A cantora gospel Amanda Wanessa, que sofreu um grave acidente de carro em janeiro de 2021, está se recuperando em casa com a ajuda de cuidados médicos especializados. Recentemente, os advogados do marido de Amanda, Dobson Santos, publicaram um relatório médico sobre o estado de saúde da cantora, depois de sua família acusar Dobson de impedi-los de ter acesso a ela.
De acordo com o relatório assistencial, Amanda está estável clinicamente, mas em estado de coma vigil, acamada, com quadriplegia e reflexo de deglutição alterado. Ela respira em ar ambiente e é alimentada por gastrostomia. Apesar do quadro clínico-neurológico grave, o relatório afirma que Amanda vem evoluindo com estabilidade metabólica e hemodinâmica, sem relatos de intercorrências ou agudizações clínicas.
A equipe médica que a acompanha recomenda a manutenção de terapias domiciliares, como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de cuidados gerais de administração da dieta enteral e mudança de decúbito para prevenir lesões por pressão e demais consequências do imobilismo.
Os advogados de Dobson Santos também se pronunciaram nas redes sociais, esclarecendo que, embora Amanda tenha sido transferida para o tratamento domiciliar, todas as normas de visitação e circulação devem ser seguidas. Em hospitais e clínicas, há horários para visitação e permanência no leito da paciente, e a equipe médica tem a obrigação de alertar os familiares sobre essas normas.
Eles também negaram as acusações de que Dobson estaria impedindo o acesso da família de Amanda a ela, afirmando que não é o caso, mas que é necessário que as orientações médicas sejam seguidas. Além disso, estabeleceram dias, horários e quantidades de pessoas para visitação e acompanhamento.
Apesar dos transtornos enfrentados pela família, a situação de Amanda ainda exige cuidados especiais e não há previsão de alta da internação domiciliar, devido à cronicidade do quadro clínico. A cantora continua sendo acompanhada pela equipe médica e recebendo todo o suporte necessário para sua recuperação.
O Fuxico Gospel/Liberdade FM - Foto - Divulgação