Noticias
Decisão de Aécio ameaça tirar votos de presidente tucano
  • Decisão de Aécio ameaça tirar votos de presidente tucano

O anúncio feito por Aécio Neves na última semana de que concorrerá a uma cadeira na Câmara dos Deputados em vez de tentar a reeleição ao Senado, causou mal-estar entre o senador e Domingos Sávio, presidente do PSDB no Estado. Isso porque o senador vai disputar votos na mesma região do mandatário da legenda.

Nas eleições de 2014, Divinópolis e São João del Rei ficaram entre as três cidades em que Domingos Sávio foi mais votado. O terceiro município foi Belo Horizonte.

As duas localidades ajudaram para a soma dos votos de Aécio tanto nas eleições de 2010, quando foi eleito para o Senado, quanto em 2014, quando disputou o Palácio do Planalto contra Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Essa força do senador na região deixou Domingos Sávio receoso sobre a possibilidade de perder votos para o aliado de legenda.

Entretanto, de acordo com interlocutores do partido, depois de uma boa conversa, o presidente da sigla se entendeu com o antigo companheiro e aceitou o desejo de Aécio de concorrer à Câmara dos Deputados. 

O anúncio da última quinta-feira foi realizado em um sítio na cidade de São João del Rei. De acordo com fontes que estavam presentes no local, Aécio soltou o comunicado depois de ser questionado e pressionado com frequência por membros da cúpula tucana sobre qual caminho ele seguiria nas eleições deste ano.

Ainda segundo esses interlocutores, o senador tem planejado voos altos já contando com a aprovação de seu nome. Além disso, o tucano planeja disputar a presidência da Câmara dos Deputados. 

Entretanto, aliados duvidam que ele ainda tenha condições de conseguir uma grande mobilização entre os parlamentares para alcançar a chefia da Casa. Esse enfraquecimento está ligado à divulgação das gravações de conversas entre Aécio e o empresário Joesley Batista, da JBS. Nos áudios, o tucano pede R$ 2 milhões ao empresário.

Os assessores do senador afirmam que a deliberação da vida política de Aécio poderá acontecer no prazo de uma semana, em conjunto com os parlamentares do PSDB e do pré-candidato da sigla ao Palácio da Liberdade, o senador Antonio Anastasia. 

Aliás, como noticiou em março, ele aceitou disputar novamente o governo do Estado com a condição de que Aécio não tentasse a reeleição e que o comando da campanha ficasse em sua mão.

Na época, Anastasia estava resistente em disputar novamente o governo, mas sofreu pressão dos parlamentares do PSDB e de partidos que participaram de sua gestão e de Aécio no Estado para concorrer novamente. Ele era apontado, naquele momento, como o único nome que poderia aglutinar todas as forças novamente.

Enquanto isso, em Minas, aliados que já iniciaram a pré-campanha evitam até mesmo citar o nome do senador durante agendas. “Ninguém fala de Aécio em evento algum, virou um assunto complicado”,conta uma liderança aliada do PSDB.
A coluna tentou contato com Domingos Sávio e com a assessoria de Aécio Neves, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. 


O Tempo/Liberdade FM - Foto - Divulgação

23/07/2018/ 10:12:45
Outras Notícias
  • Técnicos devem apresentar hoje a Guedes proposta final da Previdência
Técnicos devem apresentar hoje a Guedes proposta final da Previdência
12/02/2019/ 09:46:20

Os técnicos do Ministério da Economia devem apresentar nesta terça-feira (12) ao ministro Paulo Guedes a proposta final sobre o texto da reforma da Previdência.A equipe do secretário de Previdência, Rogério Marinho, passou o último fim de semana debruçada sobre o texto. Os responsáveis pela base ...

  • Empresa de helicóptero não podia fazer táxi aéreo, aponta Anac
Empresa de helicóptero não podia fazer táxi aéreo, aponta Anac
12/02/2019/ 09:44:19

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a A...

  • Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
12/02/2019/ 09:41:24

Parlamentares democratas e republicanos anunciaram ter alcançado na noite de segunda-feira (11) um acordo provisório para evitar uma nova paralisação do governo dos Estados Unidos, que poderia acontecer no fim desta semana."Alcançamos um acordo de princípio sobre segurança interna, entre outros", disse o senado...

  • Vistoria no CT do Flamengo hoje vai apurar supostas irregularidades
Vistoria no CT do Flamengo hoje vai apurar supostas irregularidades
12/02/2019/ 09:39:50

Autoridades devem fazer uma inspeção no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, nesta terça-feira (12) para definir se há necessidade de interdição. Corpo de Bombeiros, Prefeitura do Rio e Polícia Civil estarão no local às 10h. O objetivo é apurar possíveis irregularidades no local, onde dez garoto...

  • Era o ateu que mais praticava o amor ao próximo, diz viúva de Boechat
Era o ateu que mais praticava o amor ao próximo, diz viúva de Boechat
12/02/2019/ 09:17:51

A viúva de Ricardo Boechat, Veruska Boechat, afirmou durante o velório do jornalista, que começou na noite de segunda-feira (11) e continuava na manhã desta terça (12), que ele foi o ateu que mais praticava o amor ao próximo.“Meu marido era o ateu que mais praticava o mandamento mais importante de todos, que era o a...

  • CAP anuncia desligamento de Wellington Fajardo do comando técnico
CAP anuncia desligamento de Wellington Fajardo do comando técnico
12/02/2019/ 09:15:14

O Patrocinense anunciou na tarde desta segunda-feira a demissão do técnico Wellington Fajardo. O profissional comandou o time em seis jogos no Campeonato Mineiro, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe atualmente está em quinto lugar, com oito pontos.Internamente, a saída do profissional foi motiv...