Noticias
Uefa convoca reunião de crise após anúncio de criação da Superliga
  • Uefa convoca reunião de crise após anúncio de criação da Superliga

A Uefa, entidade que governa o futebol europeu, realizará uma reunião de crise nesta segunda-feira (19), horas após 12 clubes do continente chocarem o mundo do futebol anunciando a formação de uma competição dissidente, que batizaram de Super Liga.

Também nesta segunda, o banco de investimento JP Morgan confirmou que está financiando a nova liga, que inclui times como Real Madrid e Manchester United, e pretende rivalizar com a tradicional Liga dos Campeões da Uefa.

O rompimento foi muito criticado pelas autoridades do futebol, por torcidas organizadas e por políticos de toda a Europa.

Uma batalha acirrada pelo controle do esporte e sua renda lucrativa começou com uma carta enviada pelos 12 clubes à Uefa nesta segunda, na qual disseram que adotarão medidas legais em tribunais  para protegerem seus interesses à medida que organizam a nova liga.

A Reuters teve acesso a carta, que diz ser uma resposta ao comunicado deste domingo (18) no qual a Uefa disse que "analisará todas as medidas disponíveis a nós, em todos os níveis, tanto judiciais quanto esportivos, de forma a impedir que isto [a nova liga] aconteça".

A Uefa ainda disse que os times envolvidos "serão proibidos de jogar em qualquer outra competição em nível doméstico, europeu ou mundial, e seus jogadores podem ser privados da oportunidade de representar suas seleções".

A carta da Super Liga diz que estas declarações "nos induzem a adotar medidas de proteção para nos poupar de uma reação tão adversa, que não somente ameaçaria o compromisso de financiamento do fundo (do JP Morgan), mas seria ilegal, o que é significativo".

"Por esta razão, a SLCo (Companhia Super Liga) apresentou uma moção aos tribunais relevantes para garantir o estabelecimento e a operação da competição sem sobressaltos de acordo com as leis aplicáveis."

No passado, ameaças de ruptura levaram a concessões entre a Uefa e os grandes times da Liga dos Campeões, a competição de clubes de elite da Europa, quanto ao formato e à distribuição da renda.

Mas esta é a primeira vez que os times mais ricos vão além das ameaças e dão um passo adiante criando uma nova liga de sua propriedade e anunciando planos concretos para organizar uma competição rival.

Ainda na liga inglesa, Liverpool, Arsenal, Manchester City, Chelsea e Tottenham Hotspur endossaram os planos. Entre os espanhóis, Barcelona e Atlético de Madri apoiam a iniciativa, e Milan, Inter de Milão e Juventus compõem o trio de times italianos interessados.

O Paris St Germain e o atual campeão europeu Bayern de Munique não aderiram.

CnnBrasil/Liberdade FM - Foto - Divulgação

19/04/2021/ 11:06:35
Outras Notícias
  • Número de mortos em Gaza sobe para 83; Israel envia forças de segurança
Número de mortos em Gaza sobe para 83; Israel envia forças de segurança
13/05/2021/ 09:24:47

O número total de palestinos falecidos nos bombardeios israelenses nos últimos dias em Gaza subiu para 83, anunciou nesta quinta-feira (13) o ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo movimento Hamas.Entre as vítimas fatais estão 17 menores de idade. Os ataques também deixaram 487 feridos, de ac...

  • Caixa antecipa pagamentos da 2ª parcela do benefício
Caixa antecipa pagamentos da 2ª parcela do benefício
13/05/2021/ 09:22:17

 vai antecipar os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os trabalhadores fora do Bolsa Família, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (13). Para quem faz parte do Bolsa, o calendário não muda.Os pagamentos começarão no dia 16 de maio para os beneficiários nascid...

  • EUA querem que multinacionais paguem mais imposto
EUA querem que multinacionais paguem mais imposto
13/05/2021/ 08:58:19

Os projetos do presidente norte-americano, Joe Biden, que assumiu a Casa Branca em janeiro, são audaciosos. Com a missão adicional de fazer a economia voltar a girar, os anúncios já feitos incluem ajudas trilionárias em auxílio emergencial, um mega-pacote de infraestrutura e aumento de impostos d...

  • Casos de coronavírus voltam a avançar no Brasil puxados por 9 Estados
Casos de coronavírus voltam a avançar no Brasil puxados por 9 Estados
13/05/2021/ 08:55:48

O número de novos casos de covid-19 atingiu um pico de 77 mil notificações diárias em 27 de março, um recorde na pandemia, e depois passou a cair ao longo de abril. Mas as infecções voltaram a subir em maio, e em 10/05 atingiram o maior patamar em três semanas.É importante deixar claro que há uma enorme subnotificaç...

  • Espanha vai permitir volta de torcedores aos estádios
Espanha vai permitir volta de torcedores aos estádios
13/05/2021/ 08:53:32

Os clubes de futebol espanhóis receberam luz verde na quarta-feira para que os torcedores voltem aos jogos nas duas rodadas finais desta temporada em regiões com baixos níveis de infecções por covid-19.O ministro do Esporte, José Manuel Uribes, anunciou que um máximo de 5.000 espectadores poderão assistir aos jogos ...

  • Fornecedora confirma nova camisa do Corinthians: saiba detalhes
Fornecedora confirma nova camisa do Corinthians: saiba detalhes
13/05/2021/ 08:51:50

O novo uniforme do Corinthians foi revelado pela Nike nesta quarta-feira. A fornecedora de materiais esportivos agendou em seu site o lançamento da camisa principal do Timão para o próximo dia 15, às 10 horas (de Brasília).O modelo é predominantemente branco e traz detalhes de rachaduras pretas ao longo de quase tod...