
O segmento evangélico tem se dividido, nos últimos dias, entre direita e esquerda. Por conta disso, muitos fiéis, e até pastores, estão sendo perseguidos por se posicionarem politicamente contra a maioria dos líderes religiosos.
Todo esse “fogo amigo” tem sido inflamado por conta das eleições presidenciais, que tem de um lado um candidato conservador de direita e um progressista de esquerda.
O Fuxico Gospel listou alguns pastores conhecidos que são declaradamente de esquerda.
Pastor Isidório
Para encabeçar essa lista, escolhemos o pastor Isidório, eleito em 2018, pelo AVANTE-BA, como o deputado federal mais votado da Bahia, com 323.264 votos.
O religioso é um crítico ferrenho do presidente Jair Bolsonaro e tem declarado apoio ao ex-presiente Lula (PT) nesta eleição.
Caio Fábio
Outro nome bastante conhecido é o do reverendo Caio Fábio, uma das lideranças evangélicas mais conhecidas do Brasil.
O ex-pastor presbiteriano tem quase 150 mil seguidores no Instagram e faz questão de demonstrar a eles a sua aversão ao chefe do Executivo Federal.
Pastor Paulo Marcelo
Muito conhecido, principalmente entre os pentecostais, o pastor Paulo Marcelo tem se destacado por ser um dos nomes escolhidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para reaproximar o ex-presidente Lula dos evangélicos.
Pastor Henrique Vieira
O líder da Igreja Batista do Caminho, pastor Henrique Vieira, foi eleito no último dia 2 de outubro deputado federal pelo PSOL-RJ.
O pastor já declarou que não pretende integrar a bancada evangélica e nem defender os direitos da igreja. Sua luta é por igualdade social e apoio aos negros, LGBTs e oprimidos pelo sistema.
Ariovaldo Ramos
Líder da Igreja Comunidade Cristã Renovada e um dos fundadores da Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito, o pastor Ariovaldo Ramos é um dos fortes nomes dessa lista.
Além de ser anti-Bolsonaro, o pastor é declaradamente apoiador do ex-presidente Lula.
Kleber Lucas
O cantor gospel e pastor Kleber Lucas talvez seja o nome mais influente dessa lista, que não é apoiador do governo Bolsonaro.
Recentemente, o cantor lançou uma música em parceria com Leonardo Gonçalves, onde faz críticas ao bolsonarismo e aos líderes evangélicos que apoiam o presidente.
Daniel Elias
O pastor Daniel Elias ficou conhecido após viajar do Rio de Janeiro até Curitiba, no Paraná, para realizar um ‘ato profético’ em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele estava preso na sede da Polícia Federal.
Pastor Ed René Kivitz
O líder da Igreja Batista de Água Branca (IBAB) já havia sinalizado, algumas vezes, que defendia a ideologia da esquerda, e nos últimos dias, tem sido um dos maiores críticos do presidente Bolsonaro e dos pastores que o apoiam.
Pastor Ricardo Gondim
O pastor e Teólogo Ricardo Gondim, líder há 40 anos da Igreja Betesda em São Paulo, vem sofrendo duras críticas por se posicionar a favor de pautas progressistas.
A denominação liderada pelo religioso já declarou ser inclusiva, o que deixou milhares de evangélicos perplexos.
Pastor Sérgio Dusilek
O religioso renunciou ao cargo de Presidente da Convenção Batista Carioca, após sofrer duras críticas por ter se manifestado a favor de Lula em um evento em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no mês de setembro.
Pastor Levi Araújo
Levi Araújo é pastor batista e também ativista social, que é declaradamente progressista e apoiador do ex-presidente Lula.
O Fuxico Gospel/Liberdade FM - Foto - Divulgação