Noticias
Biden anuncia plano para conter a pandemia de Covid-19 nos EUA
  • Biden anuncia plano para conter a pandemia de Covid-19 nos EUA

O presidente dos Estados UnidosJoe Biden, apresentou nesta quinta-feira (21) a estratégia nacional de combate do novo governo à Covid-19. O país registra mais de 400 mil vítimas do coronavírus e vem encontrando dificuldades para distribuir as vacinas.

"As coisas vão continuar piorando antes de melhorar", admitiu Biden, que estimou que os EUA cheguem a 500 mil mortes no próximo mês. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o país é o mais atingido pelo coronavírus em números absolutos de mortes e de casos.

"Mas deixem-me ser bem claro: nós vamos superar a pandemia", disse.

Veja algumas das medidas assinadas pelo governo Biden

  • Viajantes — para entrar nos EUA, pessoas que viajarem ao país a partir do exterior deverão apresentar um teste negativo para o coronavírus e fazer quarentena durante a chegada.
  • Máscaras — obrigatória em locais públicos federais e em meios de transportes: aviões, ônibus que fazem viagens entre cidades, navios, trens e transportes públicos. A medida vale também para aeroportos.
  • Vacinas — acelerar a vacinação até chegar a 100 milhões de pessoas imunizadas no país em 100 dias, ou seja, até 1º de maio.
  • Escolas — a Agência Federal de Administração de Emergências (Fema, na sigla em inglês) traçará diretrizes para reabrir unidades de ensino. A ideia é reabrir a maioria até maio.
  • Produção — agências governamentais poderão usar o Ato de Defesa da Produção, dispositivo de guerra que retira barreiras para que o governo requisite suprimentos de fábricas privadas. A medida foi usada no governo Trump.

Durante o anúncio desta quinta, Biden criticou a gestão do ex-presidente Donald Trump na pandemia e disse que o governo anterior não dava sinalizações confiáveis sobre o combate à Covid-19. O republicano deixou o cargo na quarta, e, segundo a imprensa americana, deixou um plano de vacinação bastante falho — há risco de faltar doses de vacinas.

Não houve, nesta quinta, nenhum anúncio sobre a proibição de entrada de viajantes provenientes de países como o Brasil. A medida imposta no primeiro semestre de 2020 foi retirada pelo governo Trump às vésperas de ele deixar o cargo. No entanto, logo em seguida, a equipe de Biden disse que não voltaria atrás nas restrições.


G1/Liberdade FM - Foto - Divulgação

22/01/2021/ 10:49:25
Outras Notícias
  • STF autoriza estados e municípios a comprar vacinas
STF autoriza estados e municípios a comprar vacinas
24/02/2021/ 09:06:56

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (23) autorizar estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.O julg...

  • Governador de NY vai rapidamente de herói a vilão da pandemia
Governador de NY vai rapidamente de herói a vilão da pandemia
24/02/2021/ 09:04:49

Quando a pandemia castigou fortemente o estado de Nova York, no primeiro semestre do ano passado, o governador Andrew Cuomo foi incensado como o herói que manteve o pulso firme, sem perder a empatia, para mitigar seus efeitos. Durante o confinamento, suas entrevistas diárias arrebataram a audiência, a ponto de ...

  • Estados Unidos se candidatam para voltar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU
Estados Unidos se candidatam para voltar ao Conselho de Direitos Humanos da ONU
24/02/2021/ 08:58:49

O governo dos Estados Unidos vai se candidatar à uma vaga no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) - a eleição ocorre ainda este neste ano. O anuncio foi feito pelo secretário de Estado Antony Blinken, nesta quarta-feira (24). "Estou grato por anunciar que os Estados Unid...

  • Frente dos prefeitos anuncia consórcio para comprar vacinas
Frente dos prefeitos anuncia consórcio para comprar vacinas
24/02/2021/ 08:57:15

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) anunciou nesta terça-feira em sua conta no Twitter que vai liderar a criação de um consórcio público com a finalidade específica de comprar vacinas contra covid-19.A decisão da FNP ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter formado maioria nesta terça, em julgamento virtua...

  • STF deve adiar decisão sobre depoimento de Bolsonaro
STF deve adiar decisão sobre depoimento de Bolsonaro
24/02/2021/ 08:55:22

Depois de mandar prender o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) por ameaças e ofensas a integrantes da Corte, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve adiar o julgamento previsto para esta quarta-feira, 24, sobre outra questão de grande repercussão na arena política: o depoimento do presidente Jair Bolsonaro ...

  • Silveira não forneceu senha de celulares achados na cela
Silveira não forneceu senha de celulares achados na cela
24/02/2021/ 08:30:04

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) se recusou a fornecer a senha dos dois aparelhos celulares encontrados em sua cela na última quinta, 18. A apreensão dos aparelhos e a falta de cooperação do parlamentar constam em despacho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que pede à ...