Noticias
Passa de mil nº de mortos por coronavírus; 42 mil casos
  • Passa de mil nº de mortos por coronavírus; 42 mil casos

O número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus na China chegou a 42.638, de acordo com informações divulgadas pela autoridade chinesa em saúde. Somente nesta segunda-feira, 10, morreram 108 pessoas, elevando para 1.016 o número de vítimas da doença.


Esta segunda-feira foi o primeiro dia de trabalho dos chineses depois do feriado de Ano Novo que foi prolongado por causa da epidemia, que começou a chamar a atenção no início do ano. A tentativa do governo foi conter a dispersão do vírus, mas sem muito sucesso. Em todo o país, o número de novos casos confirmados em 24 horas foi de 2.478, um pouco abaixo dos 3.073 casos identificados no domingo. O vírus já se espalhou a uma velocidade muito maior que o vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que causou um surto de pneumonia entre 2002 e 2003.


Segundo informe divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) também nesta segunda-feira, 10, mas com um pouco de atraso em relação ao horário chinês por causa do fuso horário, há outros 319 casos de contaminação com o vírus foram identificados em 24 países da Ásia, da Europa, da Oceania e da América do Norte, com uma morte. Em nenhum deles, até o momento, foi identificada a transmissão local da doença.

Durante uma reunião presidida pelo premiê Li Keqiang, grupo encarregado de combater o vírus disse que trabalharia para resolver a falta de matéria-prima e mão-de-obra e aumentar o fornecimento de máscaras e roupas de proteção. Eles disseram que quase 20.000 equipes médicas de todo o país já haviam sido enviadas para Wuhan, epicentro da epidemia, e mais equipes médicas também estavam a caminho.

Nesta segunda-feira, o presidente da China, Xi Jinping, apareceu em público pela primeira vez desde o início da epidemia, inspecionando trabalhadores da saúde em Pequim.

No Brasil, sete casos sob suspeita

No Brasil o vírus ainda não foi identificado. O Ministério da Saúde investiga sete casos suspeitos (três em São Paulo, e quatro em Minas, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul), mas já foram descartados 32. Os 58 brasileiros que chegaram a Anápolis (GO) no domingo, vindos da China, não apresentaram nenhum sintoma que indique contaminação pelo vírus.


De acordo com o boletim do Ministério da Defesa, os hóspedes que estão na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis "permanecem com o quadro assintomático".

O grupo passou por avaliações clínicas de saúde, que incluem aferições de sinais vitais, como medição de temperatura, pressão e frequência cardíaca e exame de nasofaringe. São previstas três avaliações por dia. Vindos de Wuhan, eles não tinham apresentado nenhum sintoma lá. A quarentena tem caráter preventivo e eles poderão ser liberados depois de 18 dias sem sintomas.

O governo publicou nesta segunda-feira, 10, medida provisória que destina R$ 11,287 milhões ao Ministério da Defesa para aplicação em ações que tenham relação com o combate à epidemia mundial de coronavírus. Os recursos são destinados a medidas como a Operação Regresso, que resgatou 31 brasileiros que estavam na China expostos ao risco de contágio. O grupo chegou ao Brasil na madrugada deste domingo.


Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

11/02/2020/ 08:28:13
Outras Notícias
  • Harry e Meghan deixarão obrigações da monarquia em 31 de março
Harry e Meghan deixarão obrigações da monarquia em 31 de março
21/02/2020/ 08:52:59

O príncipe Harry e a mulher, Meghan, vão deixar suas responsabilidades como membros da família real em 31 de março e informou na quarta-feira (19) seu porta-voz.O casal, que foi contra as tradições das estruturas da monarquia britânica ao anunciar que queriam deixar suas obrigações monárquicas, no mês...

  • Eleição no Irã deve reforçar poder dos aiatolás ultraconservadores
Eleição no Irã deve reforçar poder dos aiatolás ultraconservadores
21/02/2020/ 08:51:04

Cerca de 7.150 candidatos foram selecionados para participar das eleições legislativas desta sexta-feira (21) no Irã, o equivalente à metade do número de inscritos. Muitas candidaturas reformistas foram impugnadas, num movimento que deve favorecer um retorno da maioria conservadora ao cenário político iraniano....

  • Um radical ou um moderado? Quem é mais forte contra Trump?
Um radical ou um moderado? Quem é mais forte contra Trump?
21/02/2020/ 08:49:45

O debate democrata da última quarta-feira, em Las Vegas, foi marcado não apenas pela agressividade e virulência incomum com que os pré-candidatos se atacaram, mas também por uma questão de fundo que dilacera os eleitores do partido: quem tem mais chance de derrotar Donald Trump nas urnas?O estreante Michael Bloomber...

  • Bolsonaro autoriza envio das Forças Armadas para o Ceará
Bolsonaro autoriza envio das Forças Armadas para o Ceará
21/02/2020/ 08:47:27

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas no Ceará, que enfrenta uma paralisação de policiais desde a terça-feira, 18. Com isso, tropas do Exército poderão reforçar a segurança nas cidades. Na Região Metropolitana de Fortaleza houve registros de depredação de viaturas e ocupaç...

  • Projetos de lei visam anistiar policiais que fazem greve
Projetos de lei visam anistiar policiais que fazem greve
21/02/2020/ 08:45:49

Dois projetos de lei - um está no Senado e outro na Câmara - anistiam policiais militares que se envolveram em motins pelo País. Eles querem complementar lei de 2011, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que anistiou PMs de 13 Estados e do Distrito Federal que se rebelaram entre 1997 e...

  • Navio russo suspeito de espionagem é encontrado no Brasil
Navio russo suspeito de espionagem é encontrado no Brasil
21/02/2020/ 08:43:34

A Marinha brasileira monitorou durante uma semana um navio russo de pesquisa e inteligência suspeito de espionagem na Europa e nos Estados Unidos. O sinal de alerta foi aceso no último dia 10, quando o Centro Integrado de Segurança Marítima do Rio de Janeiro detectou o Yantar, uma embar...