Noticias
Bolsonaro sabotou combate à pandemia, diz Human Rights Watch
  • Bolsonaro sabotou combate à pandemia, diz Human Rights Watch

O presidente Jair Bolsonaro tem procurado sabotar as iniciativas para desacelerar a propagação da Covid-19 no país e seguiu políticas que prejudicam os direitos dos brasileiros, afirmou a organização Human Rights Watch (HRW) nesta quarta-feira. 


As instituições democráticas entraram em cena para proteger os brasileiros e impediram algumas de suas medidas mais prejudiciais durante seus dois anos de mandato, afirmou a seção brasileira do grupo de direitos humanos em seu relatório mundial anual. 


O Supremo Tribunal Federal impediu as tentativas de Bolsonaro de retirar dos Estados a autoridade de implementar medidas restritivas para conter o segundo surto mais mortal do coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, afirmou a HRW. 

A principal corte do país interveio para impedir que o governo ocultasse dados da Covid-19 do público e ordenou que o governo elaborasse um plano para proteger os povos indígenas mais vulneráveis da pandemia, enquanto o Congresso aprovou um projeto de lei forçando o governo Bolsonaro a providenciar assistência emergencial de Saúde às comunidades indígenas. 

Bolsonaro minimizou a gravidade da Covid-19, chamando a doença de "uma gripezinha" e criticou os lockdowns e medidas de distanciamento social. A HRW diz que o presidente também disseminou informações enganosas sobre o vírus.

O gabinete do presidente não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. 

Bolsonaro tem debilitado os direitos das mulheres, atacado jornalistas e grupos da sociedade civil, estigmatizado e intimidado a mídia independente do país, afirmou a HRW. 

"O Supremo Tribunal Federal e outras instituições se empenharam para proteger os brasileiros e para barrar muitas, embora não todas, as políticas antidireitos de Bolsonaro. Essas instituições precisam permanecer vigilantes", disse Anna Lívia Arida, diretora-associada da HRW Brasil. 

O enfraquecimento da fiscalização ambiental permitiu o aumento do desmatamento ilegal na Amazônia, que chegou ao maior nível em 12 anos. O número de focos de incêndios, muitos deles iniciados ilegalmente para liberar terra para agropecuária na Amazônia, cresceu 16%, reportou a ONG.

"As políticas do presidente Bolsonaro têm sido um desastre para a floresta amazônica e para as pessoas que a defendem", disse Anna Livia.

"Ele culpa indígenas, organizações não governamentais e moradores pela destruição ambiental, em vez de agir contra as redes criminosas que impulsionam a ilegalidade na Amazônia", acrescentou.

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

13/01/2021/ 11:20:38
Outras Notícias
  • Governadores pedem missão oficial na China por insumos das vacinas
Governadores pedem missão oficial na China por insumos das vacinas
22/01/2021/ 10:50:40

Além das negociações por telefone e dos diálogos com a embaixada da China no Brasil, os governadores estão defendendo que o governo brasileiro envie uma missão oficial ao país asiático para acelerar a liberação dos insumos para fabricação de vacinas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.Coordenador no fór...

  • Biden anuncia plano para conter a pandemia de Covid-19 nos EUA
Biden anuncia plano para conter a pandemia de Covid-19 nos EUA
22/01/2021/ 10:49:25

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou nesta quinta-feira (21) a estratégia nacional de combate do novo governo à Covid-19. O país registra mais de 400 mil vítimas do coronavírus e vem encontrando dificuldades para distribuir as vacinas."As coisas vão continuar piorando ...

  • Zidane testa positivo para covid-19 e desfalca Real Madrid nos próximos jogos
Zidane testa positivo para covid-19 e desfalca Real Madrid nos próximos jogos
22/01/2021/ 10:44:10

Nesta sexta-feira, o Real Madrid anunciou que o técnico Zinedine Zidane testou positivo para covid-19. Desta forma, o treinador está fora das próximas partidas do time, começando pelo jogo deste sábado, contra o Alavés. Seu substituto será o também francês David Bettoni.O momento dos merengues já estava complicado. ...

  • Estado de SP deve voltar à fase vermelha aos fins de semana
Estado de SP deve voltar à fase vermelha aos fins de semana
22/01/2021/ 10:42:16

São Paulo deverá ter regras mais duras de isolamento social nos finais de semana. A ideia é que a partir da noite desta sexta-feira, 22, todo o Estado entre na fase vermelha, da qual só sairá na segunda-feira, 25, quando cada região retornará para a fase em que se encontrava, conforme apurou o blog da Coluna do Esta...

  • Lira fala em 'tripé de reformas' e dá prioridade a orçamento
Lira fala em 'tripé de reformas' e dá prioridade a orçamento
22/01/2021/ 10:41:10

Candidato à presidência da Câmara, o líder do Centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse que, se eleito, vai priorizar a rápida votação do Orçamento 2021 e que terá um "tripé de reformas" para o primeiro semestre como meta, incluindo, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial, que está no Sen...

  • Justiça condena Eduardo Bolsonaro por danos morais
Justiça condena Eduardo Bolsonaro por danos morais
22/01/2021/ 10:39:55

A 11ª Vara Cível da Capital, do Tribunal de Justiça de São Paulo, deu causa ganha à Patricia Campos Mello em ação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Foi firmado que o parlamentar deve indenizar em R$ 30 mil a jornalista por danos morais, provocados por suas declarações em um vídeo publicado ...