R$ 2 milhões ao empresário.

Os assessores do senador afirmam que a deliberação da vida política de Aécio poderá acontecer no prazo de uma semana, em conjunto com os parlamentares do PSDB e do pré-candidato da sigla ao Palácio da Liberdade, o senador Antonio Anastasia. 

Aliás, como noticiou em março, ele aceitou disputar novamente o governo do Estado com a condição de que Aécio não tentasse a reeleição e que o comando da campanha ficasse em sua mão.

Na época, Anastasia estava resistente em disputar novamente o governo, mas sofreu pressão dos parlamentares do PSDB e de partidos que participaram de sua gestão e de Aécio no Estado para concorrer novamente. Ele era apontado, naquele momento, como o único nome que poderia aglutinar todas as forças novamente.

Enquanto isso, em Minas, aliados que já iniciaram a pré-campanha evitam até mesmo citar o nome do senador durante agendas. “Ninguém fala de Aécio em evento algum, virou um assunto complicado”,conta uma liderança aliada do PSDB.
A coluna tentou contato com Domingos Sávio e com a assessoria de Aécio Neves, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. 


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

23/07/2018/ 10:12:45
Outras Notícias
  • Bolsonaro diz que filho cotado para embaixada tem 'vivência internacional' e 'frita hambúrguer'
Bolsonaro diz que filho cotado para embaixada tem 'vivência internacional' e 'frita hambúrguer'
16/07/2019/ 09:49:12

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (16) que o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), cotado para assumir a embaixada do Brasil em Washington, tem experiência internacional, fala inglês e espanhol, e ainda sabe fritar hambúrguer.Antes de uma reunião com ministros, no Palácio da Alvorada, Bolsonaro não r...

  • Pistola encontrada na casa da deputada Flordelis foi usada na morte de pastor, confirma perícia
Pistola encontrada na casa da deputada Flordelis foi usada na morte de pastor, confirma perícia
16/07/2019/ 09:47:36

Um exame de confronto balístico confirmou que a arma encontrada na casa da deputada federal Flordelis foi usada na morte do pastor Anderson do Carmo. O crime completa um mês nesta terça-feira (16).O celular da vítima, considerado uma prova importante, ainda não apareceu.O resultado da perícia do Instituto ...

  • Flordelis usa a pulseira do marido que ela havia dito que sumiu
Flordelis usa a pulseira do marido que ela havia dito que sumiu
16/07/2019/ 09:46:01

O crime contra o pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal Flordelis (PSD), completa um mês nesta terça-feira (16). Dois filhos do casal permanecem presos suspeitos do crime ocorrido em Niterói. Trinta dias depois da execução, o celular do pastor permanece desaparecido.Os investigadores aguardam...

  • Estudante brasileiro é achado morto na China, diz Itamaraty
Estudante brasileiro é achado morto na China, diz Itamaraty
16/07/2019/ 09:43:30

O estudante gaúcho Leonardo Cláudio da Rosa foi encontrado morto na China, segundo confirmou nesta segunda-feira (15) a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Itamaraty. Ele era acadêmico do curso de Letras desde 2015, iniciou um intercâmbio em Pequim no segundo semestre do ano passado e retornaria no...

  • Terremoto danifica prédios e templos na Indonésia
Terremoto danifica prédios e templos na Indonésia
16/07/2019/ 09:41:42

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu Bali e outras ilhas na região central da Indonésia nesta terça-feira (16). Vários edifícios ficaram danificados e moradores entraram em pânico. Uma pessoa ficou ferida, de acordo com um primeiro balanço divulgado pela Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigl...

  • Missão espacial tripulada da SpaceX parece 'cada vez mais difícil' em 2019, diz executivo
Missão espacial tripulada da SpaceX parece 'cada vez mais difícil' em 2019, diz executivo
16/07/2019/ 09:40:10

Hans Koenigsmann, executivo da SpaceX, disse nesta segunda-feira (15) que o plano de enviar seres humanos para o espaço em 2019 parece "cada vez mais difícil". A companhia investiga os motivos da explosão de uma das cápsulas Crew Dragon durante um teste na Força Aérea da Flórida. O incidente ocorreu pouco antes...