Noticias
Catedral de Notre Dame ainda corre risco, alerta governo francês
  • Catedral de Notre Dame ainda corre risco, alerta governo francês

A catedral de Notre Dame de Paris, que sofreu um incêndio em abril, registrou quedas de pedras durante a recente onda de calor que afetou a França e continua correndo o risco de desabamento, advertiu o governo francês nesta quarta-feira (14).

O ministério da Cultura da França destacou a necessidade urgente de retomar as obras para consolidar a estrutura da catedral, que foram suspensas em 25 de julho por causa do temor de expor os trabalhadores aos resíduos de chumbo.

"Recentemente aconteceram novas quedas de pedras das abóbadas da nave após a onda de calor do fim de julho", afirmou o ministério da Cultura.

As obras, que deveriam ser retomadas na próxima semana, recomeçarão em 19 agosto, se ficar assegurado que "os requisitos de segurança serão cumpridos", afirmaram as autoridades locais na semana passada.

"As recomendações da inspeção de trabalho já foram em grande parte levadas em consideração e serão aplicadas durante todo o processo de restauração", respondeu nesta quarta o ministério da Cultura.

O ministério também justificou o ritmo de trabalho das obras iniciadas em 16 de abril, um dia depois do incêndio, determinado pela "urgência" do risco persistente de colapso da catedral, que teve sua construção iniciada no século XII.

incêndio na igreja em 15 de abril fez com que várias toneladas de chumbo contidas na torre e no teto do edifício se fundissem e dispersassem na forma de partículas na atmosfera.

As autoridades iniciaram na terça-feira os trabalhos de limpeza do chumbo dos arredores de Notre Dame de Paris, uma medida adotada de maneira tardia segundo os críticos.

Duas escolas próximas à catedral foram fechadas depois que foram detectados níveis perigosos de chumbo. Os estabelecimentos recebiam 180 crianças para cursos de verão.

As autoridades da área de Saúde recomendam que as pessoas expostas a mais de 70 microgramas, um nível superado em parte do centro de Paris, façam exames de sangue.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

14/08/2019/ 10:42:41
Outras Notícias
  • Harry e Meghan deixarão obrigações da monarquia em 31 de março
Harry e Meghan deixarão obrigações da monarquia em 31 de março
21/02/2020/ 08:52:59

O príncipe Harry e a mulher, Meghan, vão deixar suas responsabilidades como membros da família real em 31 de março e informou na quarta-feira (19) seu porta-voz.O casal, que foi contra as tradições das estruturas da monarquia britânica ao anunciar que queriam deixar suas obrigações monárquicas, no mês...

  • Eleição no Irã deve reforçar poder dos aiatolás ultraconservadores
Eleição no Irã deve reforçar poder dos aiatolás ultraconservadores
21/02/2020/ 08:51:04

Cerca de 7.150 candidatos foram selecionados para participar das eleições legislativas desta sexta-feira (21) no Irã, o equivalente à metade do número de inscritos. Muitas candidaturas reformistas foram impugnadas, num movimento que deve favorecer um retorno da maioria conservadora ao cenário político iraniano....

  • Um radical ou um moderado? Quem é mais forte contra Trump?
Um radical ou um moderado? Quem é mais forte contra Trump?
21/02/2020/ 08:49:45

O debate democrata da última quarta-feira, em Las Vegas, foi marcado não apenas pela agressividade e virulência incomum com que os pré-candidatos se atacaram, mas também por uma questão de fundo que dilacera os eleitores do partido: quem tem mais chance de derrotar Donald Trump nas urnas?O estreante Michael Bloomber...

  • Bolsonaro autoriza envio das Forças Armadas para o Ceará
Bolsonaro autoriza envio das Forças Armadas para o Ceará
21/02/2020/ 08:47:27

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas no Ceará, que enfrenta uma paralisação de policiais desde a terça-feira, 18. Com isso, tropas do Exército poderão reforçar a segurança nas cidades. Na Região Metropolitana de Fortaleza houve registros de depredação de viaturas e ocupaç...

  • Projetos de lei visam anistiar policiais que fazem greve
Projetos de lei visam anistiar policiais que fazem greve
21/02/2020/ 08:45:49

Dois projetos de lei - um está no Senado e outro na Câmara - anistiam policiais militares que se envolveram em motins pelo País. Eles querem complementar lei de 2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que anistiou PMs de 13 Estados e do Distrito Federal que se rebelaram entre 1997 e...

  • Navio russo suspeito de espionagem é encontrado no Brasil
Navio russo suspeito de espionagem é encontrado no Brasil
21/02/2020/ 08:43:34

A Marinha brasileira monitorou durante uma semana um navio russo de pesquisa e inteligência suspeito de espionagem na Europa e nos Estados Unidos. O sinal de alerta foi aceso no último dia 10, quando o Centro Integrado de Segurança Marítima do Rio de Janeiro detectou o Yantar, uma embar...