Noticias
Catedral de Notre Dame ainda corre risco, alerta governo francês
  • Catedral de Notre Dame ainda corre risco, alerta governo francês

A catedral de Notre Dame de Paris, que sofreu um incêndio em abril, registrou quedas de pedras durante a recente onda de calor que afetou a França e continua correndo o risco de desabamento, advertiu o governo francês nesta quarta-feira (14).

O ministério da Cultura da França destacou a necessidade urgente de retomar as obras para consolidar a estrutura da catedral, que foram suspensas em 25 de julho por causa do temor de expor os trabalhadores aos resíduos de chumbo.

"Recentemente aconteceram novas quedas de pedras das abóbadas da nave após a onda de calor do fim de julho", afirmou o ministério da Cultura.

As obras, que deveriam ser retomadas na próxima semana, recomeçarão em 19 agosto, se ficar assegurado que "os requisitos de segurança serão cumpridos", afirmaram as autoridades locais na semana passada.

"As recomendações da inspeção de trabalho já foram em grande parte levadas em consideração e serão aplicadas durante todo o processo de restauração", respondeu nesta quarta o ministério da Cultura.

O ministério também justificou o ritmo de trabalho das obras iniciadas em 16 de abril, um dia depois do incêndio, determinado pela "urgência" do risco persistente de colapso da catedral, que teve sua construção iniciada no século XII.

incêndio na igreja em 15 de abril fez com que várias toneladas de chumbo contidas na torre e no teto do edifício se fundissem e dispersassem na forma de partículas na atmosfera.

As autoridades iniciaram na terça-feira os trabalhos de limpeza do chumbo dos arredores de Notre Dame de Paris, uma medida adotada de maneira tardia segundo os críticos.

Duas escolas próximas à catedral foram fechadas depois que foram detectados níveis perigosos de chumbo. Os estabelecimentos recebiam 180 crianças para cursos de verão.

As autoridades da área de Saúde recomendam que as pessoas expostas a mais de 70 microgramas, um nível superado em parte do centro de Paris, façam exames de sangue.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

14/08/2019/ 10:42:41
Outras Notícias
  • Líderes do Brics chegam para reunião de cúpula no Itamaraty
Líderes do Brics chegam para reunião de cúpula no Itamaraty
14/11/2019/ 10:03:09

Líderes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegaram na manhã desta quinta-feira (14) ao Palácio Itamaraty, em Brasília, para a 11ª reunião de cúpula do bloco.À frente da presidência rotativa do Brics, o presidente Jair Bolsonaro é o anfitrião do encontro que trouxe ao Brasil...

  • Seleção desembarca na Arábia Saudita para clássico com a Argentina
Seleção desembarca na Arábia Saudita para clássico com a Argentina
14/11/2019/ 10:01:43

Após fazer três treinamentos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a Seleção Brasileira chegou a Riade na noite desta quarta-feira. A cidade saudita será palco do confronto contra a Argentina, marcado para sexta-feira, ás 14 horas (de Brasília), no King Saud University Stadium.O time comandado por Tite...

"Bolsonaro pode polarizar o Brasil de maneira nunca vista"
14/11/2019/ 09:59:33

Especialista em polarização política afirma que presidente está inflamando divisões ideológicas e culturais existentes no país. Na outra ponta do espectro político, Lula só terá sucesso se priorizar alianças, diz."Ausência de polarização é ruim, alguma polarização é normal, mas excesso também é ruim", diz Thomas Car...

  • Sancionada Lei que dispõe sobre política de apoio às atividades das marisqueiras
Sancionada Lei que dispõe sobre política de apoio às atividades das marisqueiras
14/11/2019/ 09:57:35

O governo federal sancionou, com um veto, a Lei que dispõe sobre a política de desenvolvimento e apoio às atividades das mulheres marisqueiras. A Lei 13.902 está publicada no Diário Oficial da União e define as responsabilidades do poder público no apoio ao desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelas mulheres...

  • Inundação, fogo e praga: mudança climática é considerada culpada por desastres pelo mundo
Inundação, fogo e praga: mudança climática é considerada culpada por desastres pelo mundo
14/11/2019/ 09:56:20

Inundações violentas em Veneza, incêndios na Austrália e até um surto de peste na China foram atribuídos à mudança climática nesta semana, e pesquisadores alertaram que o aquecimento global pode sujeitar as futuras gerações a doenças de longa duração.Veneza declarou um estado de emergência na quarta-feira depois que...

  • Secretário de Bolsonaro também é atingido pelo fim do DPVAT
Secretário de Bolsonaro também é atingido pelo fim do DPVAT
14/11/2019/ 09:55:14

Ao assinar a Medida Provisória que extingue, a partir de janeiro de 2020, os seguros obrigatórios DPVAT e DPEM, o presidente Jair Bolsonaro atingiu não apenas Luciano Bivar, presidente do PSL, mas também a empresa de outro personagem com uma relação mais estreita com o Palácio do Planal...