Noticias
Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA
  • Congressistas fecham acordo provisório para evitar nova paralisação nos EUA

Parlamentares democratas e republicanos anunciaram ter alcançado na noite de segunda-feira (11) um acordo provisório para evitar uma nova paralisação do governo dos Estados Unidos, que poderia acontecer no fim desta semana.

"Alcançamos um acordo de princípio sobre segurança interna, entre outros", disse o senador republicano Richard Shelby à imprensa.

Ainda não foram divulgados detalhes do acordo, mas, segundo a imprensa americana, a negociação inclui US$ 1,375 bilhão para a construção de barreiras verticais de aço na fronteira com o México, e não em um muro sólido, como deseja o presidente Donald Trump. O valor acordado permite a construção de 89 km de muros.

O valor é muito inferior ao exigido inicialmente pelo mandatário americano para a construção da barreira de concreto. Em dezembro, Trump queria US$ 5,7 bilhões para a construção de 215 km de muros.

Por outro lado, o acordo omitiria o limite máximo de detidos no país, que era uma exigência democrata, segundo o jornal "The Washington Post".


Esse acordo ainda deverá ser aprovado pela Casa Branca para evitar um novo ‘shutdown’, como é conhecido o bloqueio administrativo, quando se esgotarem os fundos atuais, na próxima sexta (15).

“Nossas equipes estão apenas trabalhando nos detalhes”, afirmou a deputada democrata Nita Lowey.


Os democratas e Trump estão há semanas em um impasse sobre o financiamento do muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, que foi uma das principais promessas de campanha do presidente.


Impasse

O impasse provocou a paralisação parcial do governo federal durante 35 dias – a mais longa da história americana. Durante esse período, cerca de 800 mil funcionários federais ficaram em licença não remunerada, ou trabalhando sem receber. Em áreas sensíveis, como segurança interna e transportes, o pessoal foi reduzido ao mínimo.

A paralisação da administração acontece quando o Congresso e o Executivo não conseguem chegar a um acordo sobre a aprovação de uma lei orçamentária para os custos do governo.

Em 25 de janeiro, o presidente promulgou uma lei que dava aos congressistas três semanas para concluir um acordo sob risco de um novo 'shutdown'. O prazo termina nesta sexta-feira (15).


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

12/02/2019/ 09:41:24
Outras Notícias
  • Oposição anuncia boicote à eleição parlamentar na Venezuela
Oposição anuncia boicote à eleição parlamentar na Venezuela
03/08/2020/ 09:51:22

As eleições parlamentares da Venezuela serão boicotadas por 27 partidos de oposição ao regime de Nicolás Maduro, marcadas para o dia 6 de dezembro. O anúncio foi feito no domingo (2) em um texto publicado no site da Assembleia Nacional.Representantes dos partidos contrários ao regime de Maduro já haviam di...

  • Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda
Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda
03/08/2020/ 09:48:56

A partir desta segunda-feira (3), a gasolina vendida no Brasil deverá seguir novas especificações. Com as novidades, especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade, e está mais próximo do padrão europeu, ainda que isso possa pesar mais no bolso na hora de abastecer.As mudanças valem para a gasolina...

  • OMS diz que
OMS diz que "talvez nunca exista" uma vacina contra covid-19
03/08/2020/ 09:46:36

O diretor-geral da Organização Mundial Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira, 3, que uma vacina ou cura para a covid-19 podem não se tornar realidade."Não existe bala de prata no momento e talvez nunca exista", disse o diretor-geral. Ele acrescentou que, no momento,...

  • Novo técnico do Fla, Domènec Torrent chega ao Brasil e avisa: 'Ganhar, ganhar e ganhar'
Novo técnico do Fla, Domènec Torrent chega ao Brasil e avisa: 'Ganhar, ganhar e ganhar'
03/08/2020/ 09:44:26

Domènec Torrent já está em solo carioca. O espanhol desembarcou na manhã desta segunda-feira no Rio de Janeiro para iniciar os trabalhos no Flamengo. O avião que trouxe o treinador pousou pouco antes das seis horas no Aeroporto do Galeão, onde um grupo de torcedores aguardava para recepcioná-lo.- Estou muito feliz e...

  • Presidente da Fundação Palmares ataca Black Lives Matter
Presidente da Fundação Palmares ataca Black Lives Matter
03/08/2020/ 09:42:50

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, usou as redes sociais para atacar mais uma vez o Black Lives Matters (Vidas Negras Importam), movimento de ativistas que lutam pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, com repercussão em dezenas de países.Em seu perfil do Twitter, Camargo compartilhou...

  • Bolsonaro se defende sobre
Bolsonaro se defende sobre "descaso" no combate à corrupção
03/08/2020/ 09:40:39

O presidente Jair Bolsonaro recorreu à sua conta no Facebook na manhã deste domingo, 2, para defender seu governo de críticas que recebeu durante a semana por, supostamente, ter relaxado no combate à corrupção. "O maior programa de combate à corrupção foi executado por mim ao não lotear cargos estratégicos, como, po...