Noticias
Bolsonaro mantém aprovação mesmo com prisão de Queiroz
  • Bolsonaro mantém aprovação mesmo com prisão de Queiroz

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (26/06) mostra que a popularidade do presidente Jair Bolsonaro continua estável.


A sondagem indica que a aprovação de Bolsonaro está em 32%, um ponto percentual abaixo dos 33% detectados pelo Datafolha no mês passado.

A rejeição subiu de 43% no mês passado para 44%, enquanto 23% dos entrevistados avaliam o governo como regular, (foram 22% em maio). A parcela dos que que não souberam ou não responderam foi de 1% (2% em maio).

Foram ouvidas 2.016 pessoas adultas, por telefone, entre 23 e 24 de junho, em todas as regiões e estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem anterior foi realizada entre 25 e 26 de maio.

A estabilidade da aprovação presidencial, que variou dentro da margem de erro, é detectada depois da prisãode Fabrício Queiroz, amigo do presidente e ex-assessor do filho dele, o senador Flávio Bolsonaro.

Amigo do presidente há quase 30 anos, Queiroz é suspeito de operar um esquema das "rachadinhas" - quando funcionários são coagidos a devolver parte de seus salários - no gabinete de Flávio na Alerj. Ele foi preso em Atibaia, no interior de São Paulo, numa propriedade do advogado criminalista Frederick Wassef, que defendia Flávio e é amigo da família Bolsonaro.

A aprovação do presidente cai para 15% entre aqueles que acham que Bolsonaro sabia onde Queiroz se escondia até sua prisão, no dia 18.

O presidente também não é tido como confiável pela maioria dos brasileiros. São 46% os que dizem nunca confiar no que ele diz, 20% os que sempre confiam e 32% aqueles que o fazem às vezes.

O perfil de aprovação de Bolsonaro segue sem mudança. Ele é rejeitado pela maioria dos mais jovens (54% entre os de 16 a 24 anos), pelos que têm curso superior (53%) e ricos (renda acima de 10 salários mínimos, 52%).

A aprovação continua maior na região Sul, onde 42% acham seu desempenho ótimo ou bom.

Entre os mais satisfeitos com sua gestão, estão pessoas de 35 a 44 anos (37%), empresários (51%) e os que sempre confiam em Bolsonaro (92%).

Bolsonaro segue como o presidente com a pior avaliação da história durante seu primeiro mandato desde a volta das eleições diretas, em 1989. Antes dele, o pior índice era de Fernando Collor, que com ano e seis meses de gestão, apresentava em setembro de 1991, rejeição de 41%.

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

26/06/2020/ 09:41:58
Outras Notícias
  • Por gasolina e energia, inflação acelera a 0,36% em julho; maior valor em 4 anos
Por gasolina e energia, inflação acelera a 0,36% em julho; maior valor em 4 anos
07/08/2020/ 10:19:10

A inflação oficial brasileira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou em julho e registrou o maior patamar para o mês desde 2016. É o que mostra os dados publicados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (07). Segundo a instituição, em julho, a inflação ficou em 0,36%, influenciado, principal...

  • Empresário americano compra a Roma, gigante do futebol italiano, por R$ 3,7 bi
Empresário americano compra a Roma, gigante do futebol italiano, por R$ 3,7 bi
07/08/2020/ 10:15:56

A Roma, gigante do futebol italiano, anunciou nesta quinta-feira (6) que chegou a um acordo com o bilionário norte-americano Dan Friedkin para a compra do clube.O time da Serie A, principal liga de futebol do país, disse que contratos formais com o consórcio de Friedkin foram assinados na quarta-feira, em um acordo ...

  • Trump assina decreto que bane TikTok em 45 dias se aplicativo não for vendido
Trump assina decreto que bane TikTok em 45 dias se aplicativo não for vendido
07/08/2020/ 10:13:53

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quinta-feira (6) que proíbe os aplicativos TikTok e WeChat de operarem no país em 45 dias caso não sejam vendidos pelas empresas chinesas que os controlam.Os decretos não citam que uma certa quantia de dinheiro oriunda da venda precise ser repas...

  • 3,9 milhões recebem hoje o auxílio emergencial; veja quem tem direito
3,9 milhões recebem hoje o auxílio emergencial; veja quem tem direito
07/08/2020/ 10:07:12

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (7) uma nova parcela do Auxílio Emergencial para 3,9 milhões de beneficiários nascidos em junho.Entre deles, estão 96 mil beneficiários que fazem parte do grupo de novos aprovados (6º lote) ou trabalhadores que receberam a primeira parcela em...

  • Homem leva segredos do Google para Uber e é preso
Homem leva segredos do Google para Uber e é preso
07/08/2020/ 09:58:25

Anthony Levandowski, pioneiro da tecnologia dos carros autônomos no Vale do Silício, já foi disputado por empresas como Google e Uber por sua experiência em engenharia.Mas, na terça feira, 4, a desgraça de Levandowski foi selada com uma sentença de 18 meses de prisão por roubar segredos dos carros autônomos do Googl...

  • Após a pausa, Corinthians é o único da Série A que ainda não foi vazado
Após a pausa, Corinthians é o único da Série A que ainda não foi vazado
07/08/2020/ 09:57:02

É inegável a mudança de postura e de resultados do Corinthians depois da paralisação por conta do coronavírus. Não à toa o time conseguiu reverter situação delicada no Paulistão e garantiu uma vaga na final, que há poucas semanas era considerada quase impossível. Muito disso tem a ver com a solidez defensiva desenvo...