Noticias
Zema se encontrará com Bolsonaro para tentar repactuar dívida do Estado
  • Zema se encontrará com Bolsonaro para tentar repactuar dívida do Estado

A dívida que beira os R$ 90 bilhões junto à União leva o futuro governador mineiro a pedir socorro ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para tentar amenizar a grave crise econômica que o Estado enfrenta. No encontro que deve acontecer dias 20 ou 21, em Brasília, Romeu Zema (Novo) tratará da repactuação, com melhores condições e prazos mais alongados para a quitação do débito.

“É essencial essa renegociação, porque hoje é uma dívida que está beirando os R$ 90 bilhões, e o pagamento de juros onera muito o Estado. Uma repactuação desses juros, desse valor e do prazo da dívida, acaba viabilizando as finanças, que hoje estão praticamente inviáveis”, afirmou o governador eleito, após participar ontem de encontro com empresários em Nova Lima, na Grande BH.

Para garantir uma boa renegociação da dívida de Minas, Zema contará com o auxílio do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, que descartou assumir a Secretaria da Fazenda, mas será consultor econômico do governador eleito, o que permitirá a interlocução com o Palácio do Planalto. 

“Esse assunto da renegociação da dívida já vem sendo tratado, porque não é diretamente com ele (Bolsonaro), é com técnicos do Ministério da Fazenda. O próprio Gustavo Franco, junto com a equipe dele, já vem tratando desse assunto, entrando em detalhes sobre o que o Minas teria que fazer para poder ter a dívida renegociada”, conta Zema.

Transição 
Com o decreto que institui a comissão de transição no[/TEXTO] governo estadual, publicado ontem no “Minas Gerais”, a primeira reunião do grupo será realizada amanhã, na Cidade Administrativa, onde a equipe de Zema ficará instalada no 13º andar do prédio Gerais.

O encontro das equipes da atual e da nova gestão seria realizado hoje, mas foi remarcado a pedido do governador Fernando Pimentel para que os secretários Marco Antonio Rezende (Casa Civil), Helvécio Magalhães (Planejamento) e Odair Cunha (Governo) pudessem participar da reunião.

“Houve uma certa demora por parte do atual governo em nomear e aceitar a equipe, mas já está tudo fluindo, o pessoal já está trabalhando. Lembrando que essa equipe é provisória, inicial, que vai ser ampliada com o tempo. Nós estamos recebendo muitos currículos de muita gente interessada, inclusive, boa parte querendo trabalhar voluntariamente, não só na fase de transição, mas também no início do nosso governo”, disse Zema. 

Equipe
Para a coordenação da transição de governo foi indicado o vereador Mateus Simões (Novo), que atuou como assessor durante a campanha de Romeu Zema rumo ao Palácio da Liberdade. 

À frente da área econômica estará o economista Victor Cezarini, que foi candidato a deputado federal pelo Novo. Ele é ex-analista de crédito nos bancos de investimento Brasil Plural e BI&P.

Também compõem a equipe de Zema a advogada Luciana Lopes, formada em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, que também foi candidata a deputada federal, o empresário Victor Garizo Becho, especializado em gestão de empresas, e o engenheiro Rodrigo Paiva, candidato derrotado do Novo ao Senado.
 

Hoje em Dia/Liberdade FM - Foto - Divulgação

08/11/2018/ 09:19:03
Outras Notícias
  • Ceará com mais de 160 ataques, medo na população e Força Nacional nas ruas
Ceará com mais de 160 ataques, medo na população e Força Nacional nas ruas
09/01/2019/ 09:26:15

A série de ataques criminosos contra ônibus, bancos, prefeituras, comércios e prédios públicos que atinge Ceará completou uma semana. Desde quarta-feira (2), o G1 contabilizou 164 ataques em 41 dos 184 municípios cearenses. Para tentar conter a onda de violência em Fortaleza e no interior, o estado re...

  • Fim da novela: após acordo com Cruzeiro, Flamengo acerta contratação de Arrascaeta
Fim da novela: após acordo com Cruzeiro, Flamengo acerta contratação de Arrascaeta
09/01/2019/ 09:24:37

Fim da maior novela da janela de transferências até o momento! Após se alinhar com o Cruzeiro, o MarcosBraz@marcosbrazrioA tranquilidade continua para seguir contratando... Gelo no sangue !24.4K10:33 PM - Jan 8, 2019Twitter Ads info and privacy10.7K people are talking about thisTwitter Ads info and privacyA NOV...

  • Trump alega 'crise humanitária' ao defender muro com o México
Trump alega 'crise humanitária' ao defender muro com o México
09/01/2019/ 09:21:07

O presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu a construção do muro com o México em pronunciamento na noite de terça-feira (madrugada de quarta, no Brasil). Ele disse que há uma crise humanitária e de segurança na fronteira e voltou a culpar os democratas pela paralisia orçamentária."Meus compatriotas americanos,...

  • Previdência será apresentada com regime de capitalização, diz Guedes
Previdência será apresentada com regime de capitalização, diz Guedes
09/01/2019/ 09:18:56

O ministro da Economia, Paulo Guedes, informou nesta terça-feira (8) que o governo incluirá na proposta de reforma da Previdência Social, a ser enviada ao Congresso em fevereiro, a previsão de um regime de capitalização.A capitalização é uma espécie de poupança que o próprio trabalhador faz para assegurar a apo...

  • Tribunal de Tóquio rejeita pedido para libertar Ghosn
Tribunal de Tóquio rejeita pedido para libertar Ghosn
09/01/2019/ 09:16:35

O Tribunal Distrital de Tóquio rejeitou nesta quarta-feira (9) um pedido da defesa de Carlos Ghosn pela soltura do ex-presidente do conselho da Nissan, que está preso desde 19 de novembro acusado de irregularidades financeiras, segundo a imprensa local.Na véspera, o brasileiro apareceu em público pela primeira ...

  • Atualização do WhatsApp permite responder mensagens em particular nos grupos
Atualização do WhatsApp permite responder mensagens em particular nos grupos
09/01/2019/ 09:14:52

Já está disponível para Android e iOS uma atualização do aplicativo que permite simplificar a troca de mensagens em grupos. Agora é possível selecionar uma mensagem específica num grupo e respondê-la em particular para o contato. Antes era possível interagir dessa forma, apenas através da opção "Conversar com". A di...