Noticias
Guedes: Vamos fazer três ou quatro "grandes" privatizações
  • Guedes: Vamos fazer três ou quatro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse no domingo que a questão fiscal não é fator que tira seu sono e que a equipe econômica se concentra em programas para atacar "frontalmente" o desemprego, acrescentando que nos próximos "30, 60, 90 dias" o governo fará três ou quatro "grandes" privatizações.


"Vamos esperar um pouquinho. Vocês vão saber já já", disse o ministro ao ser questionado, em entrevista à CNN Brasil, sobre quais empresas estariam nessa lista.

Mas Guedes disse que este seria um "excelente ano" para as subsidiárias da Caixa Econômica Federal (CEF) fazerem uma "grande" oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no valor de 20 bilhões de reais a 50 bilhões de reais, "bem maior até" que uma Eletrobras, segundo ele.

O chefe da Economia afirmou ainda que os Correios "seguramente" estariam na lista de privatizações, mas se recusou a falar quando.

Fazendo um mea-culpa, o ministro avaliou que as privatizações "decisivamente" não andaram em ritmo "satisfatório", mas que agora vão andar, e admitiu problemas em fazer o crédito chegar à ponta.

Guedes disse que, apesar da pandemia, a equipe econômica não perdeu o rumo fiscal e que o fundo do poço para a atividade econômica pode ter sido em abril.

O ministro afirmou que o primeiro capítulo para a retomada da atividade era o ataque às despesas, antes de o país ser atingido por um "meteoro" (em referência à pandemia), e que agora o Brasil está no segundo capítulo, descrito por ele como de descentralização de recursos.

Para Guedes, em se confirmando expectativas dos dois últimos ministros da Saúde, em dois ou três meses o Brasil estaria entrando em um novo capítulo --em que a primeira onda da pandemia seria superada.

O ministro disse achar que a reforma tributária será enviada ao Congresso ainda neste ano, voltou a defender tributação sobre dividendos e transações digitais e adotou tom crítico sobre "interdições" de discussões por parte de outros atores políticos, afirmando que é "exploração política desagradável" dizer que o governo está devendo a reforma.

"Acho que os debates devem ser permitidos. Por exemplo, discutir um imposto digital, imposto sobre transação, é uma discussão legítima, por que vai ser interditado isso?", questionou.

Como recado ao investidor estrangeiro, Guedes disse que o Brasil vai surpreender e que o país tocará projetos nas áreas de saneamento, cabotagem, elétrica, concessões e privatizações.

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação


07/07/2020/ 09:46:35
Outras Notícias
  • Oposição anuncia boicote à eleição parlamentar na Venezuela
Oposição anuncia boicote à eleição parlamentar na Venezuela
03/08/2020/ 09:51:22

As eleições parlamentares da Venezuela serão boicotadas por 27 partidos de oposição ao regime de Nicolás Maduro, marcadas para o dia 6 de dezembro. O anúncio foi feito no domingo (2) em um texto publicado no site da Assembleia Nacional.Representantes dos partidos contrários ao regime de Maduro já haviam di...

  • Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda
Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda
03/08/2020/ 09:48:56

A partir desta segunda-feira (3), a gasolina vendida no Brasil deverá seguir novas especificações. Com as novidades, especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade, e está mais próximo do padrão europeu, ainda que isso possa pesar mais no bolso na hora de abastecer.As mudanças valem para a gasolina...

  • OMS diz que
OMS diz que "talvez nunca exista" uma vacina contra covid-19
03/08/2020/ 09:46:36

O diretor-geral da Organização Mundial Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira, 3, que uma vacina ou cura para a covid-19 podem não se tornar realidade."Não existe bala de prata no momento e talvez nunca exista", disse o diretor-geral. Ele acrescentou que, no momento,...

  • Novo técnico do Fla, Domènec Torrent chega ao Brasil e avisa: 'Ganhar, ganhar e ganhar'
Novo técnico do Fla, Domènec Torrent chega ao Brasil e avisa: 'Ganhar, ganhar e ganhar'
03/08/2020/ 09:44:26

Domènec Torrent já está em solo carioca. O espanhol desembarcou na manhã desta segunda-feira no Rio de Janeiro para iniciar os trabalhos no Flamengo. O avião que trouxe o treinador pousou pouco antes das seis horas no Aeroporto do Galeão, onde um grupo de torcedores aguardava para recepcioná-lo.- Estou muito feliz e...

  • Presidente da Fundação Palmares ataca Black Lives Matter
Presidente da Fundação Palmares ataca Black Lives Matter
03/08/2020/ 09:42:50

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, usou as redes sociais para atacar mais uma vez o Black Lives Matters (Vidas Negras Importam), movimento de ativistas que lutam pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, com repercussão em dezenas de países.Em seu perfil do Twitter, Camargo compartilhou...

  • Bolsonaro se defende sobre
Bolsonaro se defende sobre "descaso" no combate à corrupção
03/08/2020/ 09:40:39

O presidente Jair Bolsonaro recorreu à sua conta no Facebook na manhã deste domingo, 2, para defender seu governo de críticas que recebeu durante a semana por, supostamente, ter relaxado no combate à corrupção. "O maior programa de combate à corrupção foi executado por mim ao não lotear cargos estratégicos, como, po...