Noticias
Ação contra Netanyahu é retomada em meio a formação de governo
  • Ação contra Netanyahu é retomada em meio a formação de governo

O Tribunal do Distrito de Jerusalém retomou nesta segunda-feira (5) as audiências dos processos contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyanu, por corrupção, fraude e abuso de poder.


Contando com a presença do premiê, a sessão começou com a acusação da procuradora, Liat Ben Ari, de que o chefe de Governo fez "uso ilegítimo do grande poder que tem". Ari afirmou que Netanyahu quis "obter benefícios injustificados por parte de proprietários de grupos de comunicação" de Israel com foco em seus projetos pessoais.


A procuradora ainda lembrou que essa é a primeira vez na história que um primeiro-ministro no cargo é alvo de um processo judicial.

O ex-CEO do site jornalístico "Walla" Ilan Yeshua confirmou que havia uma "recomendação" para minimizar as matérias contra Netanyahu e sua esposa, Sarah, e para aumentar os textos positivos a favor do casal e de seu filho Yair.

Yeshua ainda contou aos juízes que havia um pedido para que fossem feitas matérias negativas de um dos maiores rivais políticos do premiê - no cargo há 15 anos -, Naftali Bennett.

O primeiro-ministro está acompanhando a audiência que investiga se ele usou o cargo para obter vantagens. As audiências de hoje referem-se ao "Caso 4000", que analisa se houve a "compra" de mídia favorável. Ele ainda é acusado de receber presentes de luxo no valor de cerca de US$ 200 mil em troca de favores financeiros.

Na audiência inicial, no início de fevereiro, Netanyahu se declarou "inocente" das três acusações formais.

A sessão desta segunda-feira começou poucos minutos antes do presidente do país, Reuven Rivlin, dar início à quarta consulta para formação de governo em dois anos. O partido do atual premiê, o Likud, conquistou 30 das 120 cadeiras disponíveis no Knesset - o Parlamento israelense.

Porém, mesmo com as coalizões da ultradireita e direita, a sigla não conseguiu ainda fechar os 61 assentos para ter uma maioria no governo. Os líderes do Likud tentam, ainda sem sucesso, conquistar cerca de 20 deputados para formar uma nova base, já que tradicionais aliados deixaram o poder depois de sucessivas crises.

Pela lei israelense, esse processo deve durar cerca de um mês prorrogáveis por mais 14 dias. Caso não haja consenso, Rivlin pode indicar outra pessoa a tentar formar um governo ou convocar novas eleições - a quinta disputa em dois anos. 

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

05/04/2021/ 10:10:30
Outras Notícias
  • Polícia afirma que tem provas suficientes para concluir inquérito
Polícia afirma que tem provas suficientes para concluir inquérito
19/04/2021/ 11:23:13

A Polícia Civil do RJ já tem provas suficientes para concluir o inquérito da morte do menino Henry Borel, independentemente de um novo depoimento da mãe do garoto, a professora Monique Medeiros.Em entrevista nesta segunda-feira (19) à rádio CBN, o delegado-chefe do Departamento de Polícia da Capi...

  • Variante brasileira faz explodir intubações de jovens
Variante brasileira faz explodir intubações de jovens
19/04/2021/ 11:14:08

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os sintomas, e não mais quando eles se agravarem.Segundo a prefeitura, a ...

  • Uefa convoca reunião de crise após anúncio de criação da Superliga
Uefa convoca reunião de crise após anúncio de criação da Superliga
19/04/2021/ 11:06:35

A Uefa, entidade que governa o futebol europeu, realizará uma reunião de crise nesta segunda-feira (19), horas após 12 clubes do continente chocarem o mundo do futebol anunciando a formação de uma competição dissidente, que batizaram de Super Liga.Também nesta segunda, o banco de investimento JP Morgan confirmo...

  • Abel Ferreira iguala pior sequência sem vitórias
Abel Ferreira iguala pior sequência sem vitórias
19/04/2021/ 08:57:54

Após o empate contra o Botafogo-SP, no último domingo (18), Abel Ferreira igualou sua pior sequência sem vitórias desde que chegou ao Palmeiras em novembro de 2020. Pela segunda vez no comando do clube, o treinador passou quatro jogos sem vencer, contabilizando dois empates e duas derrotas.O primeiro jogo dessa sequ...

"Não foi uma absolvição", afirma Gilmar sobre caso de Lula
19/04/2021/ 08:55:37

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, avalia que a Operação Lava Jato provocou um "colapso" no Judiciário, atingindo da primeira instância até o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em entrevista ao Estadão, Gilmar disse que essas instâncias sucumbiram a "pressões políticas" da força-t...

  • Eficiência de ações policiais em favelas do Rio é de 1,7%
Eficiência de ações policiais em favelas do Rio é de 1,7%
19/04/2021/ 08:53:39

As operações policiais nas favelas cariocas na Região Metropolitana do Rio têm apenas 1,7% de eficiência, apontam pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). Segundo pesquisa do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da instituição (GENI/UFF), as incursões dos agentes em comunidades são mal planejadas. R...