Gospel
Médico cristão é um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2018
  • Médico cristão é um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2018

O médico cristão Denis Mukwege (63) e a iraquiana Nadia Mura (25) – uma yazidi vítima do Estado Islâmico – foram laureados com o Nobel da Paz deste ano “por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como uma arma de guerra e conflito armado”. O anúncio oficial foi feito pelo comitê, em Oslo, nesta sexta-feira (5).

Entre os mais de 300 indicados estava o povo copta do Egito, que vem resistindo pacificamente à perseguição religiosa. A justificativa para a entrega do prêmio deste ano é que Mukwege dedica-se a ajudar vítimas de violência sexual em seu país, na República Democrática do Congo.

Além de fundar o hospital Panzi, que atende crianças e mulheres vítimas de abusos na África, o ginecologista se tornou um ativista, condenando repetidamente a impunidade a estupros em massa não só no Congo, mas em outros países por não fazerem o suficiente para acabar com a violência contra as mulheres.

A importância do trabalho de Mukwege já tinha sido reconhecida, em 2014, pelo Parlamento Europeu, que concedeu a ele o prêmio Sakharov por sua luta a favor das mulheres vítimas de violência sexual.

Já Nadia Murad, que foi vítima de violência sexual nas mãos do Estado Islâmico no Iraque, onde nasceu, tornou-se uma ativista dos direitos humanos. Ela usa sua própria experiência “para servir porta-voz de outras vítimas”, justificou a comissão do Nobel.

Ao concederam a ela o prêmio, afirma que os estupros são usados pelo grupo como arma de guerra contra minorias religiosas, como os yazidi, da qual Nadia faz parte.

Vencedores do Prêmio Nobel da Paz 2018

Fé que motiva

Nos últimos 20 anos, Mukwege, apelidado de “doutor Milagre” tratou dezenas de milhares de mulheres e crianças no Hospital Panzi, fundado por ele em 1999. O local é administrado pelas Associação das Igrejas Pentecostais da África Central (CEPAC).

Filho de um pastor pentecostal, Mukwege conta que sentiu-se inspirado a cursar medicina depois de viajar com o pai para orar pelos doentes.

Sua fé influenciou sua disposição de oferecer cuidado a pacientes que chegavam até ele não só com o corpo violentado. Ele explica que o serviço oferecido por sua equipe é parte de “um processo de cura para que as mulheres possam recuperar sua dignidade”.

“Se os cristãos não vivem as implicações práticas de sua fé entre suas comunidades e vizinhos, não podemos cumprir a missão que nos foi confiada por Cristo”, disse ele em uma palestra para a Federação Luterana Mundial no ano passado.

Além disso, o médico de 63 anos defende a compreensão cristã de homens e mulheres como iguais em dignidade diante de Deus. “Cabe a nós, herdeiros de Martinho Lutero, através da Palavra de Deus, exorcizar todos os demônios machos que possuem o mundo, para que as mulheres vítimas da barbárie masculina possam experimentar o reino de Deus em suas vidas”, afirmou Mukwege na mesma palestra

Diferentes grupos cristãos uniram-se ao trabalho de Mukwege contra a violência sexual no Congo, onde a violência ameaça a população há décadas. A guerra civil em seu país já deixou cerca de 3,9 milhões de mortos e mais de 40.000 mulheres estupradas pelos combatentes desde 1996.

Gospel Prime/Liberdade FM - Foto - Divulgação

08/10/2018/ 09:05:14
Outras Notícias
  • ‘Deus Visita Tua Casa’: confira o novo clipe de Thiara Lopes
‘Deus Visita Tua Casa’: confira o novo clipe de Thiara Lopes
12/02/2019/ 08:57:29

A cantora Thiara Lopes lançou na última quarta-feira, 06 de fevereiro, o clipe Deus Visita Tua Casa no canal da MK Music no YouTube.A canção é parte do repertório do álbum “Extraordinário”, lançado em maio de 2018. As imagens foram captadas na Estância Agnus, em Teresópolis (RJ) e em Piratininga (SP), com ...

  • “O púlpito que silencia não é o púlpito de Deus”, denuncia pastor
“O púlpito que silencia não é o púlpito de Deus”, denuncia pastor
12/02/2019/ 08:54:03

FACEBOOKTWITTERGOOGLE+PUBLICIDADEApós a divulgação de uma pesquisa recente do Instituto Barna sugerindo que os pastores estão sendo pressionados a não tratar com questões morais, o teólogo e pastor Shane Idleman, da Westside Christian Fellowship, na Califórnia, decidiu cobrar uma postura diferente de seus ...

  • Priscilla Alcântara visita Brumadinho: “Viemos servir”
Priscilla Alcântara visita Brumadinho: “Viemos servir”
12/02/2019/ 08:52:17

A cantora Priscilla Alcântara foi até Brumadinho (MG) e usou suas redes sociais para compartilhar a experiência de ver de perto a destruição causada pelo rompimento de uma barragem.“Brumadinho. Perdão e obrigada. Nós viemos servir e temos mais pela frente. É muito mais do que as notícias mostram. Um desastre muito m...

  • Filha de Billy Graham relaciona sua cura à história bíblica de Naamã
Filha de Billy Graham relaciona sua cura à história bíblica de Naamã
12/02/2019/ 08:46:35

Anne Graham Lotz, 70 anos, filha do falecido Billy Graham, anunciou através de suas redes sociais que será totalmente limpa e curada logo após a “sétima sessão de quimioterapia” para o combate de câncer de mama.Diagnosticada em agosto do ano passado, começou o tratamento de quimio em outubro e, desde então, tem enfr...

  • Bancada evangélica pressiona Tofolli contra criminalização da homofobia
Bancada evangélica pressiona Tofolli contra criminalização da homofobia
12/02/2019/ 08:45:12

Na próxima quarta-feira (13), a sessão do Supremo Tribunal Federal deve votar sobre duas ações que pedem a criminalização da homofobia. O tema, arquivado no Congresso, é de interesse da Bancada Evangélica que busca se reunir com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para pedir a retirada das pautas.Segundo o d...

  • Dona da MK quebra o silêncio sobre o Voices, 7 anos após fim do grupo
Dona da MK quebra o silêncio sobre o Voices, 7 anos após fim do grupo
04/02/2019/ 09:04:54

A dona Yvelise de Oliveira, presidente da MK, uma das principais gravadoras de música gospel do país, foi questionada recentemente sobre a possibilidade de um audiobless com as meninas do extinto grupo Voices.Um fã da gravadora sugeriu que fosse feito um projeto que compreendesse o Voices, e disse que...