Noticias
Macron vai reorganizar gabinete depois de escândalo com guarda-costas
  • Macron vai reorganizar gabinete depois de escândalo com guarda-costas

O presidente da FrançaEmmanuel Macron, pediu uma "reorganização" de seu gabinete depois do escândalo envolvendo um ex-guarda-costa particular do chefe de estado. A informação é da agência Reuters. O ex-segurança de Macron Alexandre Benalla foi indiciado neste domingo (22) por ter agredido manifestantes no 1° de Maio.

Macron vem sendo criticado por não ter se pronunciado publicamente sobre o caso, considerado pela imprensa francesa como o mais delicado desde que o atual presidente chegou ao mandato, no ano passado.

Em reunião a portas fechadas com assessores neste domingo, Macron,que já demitiu Benalla, reconheceu que houve erros na condução do caso, afirmou o jornal francês "Le Figaro". Na conversa, o presidente da França chamou os atos do guarda-costa de "surpreendentes e inaceitáveis".

Na reunião, no Palácio do Eliseu, Macron esteve com o primeiro-ministro, Edouard Philippe, o ministro do Interior, Gérard Collomb, o porta-voz do governo, Benjamin Griveaux, e o líder do seu partido, Christophe Castaner, entre outros colaboradores mais próximos.

Apesar da pressão que vem enfrentando, Macron não tem prazo para falar sobre o assunto. Uma fonte próxima ao líder francês disse que ele falará apenas "quando julgar útil".


O caso veio à tona com a publicação esta semana pelo jornal Le Monde de um vídeo no qual Benalla aparece agredindo violentamente um manifestante que já estava no chão, cercado pela polícia, durante uma manifestação em 1º de maio em Paris.

Benalla, de 26 anos, e Vincent Crase, funcionário do partido presidencial, foram detidos na sexta-feira acusados, entre outros, de violência e usurpação de funções.


Um segundo vídeo, publicado na sexta, mostra com mais detalhes Benalla empurrando uma garota pelo pescoço e depois batendo em um jovem durante o protesto.


O colaborador de Macron, que tem um escritório no Eliseu, foi responsável pela segurança do presidente durante a campanha presidencial, antes de ser nomeado colaborador no palácio presidencial.

Além de Benalla e Crase, três policiais foram presos. Eles também vão responder a processo na Justiça da França por violarem o sistema de videovigilância e o sigilo profissional.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

23/07/2018/ 11:19:15
Outras Notícias
  • Senado aprova projeto que obriga plano de saúde a cobrir Covid-19
Senado aprova projeto que obriga plano de saúde a cobrir Covid-19
21/05/2020/ 10:01:45

o de saúde a dar cobertura para tratamento da covid-19Pela proposta, seguradoras também terão de cobrir casos de morte provocada pelo coronavírus. Texto foi aprovado por unanimidade e seguirá para votação na Câmara.Por Sara Resende, TV Globo  Atualizado há 12 horasO Senado aprovou por unanim...

  • Caixa paga hoje novos lotes de R$ 600; veja quem recebe
Caixa paga hoje novos lotes de R$ 600; veja quem recebe
21/05/2020/ 09:54:37

A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta quinta-feira (21) novos lotes do Auxílio Emergencial, tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para quem recebeu a anterior até 30 de abril.Veja quem recebe nesta quinta:Segunda parcela: 5,3 milhões trabalhadores inscritos no Cad...

  • Mario Frias aceita convite de Bolsonaro para assumir Cultura
Mario Frias aceita convite de Bolsonaro para assumir Cultura
21/05/2020/ 09:52:13

O ator e apresentador Mario Frias aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura na noite desta quarta-feira. Ele substituirá a atriz Regina Duarte, que ficou pouco mais de dois meses na função e irá comandar a Cinemateca, em São Paulo.A informação do "sim" dito por Fria...

  • Paulo Marinho depõe por cinco horas e, ao sair, alega sigilo
Paulo Marinho depõe por cinco horas e, ao sair, alega sigilo
21/05/2020/ 09:50:29

O depoimento foi prestado a delegados da PF e procuradores do Ministério Público Federal. Enquanto os policiais reabriram um procedimento antigo sobre o suposto vazamento da operação Furna da Onça, o MPF abriu um inquérito a partir das declarações do empresário."Para não prejudicar as investigações, não posso dar ne...

  • Lula pede desculpas após fala polêmica sobre o coronavírus
Lula pede desculpas após fala polêmica sobre o coronavírus
21/05/2020/ 09:49:19

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às redes sociais para pedir desculpas por uma declaração que deu sobre a pandemia do coronavírus em uma entrevista à revista Carta Capital, divulgada nesta terça-feira (19). Durante a conversa, que foi gravada em vídeo, o petista chegou a di...

  • Governo adia o Enem e embaralha o calendário universitário
Governo adia o Enem e embaralha o calendário universitário
21/05/2020/ 09:47:43

.Fuvest e UnicampVestibulares como os da Fuvest, que seleciona os candidatos para a Universidade de São Paulo (USP), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, utilizam o Enem para preencher parte de suas vagas. Segundo o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o calendário ainda será discutido na ins...