Noticias
Tribunal de Tóquio rejeita pedido para libertar Ghosn
  • Tribunal de Tóquio rejeita pedido para libertar Ghosn

O Tribunal Distrital de Tóquio rejeitou nesta quarta-feira (9) um pedido da defesa de Carlos Ghosn pela soltura do ex-presidente do conselho da Nissan, que está preso desde 19 de novembro acusado de irregularidades financeiras, segundo a imprensa local.

Na véspera, o brasileiro apareceu em público pela primeira vez desde a prisão e afirmou ser inocente, em audiência judicial.

A atual ordem de prisão contra o executivo expira na sexta-feira. Na última segunda, o tribunal de Tóquio decidiu prorrogar sua detenção por mais dez dias, até 11 de janeiro, no âmbito de um novo mandado de prisão por suspeitas de fraude.


O ex-presidente da Nissan foi ouvido pela Justiça japonesa nesta terça-feira (8) e alegou inocência. Após a audiência, foi levado de volta à prisão.

“Fui injustamente acusado e injustamente detido com base em alegações sem mérito e sem fundamento", afirmou o executivo, segundo o "Wall Street Journal". De acordo com a agência France Presse, Ghosn também afirmou que agiu com "a aprovação dos diretores da Nissan".

Ghosn é acusado esconder metade de sua renda ao fisco japonês, entre os anos de 2010 e 2015 e de adulterar documentos da Nissan para parecer que seus vencimentos eram bem inferiores ao que de fato ganhava.

Ele também é acusado de ter feito a Nissan acobertar "perdas em investimentos pessoais" durante a crise financeira de outubro de 2008, o que ele nega, segundo seus advogados citados pela imprensa japonesa. A quantia em jogo chega a 1,85 bilhão de ienes (em torno de 16,6 milhões de dólares).

Ghosn também está detido por uma primeira acusação de suspeita de sonegação de renda nos relatórios anuais da Nissan entregues às autoridades financeiras. Sua mão direita, o executivo americano Greg Kelly, administrador da Nissan, detido em 19 de novembro no Japão junto com Ghosn, foi solto no dia de Natal.

Em paralelo, a administração da aliança Renault-Nissan se encontra em dificuldades.


Nissan e Mitsubishi Motors tiraram Ghosn da presidência do conselho de administração, mas o grupo francês Renault o mantém no cargo até agora e entregou a diretoria-executiva, a título interino, a seu número dois, Thierry Bolloré.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

09/01/2019/ 09:16:35
Outras Notícias
  • Maia diz que saída de Levy e de diretor do BNDES é 'covardia sem precedentes'
Maia diz que saída de Levy e de diretor do BNDES é 'covardia sem precedentes'
17/06/2019/ 13:35:28

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na manhã desta segunda-feira (17) que a saída de Joaquim Levy da presidência do BNDES e do advogado Marcos Barbosa Pinto da diretoria de Mercado de Capitais do banco é "uma covardia sem precedentes".Levy pediu demissão neste domin...

  • Polícia investiga se morte do marido da deputada Flordelis foi cometida por alguém próximo da família
Polícia investiga se morte do marido da deputada Flordelis foi cometida por alguém próximo da família
17/06/2019/ 13:33:33

A Delegacia de Homicídios de Niterói colheu material dos cães da casa da deputada federal Flordelis, cujo marido, Anderson do Carmo, foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo (16). O material foi enviado para exame toxicológico. A suspeita é a de que alguém próximo cometeu o crime.O objetivo do exame -...

  • GUROVITZ: Guedes preferiu Bolsonaro a Maia ao ajudar na queda de Levy
GUROVITZ: Guedes preferiu Bolsonaro a Maia ao ajudar na queda de Levy
17/06/2019/ 13:32:30

Ninguém ficou surpreso com o relatório apresentado pelo deputado Samuel Moreira para a reforma da Previdência. Nem com a reação imediata do ministro da Economia, Paulo Guedes, para quem a proposta ficou aquém do projeto de seus sonhos. O que surpreendeu quem conhece Guedes foi a forma como, dois dias depois, ajudou ...

  • Mulher de Ghosn diz não ver marido há meses e que pedirá ajuda de Bolsonaro
Mulher de Ghosn diz não ver marido há meses e que pedirá ajuda de Bolsonaro
17/06/2019/ 13:31:16

Carole Ghosn sabia que teria um caminho árduo pela frente quando começaram a surgir denúncias que a implicavam em crimes financeiros supostamente cometidos pelo marido, o brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan.Me pintaram como a líder (do suposto esquema), alega. "Sou uma dona de casa que criou três filhos...

  • Aprovados no Sisu do 2º semestre devem efetivar matrícula até hoje
Aprovados no Sisu do 2º semestre devem efetivar matrícula até hoje
17/06/2019/ 13:29:39

Candidatos aprovados para uma das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2019 têm até esta segunda-feira (17) para efetivar a matrícula na instituição de ensino. Se a matrícula não for feita, o estudante perde a vaga.Esta segunda (17) também é o último dia para o estudante indicar se que...

  • Dave Mustaine, vocalista do Megadeth, é diagnosticado com câncer na garganta
Dave Mustaine, vocalista do Megadeth, é diagnosticado com câncer na garganta
17/06/2019/ 13:28:31

Dave Mustaine, vocalista da banda de metal Megadeth, revelou nesta segunda-feira (17) que foi diagnosticado com câncer na garganta. O músico também anunciou o cancelamento de alguns shows em decorrência do tratamento.O Megadeth é uma das atrações do palco mundo do Rock in Rio no dia 4 de outubro. A organização do fe...