Noticias
Absolvição de cunhado de Ana Hickmann por homicídio é mantida por desembargadores
  • Absolvição de cunhado de Ana Hickmann por homicídio é mantida por desembargadores

Mais de três anos após um fã da apresentadora Ana Hickmann invadir o hotel onde ela estava no bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, fazer ela e outras duas pessoas reféns e acabar morto pelo cunhado dela com três tiros na nuca, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu manter a absolvição do empresário Gustavo Henrique Bello Correa pelo homicídio. Ele já havia sido absolvido pelo crime, por legítima defesa, em 2018, porém, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recorreu da decisão e queria que ele respondesse por homicídio doloso em júri popular.


A decisão foi proferida na tarde desta terça-feira (10) pela 5ª Câmara Criminal. O crime aconteceu no dia 21 de maio de 2016, quando Rodrigo Augusto de Pádua, de 30 anos, invadiu armado o quarto onde a famosa estava no Hotel Caesar Business. 

Na nova decisão, os desembargadores Júlio César Lorens (relator), Alexandre Victor de Carvalho e Eduardo Machado entenderam que a conduta do réu não foi excessiva, mas "caracterizava legítima defesa, dada a situação de tensão, cansaço, pânico e angústia do empresário". Para o relator, a ação do empresário foi "justa e lícita", já que ele estava diante de uma ameaça iminente, real e atual, não tendo outra alternativa.

Em sua decisão, Lorens citou ainda fatos que indicavam que a natureza do evento não foi de uma execução. “Naquele inferno, não havia como avaliar que resposta seria suficiente, pois as ações decisivas duraram frações de segundo e todos estavam sob instabilidade intensa”, disse.

O magistrado lembrou ainda que uma testemunha contou ter ouvido três estampidos seguidos após cerca de oito minutos de luta corporal, que o formato dos ferimentos demonstravam que houve resistência da vítima e que existem provas de que o "fã" premeditou o ataque, tendo inclusive procurado ofertas de armas e munições na internet e pesquisado sobre a existência de detector de metais no hotel. 

Inversão de papéis

Em sua argumentação, o advogado do cunhado de Hickmann, Fernando José da Costa, chegou a afirmar que o recurso do MPMG configura uma "inversão de papéis", pois, o órgão, que ele chamou de “guardião da sociedade”, passou a acusar o cidadão. “O réu nesse caso é a vítima”, disse.

Na defesa do réu, ele recordou a perseguição de Pádua contra a apresentadora nas redes sociais, tendo planejado uma vingança a partir do momento em que ela o bloqueou. O defensor descreveu ainda tudo que aconteceu durante os 31 minutos que o empresário, sua esposa e a famosa ficaram presos no quarto e sob a mira do agressor. 

Nesta terça, Ana Hickmann chegou a fazer uma publicação no Instagram pedindo que as pessoas rezassem por sua família. "Se Deus quiser, os desembargadores manterão a sentença absolutória, que entendeu que meu cunhado agiu em legítima defesa. Ele foi o Herói da história, salvou a minha vida e da Giovana", postou.

Relembre

Gustavo Corrêa foi acusado pela morte de Rodrigo Pádua. De acordo com a denúncia do MPMG, a vítima era fã da apresentadora Ana Hickmann, cunhada do réu, e nutria por ela uma espécie de “amor platônico”. Incomodada com as insistentes mensagens enviadas por Rodrigo, por meio de mídias sociais, Ana decidiu bloqueá-lo. Isso revoltou a vítima, que, sentindo-se menosprezado, passou a planejar um ataque à artista.

A vítima se deslocou para a capital mineira e hospedou-se no mesmo hotel onde estava a apresentadora e a equipe dela. Armado, o homem invadiu o quarto onde a artista e a irmã e o cunhado dela estavam hospedados. No quarto, de acordo ainda com a denúncia, a vítima e o réu entraram em luta corporal. Gustavo teria conseguido se apoderar da arma de Rodrigo e disparado na nuca da vítima, mesmo após ela estar desfalecida no chão.

Hoje em Dia/Liberdade FM - Foto - Divulgação

11/09/2019/ 10:26:08
Outras Notícias
  • Bolsonaro ficará afastado do cargo por mais 4 dias, diz porta-voz
Bolsonaro ficará afastado do cargo por mais 4 dias, diz porta-voz
13/09/2019/ 09:53:59

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), que se recupera de uma cirurgia realizada em São Paulo, ficará afastado do cargo por mais quatro dias, segundo nota divulgada na tarde desta quinta-feira (12) pelo porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.A previsão inicial era a de que Bolsonaro reassumisse o ca...

  • Quase 3 meses após morte, polícia mira no passado de Flordelis
Quase 3 meses após morte, polícia mira no passado de Flordelis
13/09/2019/ 09:50:50

A morte do pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal Flordelis dos Santos (PSD), completa três meses no próximo dia 16. Na segunda fase das investigações do crime, a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo tem mirado no passado da parlamentar e da vítima. Os policiais estão le...

  • Maduro não participará da Assembleia Geral da ONU
Maduro não participará da Assembleia Geral da ONU
13/09/2019/ 09:49:02

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (12) que não participará da Assembleia Geral da ONU neste mês de setembro, em Nova York, no momento em que trava uma luta pelo poder com o líder opositor Juan Guaidó."Fui o ano passado para Nova York, mas este ano vou ficar aq...

  • Câmara dos Deputados argentina aprova lei de emergência alimentar
Câmara dos Deputados argentina aprova lei de emergência alimentar
13/09/2019/ 09:46:38

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou por unanimidade na quinta-feira (12) um projeto de lei alimentar de emergência para permitir maiores recursos aos programas sociais. O texto ainda precisa ser ratificado pelo Senado.Milhares de argentinos pedem que seja decretada emergência alimentar no paísA proposta, que...

  • Polícia pede DNA às famílias para identificar vítimas de milícia no RJ
Polícia pede DNA às famílias para identificar vítimas de milícia no RJ
13/09/2019/ 09:45:24

Ossadas de vítimas de uma milícia que atuava em Queimados, na Baixada Fluminense, estão sendo analisadas para identificação pela Polícia Civil do Rio. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense já pediu a duas famílias de vítimas da organização criminosa que façam exames de DNA para auxiliar no processo.A políc...

  • Dólar cai ante real com exterior positivo em meio a negociações comerciais EUA-China
Dólar cai ante real com exterior positivo em meio a negociações comerciais EUA-China
13/09/2019/ 09:43:09

O dólar caía ante o real nos primeiros negócios desta sexta-feira, indo à casa de 4,05 reais, em um dia de forma geral fraco para a moeda norte-americana no mundo, na esteira de expectativas positivas quanto às discussões comerciais entre Estados Unidos e China.Às 9h10, o dólar à vista caía 0,23%, a 4,0499 reais na ...