Noticias
Eficiência de ações policiais em favelas do Rio é de 1,7%
  • Eficiência de ações policiais em favelas do Rio é de 1,7%

As operações policiais nas favelas cariocas na Região Metropolitana do Rio têm apenas 1,7% de eficiência, apontam pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). Segundo pesquisa do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da instituição (GENI/UFF), as incursões dos agentes em comunidades são mal planejadas. Resultam em muitas mortes e poucas apreensões de armas, por exemplo. A letalidade policial no Estado é tema de audiência pública iniciada no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela começou na última sexta-feira, 16, e continua nesta segunda, 19.


Para classificar as operações, os pesquisadores criaram uma metodologia inovadora, já que não existe esse tipo de avaliação por parte das autoridades. As ações da polícia nas comunidades são divididas em cinco níveis. Uma incursão pode ser desastrosa, ineficiente, pouco eficiente, razoavelmente eficiente ou eficiente. Para fazer o cálculo, são considerados vários fatores. São eles: os impactos das operações, como mortos, feridos ou presos; as motivações estratégicas e judiciais que as justificaram; e as apreensões, sejam de armas, drogas, cargas ou veículos.

Por esses critérios, boa operação é aquela que ocorre a partir de procedimentos judiciais e investigativos. A ação deve cumprir mandados de busca ou de prisão; resultar em número significativo de apreensões, especialmente de armas; não gerar mortos, nem feridos. O resultado obtido pelos especialistas, no entanto, mostra que as operações tocadas pela polícia de 2007 até o final de 2020 não cumpriram os requisitos. Somaram 85% nas categorias desastrosas, ineficientes ou pouco eficientes.

"As operações concentram parte significativa dos recursos financeiros, tecnológicos e humanos do governo do Estado e são também a principal circunstância em que se dá a letalidade policial. Por essa razão, é imprescindível a construção de indicadores que possam contribuir para tornar público o escrutínio sobre a eficiência dessas ações", apontam os estudiosos no relatório.

Na sexta-feira, 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou uma audiência pública sobre o tema que continua nesta segunda-feira, 19. As sessões discutem a chamada ADPF das Favelas. Nessa ação, o ministro Edson Fachin proibiu as operações policiais durante a pandemia.

"Esta arguição tem, na realidade, objetivo de mudar uma cultura, que como o tribunal já afirmou no julgamento da medida cautelar, decorre de um estado de coisas completamente contrário à Constituição", disse o magistrado na sexta.

Foram aceitos, ao todo, 66 pedidos de organizações que quiseram participar como "amici curiae" (amigos da Corte) na audiência. Entre elas, estão a Defensoria Pública do Rio, a Polícia Militar e coletivos comunitários.

O impacto daquela decisão foi tema de outro estudo do grupo da UFF. Os pesquisadores mostraram que a proibição provocou uma queda histórica no número de mortes por intervenção de agentes do Estado no ano passado. Foi a primeira diminuição desde 2013.

Enquanto a decisão esteve plenamente em vigor, de junho a setembro passado , a média mensal de mortos em operações foi de 37,5. O patamar é bem menor do que a de 2020 inteiro (90,1) e a do período entre 2007 e 2020 (74,2). Segundo o GENI, 288 vidas foram salvas no Rio a partir da decisão.

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgalção

19/04/2021/ 08:53:39
Outras Notícias
  • Número de mortos em Gaza sobe para 83; Israel envia forças de segurança
Número de mortos em Gaza sobe para 83; Israel envia forças de segurança
13/05/2021/ 09:24:47

O número total de palestinos falecidos nos bombardeios israelenses nos últimos dias em Gaza subiu para 83, anunciou nesta quinta-feira (13) o ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo movimento Hamas.Entre as vítimas fatais estão 17 menores de idade. Os ataques também deixaram 487 feridos, de ac...

  • Caixa antecipa pagamentos da 2ª parcela do benefício
Caixa antecipa pagamentos da 2ª parcela do benefício
13/05/2021/ 09:22:17

 vai antecipar os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os trabalhadores fora do Bolsa Família, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (13). Para quem faz parte do Bolsa, o calendário não muda.Os pagamentos começarão no dia 16 de maio para os beneficiários nascid...

  • EUA querem que multinacionais paguem mais imposto
EUA querem que multinacionais paguem mais imposto
13/05/2021/ 08:58:19

Os projetos do presidente norte-americano, Joe Biden, que assumiu a Casa Branca em janeiro, são audaciosos. Com a missão adicional de fazer a economia voltar a girar, os anúncios já feitos incluem ajudas trilionárias em auxílio emergencial, um mega-pacote de infraestrutura e aumento de impostos d...

  • Casos de coronavírus voltam a avançar no Brasil puxados por 9 Estados
Casos de coronavírus voltam a avançar no Brasil puxados por 9 Estados
13/05/2021/ 08:55:48

O número de novos casos de covid-19 atingiu um pico de 77 mil notificações diárias em 27 de março, um recorde na pandemia, e depois passou a cair ao longo de abril. Mas as infecções voltaram a subir em maio, e em 10/05 atingiram o maior patamar em três semanas.É importante deixar claro que há uma enorme subnotificaç...

  • Espanha vai permitir volta de torcedores aos estádios
Espanha vai permitir volta de torcedores aos estádios
13/05/2021/ 08:53:32

Os clubes de futebol espanhóis receberam luz verde na quarta-feira para que os torcedores voltem aos jogos nas duas rodadas finais desta temporada em regiões com baixos níveis de infecções por covid-19.O ministro do Esporte, José Manuel Uribes, anunciou que um máximo de 5.000 espectadores poderão assistir aos jogos ...

  • Fornecedora confirma nova camisa do Corinthians: saiba detalhes
Fornecedora confirma nova camisa do Corinthians: saiba detalhes
13/05/2021/ 08:51:50

O novo uniforme do Corinthians foi revelado pela Nike nesta quarta-feira. A fornecedora de materiais esportivos agendou em seu site o lançamento da camisa principal do Timão para o próximo dia 15, às 10 horas (de Brasília).O modelo é predominantemente branco e traz detalhes de rachaduras pretas ao longo de quase tod...