Noticias
Inundação, fogo e praga: mudança climática é considerada culpada por desastres pelo mundo
  • Inundação, fogo e praga: mudança climática é considerada culpada por desastres pelo mundo

Inundações violentas em Veneza, incêndios na Austrália e até um surto de peste na China foram atribuídos à mudança climática nesta semana, e pesquisadores alertaram que o aquecimento global pode sujeitar as futuras gerações a doenças de longa duração.


Veneza declarou um estado de emergência na quarta-feira depois que inundações "apocalípticas" varreram a cidade, alagando sua basílica histórica, praças e edifícios de centenas de anos.

"Este é o resultado da mudança climática", disse o prefeito Luigi Brugnaro no Twitter.

As vias de circulação da cidade se transformaram em correntezas furiosas, balaústres de pedra foram derrubados, barcos foram lançados nas margens e gôndolas foram esmagadas em seus ancoradouros quando a elevação das águas atingiu o pico de 187 centímetros.

Advertisement

Essa foi a maior inundação desde o recorde de 194 centímetros de 1966, mas o nível da elevação das águas está se tornando uma ameaça frequente para a joia turística.

"Veneza está de joelhos", disse Brugnaro. "Os danos chegarão às centenas de milhões de euros".

Do outro lado do mundo, partes da Austrália vêm sendo devastadas por incêndios florestais nesta semana. Quatro pessoas morreram, e comunidades inteiras foram forçadas a fugir das chamas.

Desde 2016, setores do norte e do interior de Nova Gales do Sul, assim como o sul de Queensland, estão sujeitos a uma seca que a Agência de Meteorologia disse estar sendo provocada, em parte, pelas temperaturas mais elevadas na superfície do mar, que afetam os padrões de chuva.

As temperaturas atmosféricas também aumentaram ao longo do século passado, intensificando a ferocidade de secas e incêndios.

Mas as ligações entre a mudança climática e eventos climáticos extremos criou uma desavença política na Austrália.

O governo, que apoia a indústria carvoeira, aceita a necessidade de cortar emissões, mas argumenta que ações ambientais mais severas prejudicariam sua economia.

Já na China, autoridades de saúde relataram um surto raro de peste pneumônica depois que dois casos foram confirmados nesta semana em Pequim.

As duas vítimas foram infectadas na província da Mongólia Interior, onde as populações de roedores aumentaram dramaticamente depois de secas persistentes agravadas pela mudança climática, disse a mídia estatal.

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

14/11/2019/ 10:56:20
Outras Notícias
  • Por gasolina e energia, inflação acelera a 0,36% em julho; maior valor em 4 anos
Por gasolina e energia, inflação acelera a 0,36% em julho; maior valor em 4 anos
07/08/2020/ 10:19:10

A inflação oficial brasileira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou em julho e registrou o maior patamar para o mês desde 2016. É o que mostra os dados publicados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (07). Segundo a instituição, em julho, a inflação ficou em 0,36%, influenciado, principal...

  • Empresário americano compra a Roma, gigante do futebol italiano, por R$ 3,7 bi
Empresário americano compra a Roma, gigante do futebol italiano, por R$ 3,7 bi
07/08/2020/ 10:15:56

A Roma, gigante do futebol italiano, anunciou nesta quinta-feira (6) que chegou a um acordo com o bilionário norte-americano Dan Friedkin para a compra do clube.O time da Serie A, principal liga de futebol do país, disse que contratos formais com o consórcio de Friedkin foram assinados na quarta-feira, em um acordo ...

  • Trump assina decreto que bane TikTok em 45 dias se aplicativo não for vendido
Trump assina decreto que bane TikTok em 45 dias se aplicativo não for vendido
07/08/2020/ 10:13:53

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quinta-feira (6) que proíbe os aplicativos TikTok e WeChat de operarem no país em 45 dias caso não sejam vendidos pelas empresas chinesas que os controlam.Os decretos não citam que uma certa quantia de dinheiro oriunda da venda precise ser repas...

  • 3,9 milhões recebem hoje o auxílio emergencial; veja quem tem direito
3,9 milhões recebem hoje o auxílio emergencial; veja quem tem direito
07/08/2020/ 10:07:12

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (7) uma nova parcela do Auxílio Emergencial para 3,9 milhões de beneficiários nascidos em junho.Entre deles, estão 96 mil beneficiários que fazem parte do grupo de novos aprovados (6º lote) ou trabalhadores que receberam a primeira parcela em...

  • Homem leva segredos do Google para Uber e é preso
Homem leva segredos do Google para Uber e é preso
07/08/2020/ 09:58:25

Anthony Levandowski, pioneiro da tecnologia dos carros autônomos no Vale do Silício, já foi disputado por empresas como Google e Uber por sua experiência em engenharia.Mas, na terça feira, 4, a desgraça de Levandowski foi selada com uma sentença de 18 meses de prisão por roubar segredos dos carros autônomos do Googl...

  • Após a pausa, Corinthians é o único da Série A que ainda não foi vazado
Após a pausa, Corinthians é o único da Série A que ainda não foi vazado
07/08/2020/ 09:57:02

É inegável a mudança de postura e de resultados do Corinthians depois da paralisação por conta do coronavírus. Não à toa o time conseguiu reverter situação delicada no Paulistão e garantiu uma vaga na final, que há poucas semanas era considerada quase impossível. Muito disso tem a ver com a solidez defensiva desenvo...