Noticias
Macron vai reorganizar gabinete depois de escândalo com guarda-costas
  • Macron vai reorganizar gabinete depois de escândalo com guarda-costas

O presidente da FrançaEmmanuel Macron, pediu uma "reorganização" de seu gabinete depois do escândalo envolvendo um ex-guarda-costa particular do chefe de estado. A informação é da agência Reuters. O ex-segurança de Macron Alexandre Benalla foi indiciado neste domingo (22) por ter agredido manifestantes no 1° de Maio.

Macron vem sendo criticado por não ter se pronunciado publicamente sobre o caso, considerado pela imprensa francesa como o mais delicado desde que o atual presidente chegou ao mandato, no ano passado.

Em reunião a portas fechadas com assessores neste domingo, Macron,que já demitiu Benalla, reconheceu que houve erros na condução do caso, afirmou o jornal francês "Le Figaro". Na conversa, o presidente da França chamou os atos do guarda-costa de "surpreendentes e inaceitáveis".

Na reunião, no Palácio do Eliseu, Macron esteve com o primeiro-ministro, Edouard Philippe, o ministro do Interior, Gérard Collomb, o porta-voz do governo, Benjamin Griveaux, e o líder do seu partido, Christophe Castaner, entre outros colaboradores mais próximos.

Apesar da pressão que vem enfrentando, Macron não tem prazo para falar sobre o assunto. Uma fonte próxima ao líder francês disse que ele falará apenas "quando julgar útil".


O caso veio à tona com a publicação esta semana pelo jornal Le Monde de um vídeo no qual Benalla aparece agredindo violentamente um manifestante que já estava no chão, cercado pela polícia, durante uma manifestação em 1º de maio em Paris.

Benalla, de 26 anos, e Vincent Crase, funcionário do partido presidencial, foram detidos na sexta-feira acusados, entre outros, de violência e usurpação de funções.


Um segundo vídeo, publicado na sexta, mostra com mais detalhes Benalla empurrando uma garota pelo pescoço e depois batendo em um jovem durante o protesto.


O colaborador de Macron, que tem um escritório no Eliseu, foi responsável pela segurança do presidente durante a campanha presidencial, antes de ser nomeado colaborador no palácio presidencial.

Além de Benalla e Crase, três policiais foram presos. Eles também vão responder a processo na Justiça da França por violarem o sistema de videovigilância e o sigilo profissional.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

23/07/2018/ 11:19:15
Outras Notícias
  • Bolsonaro ficará afastado do cargo por mais 4 dias, diz porta-voz
Bolsonaro ficará afastado do cargo por mais 4 dias, diz porta-voz
13/09/2019/ 09:53:59

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se recupera de uma cirurgia realizada em São Paulo, ficará afastado do cargo por mais quatro dias, segundo nota divulgada na tarde desta quinta-feira (12) pelo porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.A previsão inicial era a de que Bolsonaro reassumisse o ca...

  • Quase 3 meses após morte, polícia mira no passado de Flordelis
Quase 3 meses após morte, polícia mira no passado de Flordelis
13/09/2019/ 09:50:50

A morte do pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal Flordelis dos Santos (PSD), completa três meses no próximo dia 16. Na segunda fase das investigações do crime, a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo tem mirado no passado da parlamentar e da vítima. Os policiais estão le...

  • Maduro não participará da Assembleia Geral da ONU
Maduro não participará da Assembleia Geral da ONU
13/09/2019/ 09:49:02

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (12) que não participará da Assembleia Geral da ONU neste mês de setembro, em Nova York, no momento em que trava uma luta pelo poder com o líder opositor Juan Guaidó."Fui o ano passado para Nova York, mas este ano vou ficar aq...

  • Câmara dos Deputados argentina aprova lei de emergência alimentar
Câmara dos Deputados argentina aprova lei de emergência alimentar
13/09/2019/ 09:46:38

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou por unanimidade na quinta-feira (12) um projeto de lei alimentar de emergência para permitir maiores recursos aos programas sociais. O texto ainda precisa ser ratificado pelo Senado.Milhares de argentinos pedem que seja decretada emergência alimentar no paísA proposta, que...

  • Polícia pede DNA às famílias para identificar vítimas de milícia no RJ
Polícia pede DNA às famílias para identificar vítimas de milícia no RJ
13/09/2019/ 09:45:24

Ossadas de vítimas de uma milícia que atuava em Queimados, na Baixada Fluminense, estão sendo analisadas para identificação pela Polícia Civil do Rio. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense já pediu a duas famílias de vítimas da organização criminosa que façam exames de DNA para auxiliar no processo.A políc...

  • Dólar cai ante real com exterior positivo em meio a negociações comerciais EUA-China
Dólar cai ante real com exterior positivo em meio a negociações comerciais EUA-China
13/09/2019/ 09:43:09

O dólar caía ante o real nos primeiros negócios desta sexta-feira, indo à casa de 4,05 reais, em um dia de forma geral fraco para a moeda norte-americana no mundo, na esteira de expectativas positivas quanto às discussões comerciais entre Estados Unidos e China.Às 9h10, o dólar à vista caía 0,23%, a 4,0499 reais na ...