Noticias
Doria e Virgílio querem prévias adiadas em uma semana
  • Doria e Virgílio querem prévias adiadas em uma semana

O governador de São Paulo, João Doria, e o ex-senador Arthur Virgílio defenderam neste domingo, 21, que as prévias do PSDB sejam adiadas em uma semana. Em nota conjunta, ambos disseram que querem o "dia 28 de novembro, próximo domingo, para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa".

"É urgente retomar o processo de escolha do candidato em respeito aos filiados tucanos e o seu direito de votar", diz a nota. "Prolongar ainda mais o processo de prévias seria um desrespeito aos filiados tucanos e ao processo democrático."

O processo interno, que define o pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto, seria finalizado neste domingo, mas foi suspenso e tem a previsão de resultado indefinida por problemas no aplicativo de votação remota. Os votos presenciais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, por sua vez, foram contabilizados.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e Doria, polarizam a disputa interna. Arthur Virgílio também concorre, mas sem chances de vencer.

"Foi alertado durante todo o processo sobre a fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias", afirmam Doria e Virgílio. "Mesmo diante dos alertas de ambas as campanhas e da Kryptus, auditoria contratada pelo próprio partido para garantir a lisura da eleição, a direção do PSDB optou por manter o contrato com a Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sediada em Pelotas) e o uso da plataforma", acrescentam.

Além das dificuldades em votar, o problema técnico motiva acusações de fraude entre aliados dos dois principais adversários na disputa. O gaúcho declarou que as prévias devem ocorrer "o quanto antes".

Nos bastidores, apoiadores do governador de São Paulo acusam a campanha de Leite de querer adiar as prévias para ganhar no "tapetão". Aliados de Doria chegaram a dizer até mesmo que adeptos da candidatura de Leite tentam "melar" o processo, com o adiamento das prévias, porque vislumbraram a derrota iminente. O mesmo discurso é usado por aliados de Leite.

Em nota, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) afirmou que está investigando as causas da instabilidade no aplicativo. "Os esforços dos técnicos da instituição estão em descobrir a causa da lentidão do sistema. Assim que houver total comprovação, o detalhamento desse ocorrido será levado a público", disse a instituição, que negou relação com compra de licenças para realizar o reconhecimento facial dos filiados, como chegou a se especular mais cedo.

De acordo com a Faurgs, a segurança do sistema de apuração não foi afetada. "Todo o processo está sendo acompanhado por técnicos representando as três chapas inscritas, garantindo lisura e transparência", finaliza a nota.

Portal Terra/Liberdade FM - Foto - Divulgação

22/11/2021/ 09:00:14
Outras Notícias
  • Bayern de Munique terá de jogar sem público até o final do ano por causa da covid-19
Bayern de Munique terá de jogar sem público até o final do ano por causa da covid-19
30/11/2021/ 09:40:14

O Bayern de Munique terá de jogar novamente sem público na Allianz Arena. Nesta terça-feira, o primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder, confirmou o retorno das restrições para os torcedores por causa do aumento do número de casos do novo coronavírus. Ele defendeu que esta medida seja adotada em todo o país."É imp...

  • Líder chinês promete mais 1 bilhão de doses de vacinas contra Covid-19 para a África
Líder chinês promete mais 1 bilhão de doses de vacinas contra Covid-19 para a África
30/11/2021/ 09:37:05

A China irá entregar mais 1 bilhão de doses de vacinas da Covid-19 para a África e vai encorajar empresas chinesas a investirem pelo menos 10 bilhões de dólares no continente nos próximos três anos, anunciou o presidente Xi Jinping nesta segunda-feira.O país já forneceu quase 200 milhões de doses para a África, onde...

  • Ômicron: 230 brasileiros estão retidos na África do Sul
Ômicron: 230 brasileiros estão retidos na África do Sul
30/11/2021/ 09:34:59

A Embaixada do Brasil em Pretória tem registro de 230 brasileiros retidos na África do Sul. Por causa da descoberta da variante Ômicron, voos vindos desse país foram proibidos em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Por volta de 70% dessas pessoas estão na região da Cidade do Cabo e 25% na área de J...

  • África do Sul vê alta da covid em crianças e investiga casos
África do Sul vê alta da covid em crianças e investiga casos
30/11/2021/ 09:33:47

A África do Sul tem visto um crescimento de internação de crianças pequenas, mas ainda não se sabe se essa alta está ligada ao surgimento da variante Ômicron. Na província de Gauteng, a mais populosa do país e onde fica a cidade de Joanesburgo, houve aumento das hospitalizações nas faixas de zero a do...

  • Consultoria do Senado alega ser viável revelar nomes
Consultoria do Senado alega ser viável revelar nomes
30/11/2021/ 09:32:16

A consultoria do Senado elaborou uma nota técnica na qual afirma que a cúpula do Congresso descumpre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o orçamento secreto e, diferentemente do que dizem os presidentes da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), é possível...

  • Ômicron: presidente da Moderna fala em vacina menos eficaz
Ômicron: presidente da Moderna fala em vacina menos eficaz
30/11/2021/ 09:30:36

O presidente-executivo da farmacêutica Moderna disse que as vacinas contra covid-19 dificilmente são tão eficazes contra a variante ômicron do coronavírus quanto são contra outras, provocando uma nova preocupação sobre a trajetória da pandemia nos mercados financeiros."Não existe um mun...