Noticias
Macron vai reorganizar gabinete depois de escândalo com guarda-costas
  • Macron vai reorganizar gabinete depois de escândalo com guarda-costas

O presidente da FrançaEmmanuel Macron, pediu uma "reorganização" de seu gabinete depois do escândalo envolvendo um ex-guarda-costa particular do chefe de estado. A informação é da agência Reuters. O ex-segurança de Macron Alexandre Benalla foi indiciado neste domingo (22) por ter agredido manifestantes no 1° de Maio.

Macron vem sendo criticado por não ter se pronunciado publicamente sobre o caso, considerado pela imprensa francesa como o mais delicado desde que o atual presidente chegou ao mandato, no ano passado.

Em reunião a portas fechadas com assessores neste domingo, Macron,que já demitiu Benalla, reconheceu que houve erros na condução do caso, afirmou o jornal francês "Le Figaro". Na conversa, o presidente da França chamou os atos do guarda-costa de "surpreendentes e inaceitáveis".

Na reunião, no Palácio do Eliseu, Macron esteve com o primeiro-ministro, Edouard Philippe, o ministro do Interior, Gérard Collomb, o porta-voz do governo, Benjamin Griveaux, e o líder do seu partido, Christophe Castaner, entre outros colaboradores mais próximos.

Apesar da pressão que vem enfrentando, Macron não tem prazo para falar sobre o assunto. Uma fonte próxima ao líder francês disse que ele falará apenas "quando julgar útil".


O caso veio à tona com a publicação esta semana pelo jornal Le Monde de um vídeo no qual Benalla aparece agredindo violentamente um manifestante que já estava no chão, cercado pela polícia, durante uma manifestação em 1º de maio em Paris.

Benalla, de 26 anos, e Vincent Crase, funcionário do partido presidencial, foram detidos na sexta-feira acusados, entre outros, de violência e usurpação de funções.


Um segundo vídeo, publicado na sexta, mostra com mais detalhes Benalla empurrando uma garota pelo pescoço e depois batendo em um jovem durante o protesto.


O colaborador de Macron, que tem um escritório no Eliseu, foi responsável pela segurança do presidente durante a campanha presidencial, antes de ser nomeado colaborador no palácio presidencial.

Além de Benalla e Crase, três policiais foram presos. Eles também vão responder a processo na Justiça da França por violarem o sistema de videovigilância e o sigilo profissional.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

23/07/2018/ 11:19:15
Outras Notícias
  • Técnicos devem apresentar hoje a Guedes proposta final da Previdência
Técnicos devem apresentar hoje a Guedes proposta final da Previdência
12/02/2019/ 09:46:20

Os técnicos do Ministério da Economia devem apresentar nesta terça-feira (12) ao ministro Paulo Guedes a proposta final sobre o texto da reforma da Previdência.A equipe do secretário de Previdência, Rogério Marinho, passou o último fim de semana debruçada sobre o texto. Os responsáveis pela base ...

  • Empresa de helicóptero não podia fazer táxi aéreo, aponta Anac
Empresa de helicóptero não podia fazer táxi aéreo, aponta Anac
12/02/2019/ 09:44:19

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a A...

  • Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
12/02/2019/ 09:41:24

Parlamentares democratas e republicanos anunciaram ter alcançado na noite de segunda-feira (11) um acordo provisório para evitar uma nova paralisação do governo dos Estados Unidos, que poderia acontecer no fim desta semana."Alcançamos um acordo de princípio sobre segurança interna, entre outros", disse o senado...

  • Vistoria no CT do Flamengo hoje vai apurar supostas irregularidades
Vistoria no CT do Flamengo hoje vai apurar supostas irregularidades
12/02/2019/ 09:39:50

Autoridades devem fazer uma inspeção no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, nesta terça-feira (12) para definir se há necessidade de interdição. Corpo de Bombeiros, Prefeitura do Rio e Polícia Civil estarão no local às 10h. O objetivo é apurar possíveis irregularidades no local, onde dez garoto...

  • Era o ateu que mais praticava o amor ao próximo, diz viúva de Boechat
Era o ateu que mais praticava o amor ao próximo, diz viúva de Boechat
12/02/2019/ 09:17:51

A viúva de Ricardo Boechat, Veruska Boechat, afirmou durante o velório do jornalista, que começou na noite de segunda-feira (11) e continuava na manhã desta terça (12), que ele foi o ateu que mais praticava o amor ao próximo.“Meu marido era o ateu que mais praticava o mandamento mais importante de todos, que era o a...

  • CAP anuncia desligamento de Wellington Fajardo do comando técnico
CAP anuncia desligamento de Wellington Fajardo do comando técnico
12/02/2019/ 09:15:14

O Patrocinense anunciou na tarde desta segunda-feira a demissão do técnico Wellington Fajardo. O profissional comandou o time em seis jogos no Campeonato Mineiro, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe atualmente está em quinto lugar, com oito pontos.Internamente, a saída do profissional foi motiv...