Noticias
Indonésia inicia uma das maiores campanhas de vacinação contra Covid-19 com CoronaVac
  • Indonésia inicia uma das maiores campanhas de vacinação contra Covid-19 com CoronaVac

A Indonésia lançou uma das maiores campanhas de vacinação contra Covid-19 do mundo nesta quarta-feira, com o presidente Joko Widodo recebendo a primeira injeção de uma vacina chinesa CoronaVac enquanto seu país luta contra um dos piores surtos de coronavírus na Ásia.


Com uma camiseta branca e máscara, o presidente, conhecido como Jokowi, tomou a vacina no palácio presidencial.

"A vacinação é importante para quebrar a cadeia de transmissão da Covid-19 e nos dar proteção e segurança a todos os indonésios e ajudar a acelerar a recuperação econômica", disse Jokowi após receber a injeção.

Algumas outras autoridades vacinadas mostraram suas marcas aos jornalistas que esperavam e flexionaram os braços.

O ministro da Saúde, Budi Gunadi Sadikin, disse que cerca de 1,5 milhão de profissionais da área médica serão vacinados até fevereiro, seguidos por funcionários públicos e a população em geral em 15 meses.

Ao contrário de muitos países, a Indonésia pretende inocular primeiro a sua população trabalhadora, em vez dos idosos, em parte porque não possui dados suficientes de ensaios clínicos sobre a eficácia da CoronaVac em idosos.

Na quarta-feira, a Indonésia relatou aumento recorde diário em casos e mortes, o que elevou o total de mortes por coronavírus para 24.951 e infecções para 858.043.

Ajudadas pelo otimismo em relação à campanha de vacinação, as ações indonésias, que subiram nos últimos dias, ampliaram os ganhos nesta quarta-feira, com o índice principal subindo 0,62%. A rupia subiu 0,46%.

A maior economia do sudeste asiático sofreu sua primeira recessão em mais de duas décadas no ano passado devido à pandemia, com o governo estimando uma contração de até 2,2%.

O governo disse que dois terços da população de 270 milhões precisam ser vacinados para obter imunidade de rebanho, com o custo do programa estimado em mais de 74 trilhões de rupias (5,26 bilhões de dólares).

Olivia Herlinda, pesquisadora do Centro de Iniciativas de Desenvolvimento Estratégico da Indonésia, disse que as autoridades não levaram em consideração a eficácia da vacina e a taxa de reprodução do vírus para justificar seu enfoque na imunidade de rebanho.

A epidemiologista Masdalina Pane afirmou que as vacinas deveriam ser acompanhadas por mais testes e rastreamento.

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

13/01/2021/ 11:32:22
Outras Notícias
  • Governadores pedem missão oficial na China por insumos das vacinas
Governadores pedem missão oficial na China por insumos das vacinas
22/01/2021/ 10:50:40

Além das negociações por telefone e dos diálogos com a embaixada da China no Brasil, os governadores estão defendendo que o governo brasileiro envie uma missão oficial ao país asiático para acelerar a liberação dos insumos para fabricação de vacinas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.Coordenador no fór...

  • Biden anuncia plano para conter a pandemia de Covid-19 nos EUA
Biden anuncia plano para conter a pandemia de Covid-19 nos EUA
22/01/2021/ 10:49:25

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou nesta quinta-feira (21) a estratégia nacional de combate do novo governo à Covid-19. O país registra mais de 400 mil vítimas do coronavírus e vem encontrando dificuldades para distribuir as vacinas."As coisas vão continuar piorando ...

  • Zidane testa positivo para covid-19 e desfalca Real Madrid nos próximos jogos
Zidane testa positivo para covid-19 e desfalca Real Madrid nos próximos jogos
22/01/2021/ 10:44:10

Nesta sexta-feira, o Real Madrid anunciou que o técnico Zinedine Zidane testou positivo para covid-19. Desta forma, o treinador está fora das próximas partidas do time, começando pelo jogo deste sábado, contra o Alavés. Seu substituto será o também francês David Bettoni.O momento dos merengues já estava complicado. ...

  • Estado de SP deve voltar à fase vermelha aos fins de semana
Estado de SP deve voltar à fase vermelha aos fins de semana
22/01/2021/ 10:42:16

São Paulo deverá ter regras mais duras de isolamento social nos finais de semana. A ideia é que a partir da noite desta sexta-feira, 22, todo o Estado entre na fase vermelha, da qual só sairá na segunda-feira, 25, quando cada região retornará para a fase em que se encontrava, conforme apurou o blog da Coluna do Esta...

  • Lira fala em 'tripé de reformas' e dá prioridade a orçamento
Lira fala em 'tripé de reformas' e dá prioridade a orçamento
22/01/2021/ 10:41:10

Candidato à presidência da Câmara, o líder do Centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse que, se eleito, vai priorizar a rápida votação do Orçamento 2021 e que terá um "tripé de reformas" para o primeiro semestre como meta, incluindo, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial, que está no Sen...

  • Justiça condena Eduardo Bolsonaro por danos morais
Justiça condena Eduardo Bolsonaro por danos morais
22/01/2021/ 10:39:55

A 11ª Vara Cível da Capital, do Tribunal de Justiça de São Paulo, deu causa ganha à Patricia Campos Mello em ação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Foi firmado que o parlamentar deve indenizar em R$ 30 mil a jornalista por danos morais, provocados por suas declarações em um vídeo publicado ...