Noticias
Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
  • Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA

Parlamentares democratas e republicanos anunciaram ter alcançado na noite de segunda-feira (11) um acordo provisório para evitar uma nova paralisação do governo dos Estados Unidos, que poderia acontecer no fim desta semana.

"Alcançamos um acordo de princípio sobre segurança interna, entre outros", disse o senador republicano Richard Shelby à imprensa.

Ainda não foram divulgados detalhes do acordo, mas, segundo a imprensa americana, a negociação inclui US$ 1,375 bilhão para a construção de barreiras verticais de aço na fronteira com o México, e não em um muro sólido, como deseja o presidente Donald Trump. O valor acordado permite a construção de 89 km de muros.

O valor é muito inferior ao exigido inicialmente pelo mandatário americano para a construção da barreira de concreto. Em dezembro, Trump queria US$ 5,7 bilhões para a construção de 215 km de muros.

Por outro lado, o acordo omitiria o limite máximo de detidos no país, que era uma exigência democrata, segundo o jornal "The Washington Post".


Esse acordo ainda deverá ser aprovado pela Casa Branca para evitar um novo ‘shutdown’, como é conhecido o bloqueio administrativo, quando se esgotarem os fundos atuais, na próxima sexta (15).

“Nossas equipes estão apenas trabalhando nos detalhes”, afirmou a deputada democrata Nita Lowey.


Os democratas e Trump estão há semanas em um impasse sobre o financiamento do muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, que foi uma das principais promessas de campanha do presidente.


Impasse

O impasse provocou a paralisação parcial do governo federal durante 35 dias – a mais longa da história americana. Durante esse período, cerca de 800 mil funcionários federais ficaram em licença não remunerada, ou trabalhando sem receber. Em áreas sensíveis, como segurança interna e transportes, o pessoal foi reduzido ao mínimo.

A paralisação da administração acontece quando o Congresso e o Executivo não conseguem chegar a um acordo sobre a aprovação de uma lei orçamentária para os custos do governo.

Em 25 de janeiro, o presidente promulgou uma lei que dava aos congressistas três semanas para concluir um acordo sob risco de um novo 'shutdown'. O prazo termina nesta sexta-feira (15).


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

12/02/2019/ 09:41:24
Outras Notícias
  • Maracanã vai receber a final da Copa Libertadores de 2020
Maracanã vai receber a final da Copa Libertadores de 2020
18/10/2019/ 09:57:30

- Nós vamos preparar um espetáculo também para quem não for ao jogo, com fan fests e outras atrações. Em vez das 76 mil pessoas que forem ao estádio, será uma festa para 200 mil pessoas - afirmou Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro e que participou do evento que definiu o Maracanã como sede.Wilson Witzel via...

  • Reino Unido e UE anunciam novo acordo para o Brexit
Reino Unido e UE anunciam novo acordo para o Brexit
18/10/2019/ 09:54:05

O Reino Unido chegou a um acordo com a União Europeia para o Brexit nesta quinta-feira,17, afirmou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, poucas horas antes do início de uma cúpula dos líderes do bloco em Bruxelas.Separadamente, o primeiro-ministro britânico, Boris John...

  • Brasil cria 157,2 mil vagas no melhor setembro desde 2013
Brasil cria 157,2 mil vagas no melhor setembro desde 2013
18/10/2019/ 09:51:39

O Brasil criou 157.213 empregos com carteira assinada em setembro, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira, 17, pelo Ministério da Economia. O saldo é a diferença entre as contratações e a demissões. Em setembro, o país registrou 1.341.716 contratações e ...

  • Casa Branca admite troca de favores com governo da Ucrânia
Casa Branca admite troca de favores com governo da Ucrânia
18/10/2019/ 09:50:07

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, admitiu nesta quinta-feira (17) que a ajuda militar dos Estados Unidos ofertada à Ucrânia teria ligação com o pedido do governo para o país europeu investigar "corrupção" atribuída a família Biden. Esta foi a primeira vez que a Casa Branca confirmou p...

  • Deputado do PSL quer criminalizar músicas
Deputado do PSL quer criminalizar músicas "ofensivas"
18/10/2019/ 09:48:39

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados transforma em crime com pena de até seis meses de prisão "qualquer estilo musical que contenha expressões pejorativas ou ofensivas". O texto, apresentado pelo deputado federal Charlles Evangelista (PSL-MG), enquadra para a aplicação da ...

  • Bruno Méndez e Marllon jogaram juntos pelo Corinthians por 67 minutos
Bruno Méndez e Marllon jogaram juntos pelo Corinthians por 67 minutos
18/10/2019/ 09:47:27

O Corinthians deve ter uma zaga inédita contra o Cruzeiro, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Com a suspensão de Gil e com Manoel impedido de jogar por ter vínculo com o time mineiro, Marllon e Bruno Méndez devem ser os zagueiros do Timão na 27ª rodada.A grande dificuldade será superar a f...