Noticias
Presidente interino do Peru toma posse e pede calma após semana de protestos
  • Presidente interino do Peru toma posse e pede calma após semana de protestos

O parlamentar peruano Francisco Sagasti tomou posse como presidente interino do país nesta terça-feira, após ser escolhido pelo Congresso em uma tentativa de retorno à estabilidade em uma nação que viu protestos violentos e a saída de dois presidentes na última semana. 


Sagasti, um legislador da legenda de centro Partido Roxo, deve cumprir seu mandato até julho do ano que vem, com uma nova eleição presidencial marcada para o dia 11 de abril. 


O país andino está estremecido desde a derrubada abrupta do popular líder Martín Vizcarra em um processo de impeachment no dia 9 de novembro. A saída de Vizcarra, cuja agenda anticorrupção havia causado tensão no Congresso, levou a protestos muitas vezes violentos nos quais dois jovens foram mortos. 

O sucessor de Vizcarra, Manuel Merino, renunciou no domingo após apenas cinco dias no poder. 

"É absolutamente necessário manter a calma, mas não confundam isso com passividade, conformidade ou resignação", disse Sagasti em um discurso ao Congresso após sua posse.

A indicação de Sagasti parece realmente ter acalmado as tensões, embora uma profunda desconfiança com os políticos do país permaneça. Na noite de segunda-feira, centenas de pessoas protestaram na capital Lima pedindo uma nova constituição e "Justiça para os que tombaram". 

"Eu acho que Sagasti é alguém que oferece garantias democráticas, que pode fazer uma transição a um novo governo que ficará bem", disse uma manifestante chamada Paloma Carpio. 

Sagasti, de 76 anos, um engenheiro ex-funcionário do Banco Mundial, ainda não indicou seu gabinete, mas disse que está disposto a incluir ministros do governo de Vizcarra, o que poderia abrir a porta para o retorno da ministra da Economia María Antonieta Alva, uma das principais estrelas do governo anterior. 

"Se forem pessoas com experiência, integridade e vontade de trabalhar, eu acredito que faríamos errado se os deixarmos de lado", disse Sagasti à rede local de televisão Canal N. 

Sagasti é o quarto presidente do Peru em menos de três anos, após as saídas de Vizcarra e Merino, e a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski em 2018 após alegações de corrupção. 

A moeda peruana reagiu positivamente às notícias, subindo 1,75% nesta terça-feira, maior alta diária em sete meses. Os títulos soberanos do país também apresentaram valorização. 

O Peru, segundo maior produtor de cobre do mundo, foi atingido duramente neste ano pela pandemia de Covid-19, e deve reportar sua maior contração econômica anual em um século. 

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

18/11/2020/ 08:47:16
Outras Notícias
  • Hackers da Coreia do Norte tentaram invadir sistemas da AstraZeneca
Hackers da Coreia do Norte tentaram invadir sistemas da AstraZeneca
27/11/2020/ 11:21:03

Hackers da Coreia do Norte tentaram invadir os sistemas da farmacêutica britânica AstraZeneca nas últimas semanas, enquanto a empresa corre para desenvolver sua vacina contra o novo coronavírus, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto.Segundo as fontes, os hackers se passaram por recrutadores no LinkedIn e...

  • Trump deixará Casa Branca se perder no colégio eleitoral
Trump deixará Casa Branca se perder no colégio eleitoral
27/11/2020/ 11:18:15

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aos jornalistas, pela primeira vez, que deixará a Casa Branca se o democrata Joe Biden for o mais votado pelos delegados no colégio eleitoral, no próximo dia 14 de dezembro, causando uma nova derrota ao republicano além das urnas.No entanto, o mandatário voltou a ...

  • Desemprego no Brasil salta a taxa recorde de 14,6% no 3º trimestre e atinge 14,1 milhões
Desemprego no Brasil salta a taxa recorde de 14,6% no 3º trimestre e atinge 14,1 milhões
27/11/2020/ 11:13:25

O desemprego no Brasil saltou para uma nova taxa recorde de 14,6% no trimestre encerrado em setembro, afetando 14,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Est...

  • CBF admite erro de comunicação no VAR em gol anulado do São Paulo contra o Ceará
CBF admite erro de comunicação no VAR em gol anulado do São Paulo contra o Ceará
27/11/2020/ 11:10:04

Nesta quinta-feira, a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF deu o seu parecer e explicou que houve erro de comunicação no procedimento de checagem do VAR, que causou polêmica no gol anulado do São Paulo contra o Ceará, em duelo disputado nesta quarta e válido pelo Campeonato Brasileiro.Após Pablo bal...

  • Após atritos, Guedes diz que tem admiração por Campos Neto
Após atritos, Guedes diz que tem admiração por Campos Neto
27/11/2020/ 11:07:15

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, conversaram por telefone na manhã desta quinta-feira, 26, depois de Guedes questionar o plano de Campos Neto para recuperar credibilidade dos investidores quanto à sustentabilidade das contas públicas."Não existe eu no Minist...

  • Policiais que agrediram produtor negro em Paris são detidos
Policiais que agrediram produtor negro em Paris são detidos
27/11/2020/ 11:05:12

O crime ocorreu no último sábado (21), quando Michel Zecler, foi espancado pelos agentes dentro de seu próprio estúdio. Imagens de uma câmera de segurança mostram três policiais agredindo o produtor, mas um quarto agente envolvido na abordagem também foi detido.Os policiais alegaram que Zecler estava na rua sem másc...