Noticias
Líderes do Brics chegam para reunião de cúpula no Itamaraty
  • Líderes do Brics chegam para reunião de cúpula no Itamaraty

Líderes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) chegaram na manhã desta quinta-feira (14) ao Palácio Itamaraty, em Brasília, para a 11ª reunião de cúpula do bloco.

À frente da presidência rotativa do Brics, o presidente Jair Bolsonaro é o anfitrião do encontro que trouxe ao Brasil os presidentes de Rússia, Vladimir Putin; da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Cyril Ramaphosa; e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Fundado informalmente em 2006, como Bric, o bloco de países emergentes na área econômica agregou a África do Sul em 2011, passando a se chamar Brics.

Os líderes dos cinco países cumprem agendas desde quarta em Brasília, quando participaram de um fórum empresarial do Brics e jantaram no Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores.

No fórum empresarial, os chefes dos países do Brics defenderam ampliar as relações comerciais entre si, com críticas ao protecionismo, feitas por Xi Jinping e Putin.

Nesta quinta, ocorrem as reuniões dos chefes de Estado e de governo. A 11ª cúpula tem como tema “crescimento econômico para um futuro inovador” e discutirá o aumento da cooperação entre os países, em especial nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, saúde e combate à corrupção e ao terrorismo.

Os presidentes e o primeiro-ministro indiano terão duas reuniões na manhã desta quinta, sendo uma delas a portas fechadas. Eles também farão uma conversa sobre o conselho empresarial do Brics e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do bloco. Ainda haverá um almoço oferecido por Bolsonaro às demais autoridades.

Reuniões bilaterais

Bolsonaro aproveitou a cúpula do Brics para ter reuniões bilaterais com os líderes dos demais países do bloco. O primeiro encontro do presidente brasileiro foi com o presidente da China, Xi Jinping.

Os dois se reuniram na quarta-feira (13) no Itamaraty. Bolsonaro defendeu diversificar as relações comerciais com a China e disse que o país faz parte do futuro do Brasil.

À tarde, Bolsonaro recebeu o primeiro-ministro indiano Narendra Modi no Palácio do Planalto. Ele confirmou na oportunidade que visitará a Índia em 26 de janeiro, nos festejos pelo dia da República.

As bilaterais de Bolsonaro continuarão após o encerramento da cúpula. Ainda nesta quinta, ele terá reuniões no Palácio do Planalto com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

14/11/2019/ 11:03:09
Outras Notícias
  • Nota do Ministério da Defesa sobre Gilmar é o bastante, diz Heleno
Nota do Ministério da Defesa sobre Gilmar é o bastante, diz Heleno
13/07/2020/ 09:52:10

Embora irritados nos bastidores, ministros militares decidiram evitar embate público com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que, no fim de semana, afirmou que o Exército “está se associando a genocídio” durante a pandemia.“O Ministério da Defesa já publicou uma nota a respeito, sem citar nomes. A...

  • Butantan inicia recrutamento de voluntários para testar vacina chinesa
Butantan inicia recrutamento de voluntários para testar vacina chinesa
13/07/2020/ 09:50:10

Começa nesta semana o recrutamento de voluntários para testar a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida por laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. São 12 centros de pesquisa espalhos pelo país que receberão 9 mil voluntários para os testes.Chefe do setor de Infectologi...

  • Acelerador de partículas brasileiro revela imagens do novo coronavírus
Acelerador de partículas brasileiro revela imagens do novo coronavírus
13/07/2020/ 09:48:31

Foram apresentadas neste sábado (11) as primeiras imagens produzidas pelo novo Sirius, o maior acelerador de particulas do Brasil e um dos mais avançados do mundo. O equipamento foi utilizado para radiografar proteínas do novo coronavírus, com a produção de imagens que podem ajudar no combate à doença.A expecta...

  • Tribunal anula suspensão do Manchester City das competições europeias
Tribunal anula suspensão do Manchester City das competições europeias
13/07/2020/ 09:46:56

A suspensão de dois anos do Manchester City das competições europeias foi anulada pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS, em inglês) nesta segunda-feira (13).O City havia sido punido pela Uefa, órgão regulador do futebol europeu, por graves violações do licenciamento de clubes e regulamentos do Fair Play Financ...

  • Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre aos 59 anos
Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre aos 59 anos
13/07/2020/ 09:45:18

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói da libertação Nelson Mandela, morreu em um hospital de Joanesburgo, aos 59 anos. A informação foi divulgada pelo porta-voz do partido governante Congresso Nacional Africano, nesta segunda-feira (13).Também filha da ativista antiapartheid Winnie Madikize...

  • Universidades ensinam
Universidades ensinam "sexo sem limites", disse Ribeiro
13/07/2020/ 09:43:36

O novo ministro da Educação, o advogado e pastor presbiteriano Milton Ribeiro, afirmou em 2018 que a linha existencialista de pensamento é ensinada nas universidades e incentiva uma "prática totalmente sem limites do sexo". Um vídeo mostra Ribeiro falando à comunidade evangélica sobre o assunto durante culto."P...