Noticias
Bloomberg considera participar da corrida presidencial dos EUA
  • Bloomberg considera participar da corrida presidencial dos EUA

O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg está considerando a possibilidade de entrar na corrida pela candidatura presidencial democrata de 2020, de acordo com um comunicado que seu porta-voz divulgou na quinta-feira (8).

Se isso de fato acontecer, será um movimento que pode desorganizar a disputa apenas três meses antes das primárias iniciais.

Bloomberg, o bilionário magnata da mídia e filantropo que serviu três mandatos como prefeito da maior cidade dos Estados Unidos, está cético quanto às chances de qualquer dos atuais candidatos democratas derrotar o presidente Donald Trump nas eleições gerais do próximo ano, disse um porta-voz.

"Mike está cada vez mais preocupado com o fato de o atual grupo de candidatos não estar bem posicionado" para derrotar Trump, disse o porta-voz de Bloomberg, Howard Wolfson, em um comunicado.

Bloomberg, de 77 anos, deve apresentar nesta semana a documentação para disputar a primária presidencial democrata no Alabama, que exige a inscrição com muita antecedência. Isso manteria suas opções em aberto para uma possível candidatura à Casa Branca, disse à Reuters uma fonte familiarizada com suas avaliações.

O campo democrata, agora com 17 pré-candidatos, vem convergindo para quatro nomes, de acordo com pesquisas recentes:

  • Elizabeth Warren, senadora
  • Bernie Sanders, senador
  • Joe Biden, ex-vice-presidente
  • Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, Indiana

Bloomberg, presidente-executivo da Bloomberg LP, serviu como prefeito de Nova York de 2002 a 2013 e tem sido um dos principais advogados e filantropos das questões de mudança climática e violência armada.

"Se Mike concorrer, ele oferecerá uma nova opção para os democratas, com base em um histórico único, administrando a maior cidade dos Estados Unidos, construindo um negócio do zero e enfrentando alguns dos desafios mais difíceis dos EUA como filantropo de alto impacto", afirmou Wolfson.

"Mike seria capaz de lutar contra Trump e vencer", acrescentou.

Críticas aos concorrentes atuais

Bloomberg criticou Warren e seu plano de instituir um imposto sobre os super-ricos se ela for eleita presidente para financiar programas que vão desde atendimento médico universal a escolas gratuitas.

Se Bloomberg participar da disputa, ele provavelmente competiria com candidatos como Biden e Buttigieg como uma alternativa moderada ao progressismo populista de Warren.

Bloomberg, que a Forbes classifica como o oitavo norte-americano mais rico, com uma fortuna estimada de 53,4 bilhões de dólares, seria capaz de financiar sua própria campanha, talvez permitindo que ele crescesse rapidamente na disputa. Mas teria que construir uma organização em vários estados em tempo real.

O caucus de Iowa, a primeira disputa formal no calendário democrata, será realizado no dia 3 de fevereiro.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

08/11/2019/ 08:47:32
Outras Notícias
  • Datena dispensa apoio de Bolsonaro e flerta com Covas
Datena dispensa apoio de Bolsonaro e flerta com Covas
21/02/2020/ 08:33:03

BRASÍLIA - Aposta do presidente Jair Bolsonaro para a Prefeitura de São Paulo, o jornalista José Luiz Datena admitiu ao Estado ser vice do prefeito Bruno Covas (PSDB) na disputa eleitoral, cuja reeleição é apoiada pelo governador João Doria, um dos maiores rivais do presidente. "Eu já tive um contato ...

  • Heleno ganha respaldo de ministros e Congresso vira alvo
Heleno ganha respaldo de ministros e Congresso vira alvo
21/02/2020/ 08:31:17

BRASÍLIA - O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno Ribeiro, não está sozinho em suas críticas ao Congresso. A acusação de que os parlamentares fazem "chantagem" com o governo ganhou respaldo de outros ministros. Ao pedir ao presidente Jair Bolsonaro para convoca...

  • Cruzeiro perde para Tombense por 2 a 0
Cruzeiro perde para Tombense por 2 a 0
21/02/2020/ 08:24:30

Após um animador início de temporada, em que o time venceu os três primeiros jogos que disputou, o Cruzeiro vive o primeiro momento de instabilidade no ano.A derrota por 2 a 0 para o Tombense, nessa quinta-feira (20), no Almeidão, em Tombos, em duelo atrasado da 2ª rodada do Campeonato Mineiro, encerrou a invencibil...

  • Cláudio Alvarez Garcia morre em acidente automobilístico
Cláudio Alvarez Garcia morre em acidente automobilístico
18/02/2020/ 08:48:21

O empresário Claudio Alvarez Garcia faleceu na manhã desta terça (18).Ele e a esposa, Leonilde, viajavam para o norte de Minas, onde têm uma propriedade rural, quando a caminhonete que dirigia se envolveu num acidente próximo a Varjão de Minas.Cláudio Alvarez Garcia era um guerreiro. A tradução viva da expressão ‘de...

  • Três foguetes caem perto da embaixada dos EUA no Iraque
Três foguetes caem perto da embaixada dos EUA no Iraque
17/02/2020/ 09:38:00

Três foguetes caíram neste domingo (16) perto da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, anunciou o Exército iraquiano.Esse é o 19º ataque contra interesses americanos no Iraque desde outubro, segundo a agência France Presse.Um outro foguete também causou danos materiais em um centro de apoio logístico de Hash al-Sha...

  • Tempestade Dennis deixa mortos no Reino Unido
Tempestade Dennis deixa mortos no Reino Unido
17/02/2020/ 09:35:00

A tempestade Dennis continuou a causar inundações no Reino Unido neste domingo (16), com ventos que atingiram velocidade superior a 140 km/h. Equipes de resgate precisaram usar botes para resgatar pessoas ilhadas em casas no País de Gales.No sábado, dois homens foram encontrados mortos no ma...