Noticias
Líderes do Brics chegam para reunião de cúpula no Itamaraty
  • Líderes do Brics chegam para reunião de cúpula no Itamaraty

Líderes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegaram na manhã desta quinta-feira (14) ao Palácio Itamaraty, em Brasília, para a 11ª reunião de cúpula do bloco.

À frente da presidência rotativa do Brics, o presidente Jair Bolsonaro é o anfitrião do encontro que trouxe ao Brasil os presidentes de Rússia, Vladimir Putin; da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Cyril Ramaphosa; e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Fundado informalmente em 2006, como Bric, o bloco de países emergentes na área econômica agregou a África do Sul em 2011, passando a se chamar Brics.

Os líderes dos cinco países cumprem agendas desde quarta em Brasília, quando participaram de um fórum empresarial do Brics e jantaram no Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores.

No fórum empresarial, os chefes dos países do Brics defenderam ampliar as relações comerciais entre si, com críticas ao protecionismo, feitas por Xi Jinping e Putin.

Nesta quinta, ocorrem as reuniões dos chefes de Estado e de governo. A 11ª cúpula tem como tema “crescimento econômico para um futuro inovador” e discutirá o aumento da cooperação entre os países, em especial nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, saúde e combate à corrupção e ao terrorismo.

Os presidentes e o primeiro-ministro indiano terão duas reuniões na manhã desta quinta, sendo uma delas a portas fechadas. Eles também farão uma conversa sobre o conselho empresarial do Brics e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do bloco. Ainda haverá um almoço oferecido por Bolsonaro às demais autoridades.

Reuniões bilaterais

Bolsonaro aproveitou a cúpula do Brics para ter reuniões bilaterais com os líderes dos demais países do bloco. O primeiro encontro do presidente brasileiro foi com o presidente da China, Xi Jinping.

Os dois se reuniram na quarta-feira (13) no Itamaraty. Bolsonaro defendeu diversificar as relações comerciais com a China e disse que o país faz parte do futuro do Brasil.

À tarde, Bolsonaro recebeu o primeiro-ministro indiano Narendra Modi no Palácio do Planalto. Ele confirmou na oportunidade que visitará a Índia em 26 de janeiro, nos festejos pelo dia da República.

As bilaterais de Bolsonaro continuarão após o encerramento da cúpula. Ainda nesta quinta, ele terá reuniões no Palácio do Planalto com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

14/11/2019/ 10:03:09
Outras Notícias
  • EUA e China avançam para trégua em guerra comercial
EUA e China avançam para trégua em guerra comercial
13/12/2019/ 10:02:48

O iuan avançou para a máxima de quatro meses e meio contra o dólar enquanto o mercado acionário chinês saltou com as notícias de que Estados Unidos e China concordaram em reduzir as tarifas existentes e adiar as que deveriam entrar em vigor neste fim de semana.Os EUA chegaram à "fase um" de um acordo comercial em pr...

  • Tribunal de Pernambuco paga RS 1,3 milhão a juíza e corregedor cobra explicações
Tribunal de Pernambuco paga RS 1,3 milhão a juíza e corregedor cobra explicações
13/12/2019/ 09:57:04

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) pagou R$ 1,29 milhão de salário para uma juíza em novembro, apontam informações do Portal da Transparência. Marylusia Pereira Feitosa de Araújo, da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, é uma dos 327 casos de super contracheques destinados a juízes e d...

  • Justiça determina afastamento do vereador Marcelo Cunha em Uberlândia
Justiça determina afastamento do vereador Marcelo Cunha em Uberlândia
13/12/2019/ 09:54:57

A Justiça determinou nesta quinta-feira (12) o afastamento do vereador recém empossado Marcelo Cunha (sem partido) das atividades da Câmara Municipal de Uberlândia. Ele assumiu o cargo no dia 26 de novembro, na vaga de Ismar Prado (PMB), que renunciou e é investigado pela Operação "O Poderoso Chefão".A dec...

  • Governo não vai mais distribuir 100% do lucro do FGTS
Governo não vai mais distribuir 100% do lucro do FGTS
13/12/2019/ 09:52:09

O governo federal recuou e desistiu de distribuir 100% do lucro do FGTS com os trabalhadores. O presidente Jair Bolsonaro atendeu a um pedido do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e vetou o dispositivo que ampliaria a distribuição do lucro e a rentabilidade das contas, previsto na ...

  • Cruzeiro confirma Adilson Batista para o próximo ano
Cruzeiro confirma Adilson Batista para o próximo ano
13/12/2019/ 09:50:54

O mistério acabou. Adilson Batista será o técnico do Cruzeiro em 2020, na Série B do Campeonato Brasileiro. O martelo foi batido na tarde desta quinta-feira, quando o treinador se reuniu com a diretoria do clube celeste.A permanência de Adílson no cargo era incerta, pois o avalista da sua co...

  • Palmeiras chega a acordo e fica perto de anunciar Sampaoli
Palmeiras chega a acordo e fica perto de anunciar Sampaoli
13/12/2019/ 09:49:41

O Palmeiras chegou a um acordo com o técnico Jorge Sampaoli. O presidente do clube, Mauricio Galiotte, se reuniu com o treinador nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Sampaoli aceitou reduzir a pedida salarial, e os valores serão compensados com bônus por metas alcançadas. Com o acerto entre as parte...