Depois que o filme de 1986 “Top Gun” chamou a atenção para a escola de pilotos de caça de elite, da Marinha dos EUA, uma sequência de sucessos estreou nos cinemas com Tom Cruise. 

Mas há uma história verdadeira por trás de Top Gun, que nenhum dos filmes ainda contou. Ela começa em 1956, quando Dan Pedersen começou a voar para a Marinha. 

Ainda jovem, Pedersen se viu na Costa Oeste com outros jovens pilotos, prontos para interceptar bombardeiros soviéticos. Na sequência, veio a Guerra do Vietnã e, de repente, a Marinha começou a perder algo do qual se orgulhava — combater no espaço aéreo. 

Grande desafio

Conforme Timothy Orr, historiador militar da Old Dominion University, a Marinha se deparou com uma grande frustração — sua filosofia predominante de treinamento não estava funcionando.

Isso aconteceu após o sucesso nos céus durante a Guerra da Coréia. “O pensamento geral era que tudo o que você tinha que fazer era enviar os aviadores para a ação, ensiná-los a usar o equipamento, e se eles fizessem isso, teriam vitórias”, explicou o historiador à CBN News.

Mas, Orr conta que os vietnamitas estavam se mostrando mais aptos a explorar seus aviões e os pilotos de caça americanos não estavam preparados para o desafio. 

“Eles ficaram surpresos com os MiGs norte-vietnamitas — aviões de caça — e perceberam que, se entrassem em confronto com eles, os pilotos saberiam como ultrapassar os limites de suas aeronaves”, continuou.